Banca de DEFESA: DANIELE MARTINS DE SOUSA

DATA: 30/06/2016
LOCAL: Auditório do PPGEnf
TÍTULO:

PREVALÊNCIA DE Staphylococcus aureus MULTIRRESISTENTE EM PACIENTES DA TERAPIA INTENSIVA

PALAVRAS-CHAVES:

Prevalência. Staphylococcus aureus. Resistência antimicrobiana. Unidade de Terapia Intensiva.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

A bactéria Staphylococcus aureus faz parte do grupo de cocos gram – positivos e está presente na microbiota humana, podendo provocar doenças que vão desde infecções simples até as mais graves. Em condições propícias relacionadas a internações hospitalares e principalmente em ambientes de terapia intensiva, este patógeno aparece como um dos agentes causadores das infecções de maior evidência, por sua enorme capacidade de adaptação e resistência aos antimicrobianos. O estudo objetivou investigar a prevalência de Staphylococcus aureus multirresistente em pacientes da terapia intensiva; caracterizar os participantes quanto ao sexo, idade, procedência, uso de drogas, tempo de permanência da internação, número de internações anteriores, uso de dispositivos invasivos e dispositivos mais frequentes; descrever o perfil de sensibilidade dos Staphylococcus aureus aos antimicrobianos e analisar a prevalência com base na política Nacional de prevenção e controle das Infecções Relacionadas à Assistência a Saúde (IRAS). Estudo descritivo e delineamento transversal, realizado com 110 pacientes internados nas unidades de terapia intensiva (UTI’s) de um Hospital Público de Teresina- PI. A coleta de dados ocorreu no período de julho/2015 a dezembro/2015, por meio de formulário pré-testado que apresentou dados sociodemográficos dos participantes e questões predominantemente fechadas, relacionadas às variáveis clínicas da pesquisa, bem como houve coleta de amostras biológicas para análise no laboratório de Microbiologia da UFPI. Os dados foram processados no software estatístico Statistical Package for Social Sciences (SPSS), versão 20.0. Algumas associações de interesse foram verificadas utilizando-se o teste qui-quadrado e teste exato de Fisher, adotando-se nível de significância de p ≤0,05. Dos 110 pacientes foram coletadas 245 amostras referentes aos sítios de coleta (nasofaringe, orofaringe e inserção de cateter venoso central). Após a análise laboratorial 54,55% dos pacientes apresentaram resultado positivo para Staphylococcus aureus, destes 51,7% eram mulheres com idade entre 15 e 95 anos, havendo predomínio em pacientes acima de 60 anos, (51,7%), 52,5% procedentes do interior do Piauí, 70% com média de 5 dias de internação, sendo que 48,3% apresentaram duas internações anteriores e 83,3% usavam algum dispositivo invasivo, prevalecendo a sonda vesical de demora em 32,5% dos casos. A multirresitência predominou no sitio de inserção de cateter venoso central (CVC) (85%). Verificou-se maior resistência a oxacilina e ampicilina na topografia inserção de CVC. Observou-se predomínio das patologias clínicas (25,7%), com destaque para doenças infecciosas (pneumonia e sepse); e 76,7% dos pacientes que apresentaram multirresitência, fizeram uso de mais de três antibióticos nas UTI’s. Conclui-se que a prevalência de Staphylococcus aureus multirresistente foi elevada e reforça-se a necessidade de vigilância para que medidas de prevenção e controle, sejam implementadas de forma adequada, tornando possível corrigir e/ou minimizar os danos decorrentes dos elevados índices de resistência aos antibióticos.

Presidente - 1167658 - MARIA ELIETE BATISTA MOURA
Interno - 2792239 - ANDREIA RODRIGUES MOURA DA COSTA VALLE
Interno - 2364966 - ROSILANE DE LIMA BRITO MAGALHAES
Externo ao Programa - 2581960 - DANIELA REIS JOAQUIM DE FREITAS