Introdução: A transição para o ensino superior pode impactar diretamente em eixos diversos, como: saúde mental e bem-estar psicológico, desenvolvimento psicossocial e processo de formação profissional. Em paralelo, a literatura mostra que, por meio da educação em saúde e/ou conhecimentos experienciais sobre saúde mental, pessoas familiarizadas com o tema têm maior tendência a atitudes mais positivas em relação ao adoecimento mental. Objetivo: O objetivo primário será desenvolver e avaliar um programa terapêutico piloto voltado à promoção da saúde mental entre graduandos em enfermagem de uma universidade do nordeste brasileiro; como objetivo secundário, pretende-se analisar os efeitos preliminares dessa intervenção na promoção da saúde mental entre os graduandos em enfermagem. Método: Estudo-piloto quase-experimental, de abordagem quantitativa, com avaliação de um único grupo em dois momentos: antes e após exposição à intervenção planejada. Será desenvolvido um programa piloto com cinco momentos terapêuticos práticos, com colaboração ativa dos participantes. Serão utilizados métodos diversificados, como: photovoice colaborativo, palestras interativas, roda de conversa e estratégias terapêuticas integrativas em grupo. Para analisar a significância estatística das medidas pré e pós-intervenção, em cada uma das variáveis mensuradas (autoeficácia, resiliência e bem-estar), o Teste t de Student Pareado será aplicado individualmente. As tendências de efeito da intervenção serão avaliadas com base no tamanho de efeito (por meio de d de Cohen e g de Hedges), considerado o principal parâmetro para mensurar o potencial de intervenções aplicadas.