Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDO JOSE GUEDES DA SILVA JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDO JOSE GUEDES DA SILVA JUNIOR
DATA: 18/09/2015
LOCAL: Sala de Vídeo conferência do Hospital Universitário
TÍTULO:

USO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS POR MULHERES E SUA RELAÇÃO COM SOFRIMENTO MENTAL

PALAVRAS-CHAVES:

Saúde da mulher. Saúde mental. Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias. Enfermagem.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

O consumo de substâncias psicoativas é um grave problema social, de saúde e segurança pública. Embora o consumo de substâncias psicoativas seja um fenômeno, historicamente, associado à população masculina, no contexto atual, tem sido evidenciado relevante diminuição no hiato entre homens e mulheres, sobretudo, devido ao fácil e amplo acesso bem como, em face das transformações ocorridas no estilo de vida das mulheres no último século. Essa prática além de expor as mulheres a situações de violência, contribui para desestruturação do lar e favorece o desenvolvimento de repercussões à saúde mental. Diante dessa realidade este projeto tem como objetivo geral analisar a relação entre o uso de álcool e outras drogas e sofrimento mental em mulheres atendidas na Estratégia Saúde da Família. Trata-se de estudo descritivo, exploratório e transversal que será desenvolvido por meio de um inquérito epidemiológico. Será realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos maiores municípios do Estado Piauí: Teresina, Parnaíba, Picos e Floriano. A amostra do estudo foi obtida pela técnica de amostragem para populações infinitas. Utilizou-se como prevalência presumida de consumo de álcool de 39% (LENAD, 2010). Nível de confiança de 95% e erro máximo de 5%, na qual se obteve um total de 366 mulheres a serem entrevistadas. Realizou-se estratificação proporcional nos quatro municípios de coleta. Serão selecionadas 279 mulheres em Teresina, 23 em Picos, 18 em Floriano e 45 em Parnaíba. Os dados serão coletados com auxílio de um instrumento que contem os dados do perfil sociodemográfico e econômico. Para investigar a suspeição de uso nocivo de álcool utilizar-se-á o Alcohol Use Desorders Identification Test (AUDIT). O consumo de drogas ilícitas, por sua vez, será avaliado por meio do instrumento Non-Student Drugs Use Questionnaire (NSDUQ). As consequências do consumo de drogas, no que tange a saúde mental, será avaliada por meio do Self-Reporting Questionnaire(SRQ-20). Os dados serão analisados pelo Software Statistical Package for the Social Science (SPSS). Serão realizadas estatísticas descritivas. Para a comparação de médias entre grupos categorizados em variáveis qualitativas, serão utilizados os testes paramétricos e não paramétricos. Serão obedecidos os princípios da ética, sigilo e confidencialidade conforme a Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012.

Presidente - 1167726 - CLAUDETE FERREIRA DE SOUZA MONTEIRO
Interno - 6422171 - INEZ SAMPAIO NERY
Externo ao Programa - 423005 - JOSE IVO DOS SANTOS PEDROSA
Interno - 2221112 - MARCIA ASTRES FERNANDES