• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 22:30. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: GIOVANNA DE OLIVEIRA LIBORIO DOURADO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GIOVANNA DE OLIVEIRA LIBORIO DOURADO
DATA: 01/11/2017
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório PPGEnf
TÍTULO: QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS ACOMETIDAS POR HANSENÍASE EM UMA ÁREA ENDÊMICA DO NORDESTE BRASILEIRO
PALAVRAS-CHAVES: Qualidade de Vida; Qualidade de vida relacionada à saúde; Hanseníase.
PÁGINAS: 96
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO:

Introdução: Qualidade de vida (QV) envolve a percepção individual relacionada as experiências e interpretação singular de vivências. Considerando a complexidade de fatores que influenciam a QV, pode-se depreender que alguns grupos, como as pessoas acometidas por hanseníase, apresentam maior possibilidade de comprometimento da qualidade de vida relacionada a saúde (QVRS). Objetivo: analisar a evolução da QVRS de pessoas acometidas por hanseníase e sua relação com aspectos sociodemográficos, clínicos e comorbidades, capacidade funcional e limitação de atividades em perspectiva temporal a partir da comparação de duas avaliações com espaço de no mínimo dois anos. Método: Trata-se de uma pesquisa observacional, analítica, de delineamento longitudinal que irá constar de duas avaliações, uma já realizada e a segunda etapa, a ser realizada dois anos depois, com nova coleta de dados incluindo 256 pessoas acometidas por hanseníase na cidade de Floriano. Os instrumentos selecionados para o estudo são: Qualidade de vida em Dermatologia, o questionário 12-Item Short-Form Health Survey, Caracterização sociodemográfica e clínica, Avaliação Neurológica simplificada, Avaliação da incapacidade funcional e a escala Screening of Activity Limitation and Safety Awareness. Será explorado o sumário descritivo das variáveis, o teste não paramétrico de Wilcoxon irá comparar as avaliações de QVRS. O teste de McNemar avaliará: evolução clínica, comorbidades, capacidade funcional e limitação de atividade. Será verificada associação entre QVRS e demais variáveis do estudo. O estudo está atrelado a uma pesquisa macro autorizada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (Parecer 1.115.818, de 2015).


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALBERTO NOVAES RAMOS JÚNIOR - UFC
Externo à Instituição - DORLENE MARIA CARDOSO DE AQUINO - UFMA
Externo ao Programa - 1888794 - JOSE WICTO PEREIRA BORGES
Presidente - 7422147 - LIDYA TOLSTENKO NOGUEIRA
Interno - 423632 - MARIA DO LIVRAMENTO FORTES FIGUEIREDO
Interno - 1167764 - TELMA MARIA EVANGELISTA DE ARAUJO
Externo ao Programa - 423325 - VIRIATO CAMPELO
Notícia cadastrada em: 04/10/2017 10:10
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.instancia1 03/10/2022 22:30