Banca de QUALIFICAÇÃO: IONARA HOLANDA DE MOURA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IONARA HOLANDA DE MOURA
DATA: 23/10/2020
LOCAL: Remotamente
TÍTULO: STAPHYLOCOCCUS AUREUS RESISTENTE À METICILINA ENTRE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM: Interfaces com adesão às precauções padrão
PALAVRAS-CHAVES: Staphylococcus resistente à meticilina. Prevalência. Precauções universais. Profissional de enfermagem.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Introdução: nos últimos anos, os microbiologistas clínicos de todo o mundo têm enfrentando o sério desafio do surgimento e disseminação de Staphylococcus aureus Resistente à Meticilina (MRSA), patógeno nosocomial que causa morbidade e mortalidade graves em todo o mundo, reduz as alternativas terapêuticas e eleva os custos assistencias. Objetivo: avaliar a colonização por Staphylococcus aureus resistente à meticilina em profissionais de enfermagem e sua adesão às precauções-padrão. Método: Estudo observacional analítico, com corte transversal, será realizado no período de março de 2019 a dezembro de 2020, em um hospital estadual público localizado na cidade de Picos-PI. A população do estudo foram todos enfermeiros atuantes na unidade hospitalar (81); com aplicação de amostragem censitária. As variáveis do estudo compreenderam dados socioeconômicos, clínicos, profissionais e adesão às precauções-padrão, além de informações sobre a colonização por MRSA; sendo que a coleta de dados aconteceu no próprio ambiente laboral e a análise da amostra de secreção, em laboratório especializado. A análise de dados envolveu estatística descritiva e inferencial, com execução através do software IBM SPSS. O projeto foi encaminhado ao Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Piauí, obtendo aprovação através do CAAE No 20506119.6.0000.5214 e cumpriu as diretrizes da Resolução 466/2012 e complementares do Conselho Nacional de Saúde. Resultados preliminares: Participaram deste estudo 70 enfermeiros, dos quais apenas 2,9% apresentaram Staphylococcus aureus resistente à meticilina no vestíbulo nasal. Além disso, a adesão às precauções-padrão foi classificada como intermediária (3,61 ± 0,35), aferindo o escore global do instrumento aplicado.

Externo à Instituição - ADRIANO MENIS FERREIRA - UFMS
Interno - 1552848 - ANA ROBERTA VILAROUCA DA SILVA
Interno - 2792239 - ANDREIA RODRIGUES MOURA DA COSTA VALLE
Interno - 1581960 - DANIELA REIS JOAQUIM DE FREITAS