Banca de QUALIFICAÇÃO: EVALDO SALES LEAL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EVALDO SALES LEAL
DATA: 29/05/2013
LOCAL: Sala de reuniões do Departamento de Enfermagem
TÍTULO:

PRÁTICAS BASEADAS EM EVIDÊNCIAS NO PROCESSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

PALAVRAS-CHAVES:

Ensino em Saúde. Educação em enfermagem. Prática clínica baseada em evidências; Enfermagem baseada em evidências.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem de Saúde Pública

A Prática Baseada em Evidências envolve o uso consciente, explicito e judicioso da melhor evidência atual para a tomada de decisão sobre o cuidar, desenvolvendo uma cultura de boas práticas de saúde alicerçada no pensamento crítico e na competência de quem as utiliza, necessitando para tal, uma formação ampla. Objetivou-se analisar como as evidências científicas são trabalhadas no processo de graduação em Enfermagem na Universidade Federal do Piauí. Realizou-se para tanto uma pesquisa de abordagem qualitativa e de caráter etnográfico,em dois momentos distintos, o primeiro descritivo e o segundo qualitativo. A amostra do momento descritivo compôs-se dos dados retirados do Programa da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação, do Projeto Político Pedagógico do Curso e da utilização de Chek list da instituição; já os sujeitos do momento qualitativo foram compostos pelos docentes das disciplinas apontadas como positivas para a presença de temas relacionados com a temática abordada na pesquisa. Obteve-se que as Práticas Baseada em Evidências não são abordadas em disciplinas específicas, embora sejam trabalhadas indiretamente em 13 disciplinas do currículo atual da enfermagem da UFPI e que os docentes ainda apresentam uma aproximação tímida com o tema em questão, sugerindo-se portanto que o processo de graduação em enfermagem da Universidade Federal do Piauí necessita de uma readequação se considerarmos este tema como um futuro a ser seguido para a formação do profissional enfermeiro e que desta forma possa haver uma criação e multiplicação de espaços e oportunidades para a formação do enfermeiro voltadas à prática baseada em evidências fundamentando deste modo a construção de propostas inovadoras para o ensino em enfermagem que incluam Práticas Baseadas em Evidências.

Presidente - 423005 - JOSE IVO DOS SANTOS PEDROSA
Interno - 1167658 - MARIA ELIETE BATISTA MOURA
Interno - 1167764 - TELMA MARIA EVANGELISTA ARAUJO
Notícia cadastrada em: 17/05/2013 17:22