Banca de DEFESA: AYLA MARIA CALIXTO DE CARVALHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AYLA MARIA CALIXTO DE CARVALHO
DATA: 18/09/2019
LOCAL: Auditório PPGEnf
TÍTULO: FATORES ASSOCIADOS À ADESÃO DE ADOLESCENTES À VACINA CONTRA PAPILOMAVÍRUS HUMANO
PALAVRAS-CHAVES: Papillomaviridae. Vacinas. Adolescente. Enfermagem Primária. Fatores Socioeconômicos.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Introdução: No Brasil, o câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais frequente entre mulheres, com alta mortalidade, o principal agente etiológico é o Papilomavírus Humano (HPV) e com o objetivo de reduzir esse tipo de câncer, foi implantado a vacina HPV quadrivalente. Objetivo Geral: Avaliar a influência dos fatores sociodemográficos, econômicos e do conhecimento sobre o HPV e sua prevenção na aceitação da vacina HPV quadrivalente entre os adolescentes de 15 anos, em Teresina. Objetivos Específicos: Descrever as características dos adolescentes relacionados aos aspectos sociodemográficos, econômicos e comportamentais; Levantar a situação vacinal contra HPV; Verificar qual o conhecimento dos adolescentes sobre o HPV e a necessidade de se vacinar; Identificar os motivos associados a vacinação contra HPV; Correlacionar a adesão a vacina com os motivos associados a vacinação HPV. Método: Trata-se de um estudo transversal, desenvolvido por meio de inquérito escolar. Foram sorteadas 3 escolas públicas e 3 privadas, para cada área geográfica, perfazendo o total de 24 escolas. Para a coleta de dados utilizou-se uma escala para medir o nível de conhecimento sobre o HPV, que compreende 25 itens de avaliação, apresentado em 4 sub escalas. Além da escala, os adolescentes foram questionados quanto a vacinação ou não contra HPV e a respeito de seus dados sociodemográficos (idade, sexo, raça/cor), econômicos, de orientação e vida sexual. A situação vacinal foi avaliada a partir da informação verbal ou conferência do cartão de vacina do adolescente. Na análise, foi construído um modelo multivariado de regressão logística para investigar fatores associados ao status de vacinação contra HPV, com as variáveis sociodemográficas, econômicos, tomada de decisão, habilidades, sentimentos e conhecimento sobre a vacina contra HPV. Resultados: A população do estudo constituiu-se de 624 adolescentes, na faixa etária de 15 anos, cursando o primeiro ano do ensino médio, 75,6% estudam em escola pública; 60,6% são do sexo feminino; em relação a cor 55,4% são pardos e 22,1% são brancos. Quanto à existência de bens materiais, 26,4% possui telefone fixo, 90,5% tem celular, 90,9% possui internet em casa, os familiares de 57,9% possuem carro e de 46,5% tem moto e 98,2% residem em casa com banheiro interno. Em relação a situação vacinal, 75,5% informaram que tomaram a vacina contra HPV. Os fatores mais associados ao status de vacinação dos adolescentes em toda a amostra, foi ser do sexo feminino e os pais terem se envolvido na decisão de tomar a vacina. Conclusão: Os adolescentes do estudo, apresentam boa condição econômica, parte deles com iniciação sexual de forma precoce, antes dos 15 anos de idade e com diversidade de orientação sexual. O conhecimento em relação a vacina contra HPV, expresso na variável ‘os homens não pegam HPV’, favoreceu a adesão a vacinação, acredita-se que o conhecimento sobre o HPV e sua relação com câncer de colo de útero e demais tipos de lesões e cânceres, podem contribuir no interesse em obter a vacina contra o HPV. A cobertura vacinal encontrada nesse estudo, com as adolescentes foi de 94,4% e, entre os adolescentes do sexo masculino foi de 46,3%. Os dados obtidos na pesquisa, não corresponde a encontrada atualmente, que registra baixa cobertura, portanto é necessário repensar as estratégias de oferta da vacina para esse público.

Externo à Instituição - ANA PAULA MORAIS FERNANDES - USP
Externo à Instituição - CLEIDE MARIA PONTES - UFPE
Interno - 3870578 - FERNANDO LOPES E SILVA JUNIOR
Interno - 2221112 - MARCIA ASTRES FERNANDES