Banca de QUALIFICAÇÃO: MAGNO BATISTA LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAGNO BATISTA LIMA
DATA: 03/11/2017
LOCAL: Sala de Aula 02 - PPGEnf
TÍTULO: MODELO ASSISTENCIAL DE ENFERMAGEM PRIMÁRIA: uma análise por MISSCARE-Brasil
PALAVRAS-CHAVES: Enfermagem. Enfermagem Primária. Prestação de Cuidados. Qualidade. Segurança do Paciente. Avaliação.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

A Enfermagem Primária é um modelo de organização da assistência de enfermagem que visa maximizar os valores do profissional e facilitar o desenvolvimento de seu papel com a prestação de cuidados clinicamente competentes. Estudo correlacional preditivo, desenvolvido em duas fases, no período de Novembro de 2016 à Abril de 2017, que objetivou predizer as relações existentes entre a implantação do modelo assistencial de enfermagem primária para o gerenciamento do cuidado de enfermagem ante a omissão de cuidados de enfermagem e as respectivas razões atribuídas por profissionais. Participaram da pesquisa 96 profissionais, por meio de autopreenchimento do instrumento de medida MISSCARE- Brasil. Os dados do estudo foram processados no software SPSS®, versão 21.0, através de cálculos de estatísticas descritivas e frequências. Foram realizados os testes de Kolmogorov-Smirnov para verificação de normalidade e Exato de Fisher para associações; Teste t de Student e Teste de Wilcoxon para comparação entre escores. Os modelos bivariados (p<0,10) foram inseridas no modelo multivariado, sendo expressos os valores de Odds Ratio (OR) e a significância do Teste de Wald. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal do Piauí com o parecer nº 1.777.929. Os participantes possuíam uma idade média de 34,9 anos, com experiência média no serviço de 8,3 anos, sendo 88,5% do sexo feminino e 52,1% na faixa etária de 25 a 34 anos; 50,0 % possuíam pós-graduação, sendo 59,4% técnicos em enfermagem, trabalhando no turno diurno com regime de trabalho de 6 horas diárias (58,3%). Dos participantes, 65,7% encontravam-se satisfeitos ou muito satisfeitos com o cargo/função que ocupavam; 80,2% com trabalho dentro da unidade e 68,8% com o desempenho da equipe. Com relação aos principais cuidados omitidos na primeira avaliação 55,2 % dos participantes relataram deixarem de participar em discussão da equipe interdisciplinar sobre a assistência ao paciente, 53,1 % não vaziam deambulação três vezes por dia ou conforme prescrito e 52,1% não ofereciam as refeições para os pacientes que se alimentavam sozinhos. No segundo momento de avaliação em 78,5% do total de itens foi possível detectar uma redução na frequência dos cuidados omitidos. Na primeira avaliação 90,6 % relataram as principais razões para omissão que os materiais/equipamentos não estavam disponíveis quando necessário; 89,6% o aumento inesperado do volume e/ou da gravidade dos pacientes da unidade; 88,5% que os materiais/equipamentos não funcionaram adequadamente quando necessário e 86,5 % a existência de um número inadequado de pessoal. Em 67,8% dos itens trabalhados foi possível detectar uma redução na significância das razões para omissão do cuidado no segundo momento de avaliação. Foram verificados associações estatisticamente significativas entre o nível de omissão de cuidados e o cargo ocupado pelos profissionais, a satisfação com o cargo/função que ocupavam, em ser um profissional de enfermagem da unidade de serviço e a satisfação com o desempenho do trabalho em equipe. Os recursos laborais apresentaram a maior média de escores de cuidados omitidos (46,9%) seguida do gerenciamento (45,4%), nos dois momentos de avaliação.

Externo à Instituição - AIDA MARIS PERES - UFPR
Presidente - 1569033 - ELAINE CRISTINA CARVALHO MOURA
Interno - 1167658 - MARIA ELIETE BATISTA MOURA
Interno - 2364966 - ROSILANE DE LIMA BRITO MAGALHAES