Banca de QUALIFICAÇÃO: ANNA KAROLINA LAGES DE ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANNA KAROLINA LAGES DE ARAUJO
DATA: 03/11/2015
LOCAL: Sala de Reunião PPGEnf
TÍTULO:

CONHECIMENTO DE PRÁTICAS CONTRACEPTIVAS E PREVENÇÃO DE GRAVIDEZ NÃO PLANEJADA NA ADOLESCÊNCIA: contribuições para a Enfermagem

PALAVRAS-CHAVES:

: Adolescente. Anticoncepção. Enfermagem.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

A adolescência é um momento de diversas transformações sociais, emocionais, corporais, cognitivas e o período do desenvolvimento humano no qual a maioria dos jovens inicia a vida sexual. Porém, esse início precoce e sem conhecimento adequado, vem fortemente relacionado a gravidezes não planejadas. O fenômeno, gravidez na adolescência, ganhou destaque como problema de saúde pública, a partir da década de 70, quando se observou um aumento na taxa de fecundidade de mulheres com 19 anos de idade ou menos. O objetivo deste trabalho foi avaliar o conhecimento de práticas contraceptivas e sua associação com gravidez não planejada na adolescência. Trata-se de um estudo descritivo, transversal, de abordagem quantitativa desenvolvido com 258 adolescentes gestantes, na estratégia Saúde da Família de Teresina, Piauí. A coleta de dados aconteceu de janeiro a julho de 2015, por meio de entrevistas, aplicando-se um formulário e um questionário. Para a análise estatística, utilizou-se o aplicativo Statistical Product and Service Solucions, versão 20.0. A comparação com outras variáveis categóricas foi feita por meio do teste qui-quadrado. A significância estatística foi fixada em (p<0,05). A força de associações entre as variáveis foi medida pelo odds – ratio e intervalos de confiança (IC = 95%). A pesquisa foi autorizada pela Fundação Municipal de Saúde de Teresina e foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí, por meio do parecer nº 890.514 e CAAE nº 37062514.5.0000.5214, e cumpriu todos os preceitos éticos dispostos na Resolução nº 466/12, a qual trata sobre pesquisas envolvendo seres humanos. A amostra estudada é constituída em sua maioria por adolescentes com idade entre 16 e 19 anos, pardas, em união estável, ensino médio incompleto, renda até um salário mínimo e católicas. A menarca predominou entre 9 e 12 anos e a sexarca entre 15 e 18 anos. A maioria das adolescentes era primigesta, nulípara e não havia realizado abortos. Grande parte das participantes referiu ter utilizado métodos contraceptivos na sexarca, tendo sido a camisinha o método de escolha, em contrapartida, a maioria não estava utilizando método antes da gestação atual, e quando utilizou, a escolha foi pelas pílulas anticoncepcionais. Muitas adolescentes referiram saber utilizar mais de um método de contracepção, sendo as unidades de saúde o ponto de referência para ter acesso aos mesmos. Quanto às fontes de informação a maioria recebeu orientação na escola e com familiares, e apontou a mãe como primeira pessoa a ser procurada em caso de dúvidas. Dentre os motivos citados para não utilização dos contraceptivos o desejo de engravidar e o achar que não iriam engravidar mostrou predomínio. Em relação à adequação de conhecimento sobre os métodos contraceptivos, mais da metade (51,2%) mostrou conhecimento médio, e quanto ao planejamento de gravidez, 15,1% das gestações foram classificadas como não planejadas. Os fatores associados ao tipo de planejamento de gravidez foram idade < 15 anos, solteira, ensino fundamental, renda familiar até ½ salário mínimo, sexarca < 15 anos, ter conhecimento baixo, saber utilizar a injeção anticoncepcional, possuir desejo de engravidar, achar que não iria engravidar. Na análise multivariada, o conhecimento baixo aumentou em 4,5 vezes a chance de ocorrência de gravidez não planejada. Acredita-se dessa forma, que o conhecimento dessas adolescentes ainda não é adequado para prevenir-se de uma gravidez não planejada, sendo necessárias fortes ações das equipes de atenção básica, em especial, do profissional enfermeiro, para mudarmos este paradigma.

Interno - 1792859 - ELAINE MARIA LEITE RANGEL ANDRADE
Presidente - 6422171 - INEZ SAMPAIO NERY
Externo à Instituição - ROSILDA ALVES DA SILVA ISLMA CHAMILCO - UNIFAP
Interno - 1167764 - TELMA MARIA EVANGELISTA DE ARAUJO