Banca de DEFESA: AUGUSTO CEZAR ANTUNES DE ARAUJO FILHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AUGUSTO CEZAR ANTUNES DE ARAUJO FILHO
DATA: 22/04/2020
LOCAL: Auditório PPGEnf
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE OFERTADA A CRIANÇAS MENORES DE UM ANO DO MUNICÍPIO DE TERESINA-PI
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação em Saúde. Atenção Primária à Saúde. Saúde da Criança. Cuidadores. Enfermagem
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Atenção Primária à Saúde apresenta impactos positivos nos indicadores e na saúde da população, configurando-se como importante aliada para a saúde da criança, pois propicia melhorias na redução da morbimortalidade infantil. Neste sentido, considera-se fundamental sua avaliação a fim de buscar elucidar pontos que ainda necessitam de melhorias. Objetivou-se avaliar a Atenção Primária à Saúde ofertada a crianças menores de um ano no município de Teresina-PI, por meio da aplicação do instrumento Primary Care Assessment Tool (PCATool), versão criança, aos cuidadores de crianças menores de um ano. Trata-se de estudo avaliativo, descritivo, de delineamento transversal e abordagem quantitativa. Foi realizado nas Unidades Básicas de Saúde da zona urbana de Teresina-PI. A amostra foi composta por 383 cuidadores de crianças menores de um ano. Foram aplicados dois instrumentos: o formulário com dados sociodemográficos dos cuidadores e com dados sociodemográficos e de saúde das crianças; e Primary Care Assessment Tool, versão criança. A coleta de dados ocorreu no período entre os meses de dezembro de 2018 e abril de 2019, através de entrevista, por meio da aplicação dos instrumentos supracitados. Realizou-se a análise descritiva, e a força de associação entre as variáveis foi analisada através dos testes de Kruskal-Wallis com post-hoc de Dunn, para comparação das medianas, o teste qui-quadrado de Pearson ou Exato de Fisher, e na análise multivariada foi utilizada a regressão de Poisson com variância robusta dos erros-padrão. Este estudo foi aprovado pela Comissão de Ética da Fundação Municipal de Saúde e pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí, sob parecer nº. 3.000.761. As mães constituem a maioria dos cuidadores (93,2%), as quais viviam com companheiros (79,4%). A maior parte dos cuidadores possuía idade entre 25 e 40 anos (54,6%), ensino médio como grau de escolaridade (62,9%), de raça parda (67,1%), exercia atividades domésticas (63,4%) e tinha renda familiar de até um salário mínimo (62,1%). Predominaram crianças do sexo feminino (50,4%), da faixa etária entre zero e três meses (39,4%) e de raça parda (62,4%), que nasceram com normopeso (80,7%) e a termo (68,1%). Quanto aos aspectos de saúde das crianças, 95,8% haviam sido amamentadas, 87,2% estavam com a situação vacinal atualizada e 89,3% não haviam sido hospitalizadas. A maioria das mães, 97,7%, realizaram pré-natal, das quais 76,5% compareceram a mais de seis consultas. A avaliação da Atenção Primária à Saúde de crianças menores de um ano de Teresina-PI evidenciou altos escores médios essencial e geral. Entretanto, embora na cidade de Teresina-PI exista cobertura de 100% da ESF, torna-se importante destacar que o componente acessibilidade, do atributo acesso de primeiro contato, e o componente serviços prestados, do atributo integralidade, bem como os atributos derivados, orientação familiar e orientação comunitária, receberam escores médios abaixo do ponte de corte.

Presidente - 1167659 - SILVANA SANTIAGO DA ROCHA
Interno - 2335983 - MARCIA TELES DE OLIVEIRA GOUVEIA
Interno - 1888794 - JOSE WICTO PEREIRA BORGES
Interno - 1350197 - FERNANDA VALERIA SILVA DANTAS AVELINO