Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNA SABRINA DE ALMEIDA SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRUNA SABRINA DE ALMEIDA SOUSA
DATA: 18/12/2019
LOCAL: Auditório PPGEnf
TÍTULO: HISTÓRIA DE VIDA DE DOCENTES DO CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM
PALAVRAS-CHAVES: Educação em Enfermagem. Técnicos de Enfermagem. Escolas de Enfermagem. Docentes de Enfermagem. História da Enfermagem
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Introdução: Os cursos técnicos de enfermagem aumentam progressivamente no país e possibilitam ao enfermeiro o exercício da docência. Assim, o docente deve refletir sobre sua história de vida, com intuito de compreender a complexidade do seu papel de educador, ao passo que suas vivências norteiam sua prática e todo seu percurso profissional. Objetivo: Relatar a história de vida de docentes do curso técnico de enfermagem. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando-se da História Oral de Vida como referencial teórico. Realizou-se entrevistas com nove enfermeiros docentes do curso técnico em enfermagem de um colégio técnico de Teresina, Piauí. Para a produção dos dados procedeu-se com as fases de transcrição, textualização e transcriação; em seguida, os dados foram analisados à luz da “Coletânea de Narrativas”. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí, sob Parecer nº 2.927.504. Resultados: emergiram quatro categorias temáticas a partir dos relatos dos participantes: a formação do enfermeiro professor, atuação profissional, docência: a aptidão do enfermeiro para educar, e relação entre professor, aluno e ensino em um contexto social. Ao relembrar e relatar suas histórias de vida, os docentes tiveram a oportunidade de repensar sobre suas experiências, opiniões, formação e sua práxis pedagógica, pois suas vivências pessoais e profissionais desencadearam o pensamento crítico e a reflexão perante o campo de atuação no qual está inserido. Considerações finais: Ao longo de sua história de vida, o enfermeiro educador desenvolve sua capacidade de compartilhar o saber, de compreender seus alunos, de se adaptar à realidade social, de buscar recursos pedagógicos e de incitar o crescimento multidimensional, o que ressalta a importância de suas vivências e a complexidade de sua atuação frente à formação de profissionais qualificados.

Presidente - 6422772 - BENEVINA MARIA VILAR TEIXEIRA NUNES
Externo à Instituição - FERNANDO ROCHA PORTO - UNIRIO
Interno - 6422171 - INEZ SAMPAIO NERY
Interno - 1167658 - MARIA ELIETE BATISTA MOURA