A Profa. Dra. Aldeídia Pereria de Oliveira aprovou projeto CHAMADA CNPQ/MCTI Nº 44/2024 - Faixa A - Grupos Emergentes no valor de 163.200,00. A Profa. Dra. Aldeídia Pereira de Oliveira - Coordenadora da proposta é lotada no Departamento de Biofísica e Fisiologia e atualmente é nossa Sub-coordenadora (PPGFarm/CCS/UFPI) e Vice-diretora do CCS. Segundo a Professora, embora já tenhamos conhecimento sobre a associação entre a doença inflamatória intestinal e as alterações na hemostasia primária, secundária e disfunção endotelial tem havido um ressurgimento da investigação sobre o papel da trombose e do sistema hemostático, especialmente nos últimos 5 anos. Neste contexto está o projeto recém aprovado (CHAMADA CNPQ/MCTI Nº 44/2024 - Faixa A - Grupos Emergentes) “Efeito preventivo da fração VI obtida da biotransformação do (-)-mirtenol em modelo de trombose induzido por estase em ratos com doença inflamatória intestinal (DII)”. Resumidamente, o projeto irá estudar a ação de uma biomolécula sobre a trombose e a inflamação intestinal em modelos experimentais, o que pode ter um impacto abrangente e positivo.
A Professora Aldeídia Oliveira destacou que os resultados esperados não apenas avançam no conhecimento científico e tecnológico, mas também suportam no futuro melhorias significativas na saúde e bem-estar da população, demonstrando a importância da pesquisa em farmacologia para o desenvolvimento sustentável e a inovação na área da saúde e tecnologia. Se bem-sucedido, o estudo pode pavimentar o desenvolvimento de novo agente com potencial terapêutico com perfil de segurança adequado para que no futuro com mais estudos direcionados venha a ser aplicado em pacientes, contribuindo para estratégias de prevenção de trombose e para a compreensão da relação entre inflamação crônica e disfunção coagulativa. A Coordenadora da proposta, destacou a relevância da equipe de pesquisadores envolvidos que são do Instituto de Biociências/USP, UEMA, UFPI e dois pesquisadores da Marie Curie-Sklodowska University (UMCS) in Lublin, Poland de onde virá a substância objeto do estudo e também pontou o envolvimento de alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado que são seus orientados dentro da Linha de Pesquisa Farmacologia Cardiovascular no Programa de Pós-Graduação em Farmacologia – CCS/UFPI.
Outro fator importante destacado pela docente, trata-se da expectativa de expandir o conhecimento científico sobre a molécula (mirtenol) que pode contribuir para a compreensão dos mecanismos moleculares envolvidos na trombose e nas doenças inflamatórias intestinais. Isso pode levar a novas descobertas sobre como essas condições se desenvolvem e como podem ser tratadas de forma mais eficaz. Neste contexto, propomos neste estudo no primeiro momento avaliarmos o potencial terapêutico desta biomolécula sobre duas doenças de elevado impacto na sociedade, após a constatação da relevância farmacológica, nossa expectativa é desenvolver um produto que possa ser utilizado, se não para o tratamento, mas como ferramenta de estudo que aprofunde o conhecimento científico, destacou a Professora.
Parabenizimos a Profa. Aldeídia Oliveira e toda a equipe envolvida pela importante conquista e desejamos muito êxito na execução do projeto. Ainda destacamos a importância da aprovação deste Edital Universal para o Programa de Pós-Graduação em Farmacologia, pois trate-se de um projeto oriundo de parceria internacional oficial do PPGFarm/CCS/UFPI com a Marie Curie-Sklodowska University (UMCS) in Lublin, Poland. E assim, estamos seguindo com nossa missão de formar recursos humanos qualificado na área do conhecimento e contribuir com avanços para o desenvolvimento da ciência no nosso estado.
Acesse o Resultado: https://www.gov.br/cnpq/pt-br/assuntos/noticias/cnpq-em-acao/chamada-universal-confira-resultado-preliminar-prazo-para-recursos-vai-ate-08-09