Banca de QUALIFICAÇÃO: VANESSA CAMINHA AGUIAR LOPES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VANESSA CAMINHA AGUIAR LOPES
DATA: 29/04/2019
LOCAL: Auditório PPGEnf
TÍTULO: CULTURA ORGANIZACIONAL E A OMISSÃO DOS CUIDADOS DE ENFERMAGEM
PALAVRAS-CHAVES: Cultura Organizacional. Negligência. Segurança do Paciente.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

INTRODUÇÃO: Instituições hospitalares devem apresentar cultura organizacional que fortaleça a cultura de segurança do paciente e minimize a prevalência de erros, como a omissão dos cuidados de enfermagem. OBJETIVOS: O objetivo geral é avaliar a cultura organizacional e a omissão dos cuidados de enfermagem em um hospital universitário. Foram delimitados os seguintes objetivos específicos: analisar os parâmetros psicométricos da Escala de Valores Organizacionais no contexto hospitalar; descrever os valores que compõem a cultura organizacional conforme avaliação dos enfermeiros e técnicos de enfermagem; identificar os cuidados omitidos e as razões de omissão apontadas pelos enfermeiros e técnicos de enfermagem; verificar como as variáveis socioeconômicas, educacionais, profissionais, razões de omissão e cultura organizacional predizem a omissão dos cuidados de enfermagem; e elaborar guia de padronização e normatização da Escala de Valores Organizacionais para uso hospitalar. MÉTODO: Esta pesquisa será desenvolvida em duas fases. A primeira compreende um desenho metodológico e a segunda apresenta delineamento transversal analítico. O estudo será realizado em um hospital universitário do Nordeste do Brasil, no período de agosto a dezembro de 2019. Na primeira fase do estudo, serão conduzidas duas etapas: validação de conteúdo (1ª etapa), a ser realizada com amostra de conveniência de 20 enfermeiros e técnicos de enfermagem para a análise semântica e sete juízes para a análise de conteúdo; e psicometria (2ª etapa), com amostra de 240 enfermeiros e técnicos de enfermagem, mediante amostragem estratificada proporcional. O instrumento de medida da cultura organizacional consiste na Escala de Valores Organizacionais com base na Teoria de Valores Culturais de Schwartz e a omissão dos cuidados de enfermagem será medida por meio do MISSCARE-BRASIL. O uso dos instrumentos foi autorizado pelas respectivas autoras. O estudo será desenvolvido após autorização do hospital universitário e aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí.

Externo à Instituição - ANDREA BERNARDES - USP
Interno - 6422772 - BENEVINA MARIA VILAR TEIXEIRA NUNES
Externo ao Programa - 1888794 - JOSE WICTO PEREIRA BORGES
Externo à Instituição - JULIANA BARREIROS PORTO - UnB