• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 22:30. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.
Notícias

Banca de DEFESA: IOLANDA GONÇALVES DE ALENCAR FIGUEIREDO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IOLANDA GONÇALVES DE ALENCAR FIGUEIREDO
DATA: 11/12/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Remotamente
TÍTULO: CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA ENSINO DE SEGURANÇA DO PACIENTE NA TERAPIA MEDICAMENTOSA PARA GRADUANDOS DE ENFERMAGEM
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologia Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Segurança do Paciente. Terapia Medicamentosa. Ensino de enfermagem.
PÁGINAS: 150
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO:

Introdução: O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é uma Tecnologia da Informação e da Comunicação compreendida por sistemas que sintetizam a funcionalidade de software para comunicação, mediada por computador e métodos de entrega de material de cursos online, cujo espaço permite interatividade na práxis pedagógica. Objetivo: Construir e avaliar com juízes especialistas em enfermagem em segurança do paciente e informática um AVA para ensino de segurança do paciente na terapia medicamentosa para graduandos em enfermagem. Método: Estudo foi desenvolvido em três etapas: revisão integrativa da literatura, estudo metodológico para construção e, avaliação do AVA. A construção se deu em cinco fases: análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação sistematizada, conforme o Design Instrucional Contextualizado de Andreia Filatro (2015), e subsidiada pelo levantamento das necessidades de aprendizado junto aos graduandos de enfermagem sobre segurança do paciente na terapia medicamentosa. Na terceira etapa foi realizada a avaliação pedagógica e de usabilidade do AVA por juízes enfermeiros, através do instrumento o Learning Object Review Instrument (LORI) e por juízes em Informática, a partir do instrumento contendo as 10 heurísticas de Nielsen, entre os meses de junho e julho de 2020. A Validade do Conteúdo baseou-se nas classificações de cada item feito pelos juízes, e essas classificações foram utilizadas para calcular o percentual de concordância dos mesmos. Resultado: Denominou-se AVA-SPTEME o ambiente virtual construído, disponível na internet com hospedagem na plataforma moodle cloud, modo básico, no qual se encontra duas unidades de ensino: Segurança do paciente e Segurança na Terapia medicamentosa, elaboradas com materiais e mídias diversas: vídeos, histórias em quadrinhos, infográficos, caça-palavras, quis, fórum, chats e sala de videoconferência. Foi avaliado por 12 juízes em enfermagem com média total do percentual de concordância de 91,7%. Com exceção da variável “Acessibilidade”, todas as demais obtiveram percentual de concordância acima de 80%, com destaque para as variáveis “qualidade do conteúdo”, “Alinhamento dos objetivos de aprendizagem”, “Feedback e Adaptação”, “motivação” e Conformidade com os Padrões que obtiveram um percentual de 100%. O percentual de concordância dos juízes em informática foi de 90% e a maioria inclinou para as categorias de “erro não importante” e “erro simples” nas heurísticas avaliadas. As recomendações sugeridas pelos juízes foram, em parte, atendidas. Conclusão: O AVA SPTEME foi validado e avaliado positivamente pelos juízes especialistas, os quais consideraram uma tecnologia educacional favorável ao ensino de segurança do paciente na terapia medicamentosa para graduando de enfermagem.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2334938 - ANA MARIA RIBEIRO DOS SANTOS
Interno - 1792859 - ELAINE MARIA LEITE RANGEL ANDRADE
Presidente - 1350197 - FERNANDA VALERIA SILVA DANTAS AVELINO
Externo à Instituição - JOÃO BATISTA BOTTENTUIT JÚNIOR - UFMA
Notícia cadastrada em: 01/12/2020 17:53
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.instancia1 03/10/2022 22:23