Banca de DEFESA: GIRZIA SAMMYA TAJRA ROCHA

DATA: 03/06/2016
LOCAL: Auditório do PPGEnf
TÍTULO:

HISTÓRIA E MEMÓRIA DO PROJETO LARGA ESCALA NO ESTADO DO PIAUÍ.

PALAVRAS-CHAVES:

História da Enfermagem, Educação Profissionalizante, Educação em enfermagem.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

O presente estudo é de natureza histórico-social, cujo objeto constitui-se da trajetória histórica do Projeto Larga Escala no Estado do Piauí no período de 1982 a 1996. Tem como objetivos contextualizar as circunstâncias que antecederam a criação do Projeto Larga Escala; descrever a história do Projeto Larga Escala no Piauí no período de 1982 a 1996; discutir a criação do Centro Formador de Recursos Humanos no Piauí como escola de desenvolvimento da proposta pedagógica do Projeto Larga Escala; analisar a proposta pedagógica do Projeto Larga Escala para formação de recursos humanos de nível médio em enfermagem no Piauí. Para dar sustentação teórica, foram utilizados os conceitos de história e memória na perspectiva de Le Goff (2003) e Delgado (2010), como também nos conceitos e métodos da história oral sob o ponto de vista de Merhy e Holanda (2010) e Meihy e Ribeiro (2011).  A obtenção de dados foi baseada no método de pesquisa da história oral e os dados foram provenientes de fontes primárias e secundárias. A coleta dos dados foi realizada no período de janeiro a março de 2015 e teve como fontes primárias os depoimentos orais de sete colaboradoras enfermeiras que participaram do Projeto Larga Escala, na condição de professores e alunos, nos cursos de formação pedagógica e formação profissional e que aceitaram participar da pesquisa. As fontes secundárias foram constituídas por livros e artigos referentes à temática, pertinentes ao contexto histórico, político e social da época. Os resultados apontam que o Projeto Larga Escala foi desenvolvido no Estado do Piauí sob influência de determinantes políticos, sociais, econômicos e históricos que possibilitaram reflexões acerca dessa experiência na área de formação de recursos humanos em enfermagem. Esta experiência resultou em um legado histórico de integração, ensino e trabalho com perspectivas inclusivas e cidadãs com utilização de métodos ativos nesse tipo de ensino, que serve de exemplo para a atual discussão de formação de recursos humanos, principalmente em enfermagem, mas também em outras áreas. Conclui-se que os avanços e retrocessos foram características no processo de ensino de Enfermagem no Piauí, pois a implantação do ensino formal ocorreu tardiamente tendo que enfrentar desafios que impediam seu progresso e muitas vezes ocasionando o seu declínio. Tornou possível a identificação e a contribuição de Enfermeiras Piauienses pioneiras na evolução deste processo de ensino e aprendizagem da profissão, assim como a análise histórica da instalação, estruturação e aperfeiçoamento do ensino médio e superior de Enfermagem no Estado do Piauí.

Externo à Instituição - ANA ANGELICA RIBEIRO DE MENESES E ROCHA - UFBA
Presidente - 6422772 - BENEVINA MARIA VILAR TEIXEIRA NUNES
Interno - 423632 - MARIA DO LIVRAMENTO FORTES FIGUEIREDO
Interno - 1167764 - TELMA MARIA EVANGELISTA DE ARAUJO