Banca de DEFESA: BIANCA ANNE MENDES DE BRITO

DISCENTE: BIANCA ANNE MENDES DE BRITO
DATA: 22/03/2018
LOCAL: Auditório PPGEnf
TÍTULO: SERIOUS GAME SOBRE O PROCESSO DE ENFERMAGEM À PACIENTES COM ILEOSTOMIA: elaboração e validação
PALAVRAS-CHAVES: Enfermagem; Jogo educativo; Educação em Enfermagem; Tecnologia educacional; Educação continuada em Enfermagem; Jogos de vídeo
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Introdução: com o aumento das inovações tecnológicas, houve uma mudança no paradigma de formação de profissionais de Enfermagem, que incitaram professores dessa área a revisarem seus currículos e utilizarem metodologias de ensino ativas que mantenham os alunos mais atentos, motivados, envolvidos e participativos no processo de aprendizagem. Entre as alternativas de métodos ativos de aprendizagem tem-se o uso das tecnologias leves/ duras, como os jogos educativos. Os serious games são jogos educativos, que tem um objetivo desafiador, incorpora algum conceito de pontuação e confere ao usuário uma habilidade, conhecimento ou atitude que pode ser aplicada no mundo real. Objetivo: avaliar um serious game sobre o Processo de Enfermagem à pacientes com ileostomia como ferramenta de ensino aprendizagem. Método: trata-se de estudo de produção tecnológica, descritivo e quantitativo, que utilizou o modelo de desenvolvimento de Design Instrucional Contextualizado (DIC) desenvolvido em três fases: análise, design e desenvolvimento; implementação e verificação. A população do estudo foi constituída por 09 juízes na área de Enfermagem e 03 juízes na área de Informática. A pesquisa foi realizada no Departamento de Enfermagem de uma Universidade Federal do Nordeste do Brasil, no período de março de 2016 a fevereiro de 2018. Resultados: Desenvolveu-se o protótipo do serious games, intitulado “OstomyGame” sobre o Processo de Enfermagem à um paciente com ileostomia. Os 09 juízes da área de Enfermagem, atuantes nos assuntos de Estomaterapia, Sistematização da Assistência em Enfermagem e Tecnologia Educacional utilizaram o Leanirng Object Review Instrument para verificar a qualidade do jogo e os 03 juízes da área de Informática fizeram uso do Ergolist para verificar a ergonomia do mesmo. Discussão: como as novas tecnologias e plataformas de ensino virtuais emergem rapidamente, percebe-se que a utilização de serious game no ensino de Enfermagem é uma estratégia de ensino potencial e eficaz em diferentes contextos, seja ele referente à assistência de média, alta ou baixa complexidade. O OstomyGame foi avaliado como sendo de alta qualidade e com alta ergonomia. Conclusão: Quanto à verificação da qualidade, em sete dos oito itens avaliados, com exceção do item de utilização de interação, o OstomyGame apresentou alta qualidade. Em doze dos dezoito itens avaliados, com exceção dos itens de presteza, feedback, concisão, proteção contra erros, mensagem de erro e correção de erros o jogo apresentou alta ergonomia. Logo, o OstomyGame é uma estratégia motivadora, positiva e válida para o desenvolvimento de raciocínio clínico de enfermeiros e acadêmicos de Enfermagem. Além disso, a interface agradável garante envolvimento e participação dos alunos/aprendizes no processo de ensino-aprendizagem.

Interno - 6422772 - BENEVINA MARIA VILAR TEIXEIRA NUNES
Presidente - 1792859 - ELAINE MARIA LEITE RANGEL ANDRADE
Interno - 7422147 - LIDYA TOLSTENKO NOGUEIRA
Externo à Instituição - PAULA CRISTINA NOGUEIRA - USP