• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 13:30. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ISAURA DANIELLI BORGES DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISAURA DANIELLI BORGES DE SOUSA
DATA: 05/02/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Remotamente
TÍTULO: PROMOÇÃO DA SAÚDE DO TRABALHADOR DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
PALAVRAS-CHAVES: Promoção da saúde; saúde do trabalhador; Instituições de Ensino Superior; Qualidade de vida.
PÁGINAS: 57
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO:

A saúde, a segurança e o bem-estar do trabalhador são afetados pelas condições de trabalho, bem como pelo ambiente laboral. A promoção de saúde do trabalhador, bem como no ambiente de trabalho tem sido considerada importante opções de empregadores, a partir da criação de estratégias e ações com intuito de gerar saúde aos profissionais. Entre as diversas formas de promover saúde, existe a possibilidade de mudança de comportamentos no estilo de vida, o que é possível com a utilização do Modelo de Promoção da Saúde de Nola Pender. Este estudo tem como objetivo geral analisar os indicadores de saúde e a qualidade de vida dos servidores de uma Instituição de Ensino Superior (IES). Esse estudo é um sub-projeto do estudo intitulado “Estado de saúde, aptidão física relacionada à saúde e doenças crônicas nãotransmissíveis no contexto da saúde do trabalhador”. Trata-se de um estudo descritivoanalítico, experimental, com abordagem quantitativa que utilizará a Teoria da Promoção da Saúde de Nola Pender como referencial teórico. Será realizado com servidores públicos de instituição de ensino superior da região Nordeste do Brasil. Serão avaliadas variáveis socioeconômicas, estilo de vida, laborais e de qualidade de vida. A coleta dos dados será realizada em duas etapas, que compreendem o levantamento do perfil dos afastamentos para tratamento de saúde por meio do sistema específico para tal registro e, logo em seguida será realizado o convite por meio eletrônico para aplicação dos instrumentos. Essa segunda etapa, de coleta de respostas da amostra, será realizada em formato remoto, por meio de formulário criado no Google Forms, o qual constará de dois instrumentos para coletar tais informações. Características identificadas nos dados coletados serão inseridas no diagrama do Modelo de Promoção da Saúde de Nola Pender, sendo assim possível estabelecer um plano de ação para otimizar a adesão aos comportamentos de promoção da saúde dos servidores. Serão realizadas análises descritivas das variáveis com medidas de tendência central e dispersão, confirmando a normalidade por meio do teste de Kolmogorov-Smirnov. As correlações entre as variáveis serão testadas por meio da correlação de Pearson, com nível de significância de p≤0,05. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 6422772 - BENEVINA MARIA VILAR TEIXEIRA NUNES
Externo à Instituição - FABIO DE SOUZA TERRA - UNIFAL-MG
Interno - 2221112 - MARCIA ASTRES FERNANDES
Presidente - 2335983 - MARCIA TELES DE OLIVEIRA GOUVEIA
Externo ao Programa - 3367697 - MARCIO DENIS MEDEIROS MASCARENHAS
Externo ao Programa - 371651 - MARIA ANTONIETA RUBIO TYRRELL
Externo à Instituição - MARIA LÚCIA DO CARMO CRUZ ROBAZZI - USP
Notícia cadastrada em: 25/01/2021 17:11
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.instancia1 30/09/2022 13:33