Introdução: Os acidentes de trânsito representam um grave problema de saúde pública mundial, considerado como uma das principais causas de lesões, incapacidades e mortes em faixas etárias jovens, dentro do conjunto de causas externas de morbimortalidade. Nesse sentido, ações preventivas no cenário do trânsito podem ser executadas por meio de educação em saúde, pelas tecnologias, como vídeo, que por ser uma ferramenta de fácil acesso, possibilita a população repensar seus comportamentos de risco, com foco no uso de equipamentos de segurança e cumprimento das leis de trânsito. Ao considerar esse contexto, o presente estudo abordará este fenômeno à luz da Teoria do Comportamento Planejado (TCP). Objetivos: O objetivo geral do estudo é construir e validar uma intervenção educativa por vídeo acerca do nível de atenção dos motociclistas no trânsito. Os objetivos específicos são: Realizar revisão integrativa da literatura sobre tecnologias educacionais em saúde para a prevenção de acidentes de trânsito; Construir o storyboard de uma intervenção educativa por vídeo acerca do nível de atenção dos motociclistas no trânsito; Validar o conteúdo educacional do storyboard de uma intervenção educativa por vídeo acerca do nível de atenção dos motociclistas no trânsito; Produzir uma intervenção educativa por vídeo acerca do nível de atenção dos motociclistas no trânsito. Avaliar uma intervenção educativa por vídeo acerca do nível de atenção dos motociclistas no trânsito pelo público alvo. Método: Trata-se de um estudo metodológico, no qual ocorrerá a construção de vídeo educativo acerca do nível de atenção no trânsito, por meio das fases de pré-produção, produção e pósprodução. A validação do vídeo acontecerá por juízes especialistas e a avaliação por motociclistas profissionais. Os resultados dos instrumentos de identificação dos juízes e público-alvo serão analisados por meio de estatística descritiva. A análise estatística de concordância, segundo cada item do instrumento, será realizada por meio do teste Binominal, sendo pertinente o valor p ≥ 0,85. Para verificar a proporção de juízes e público-alvo que concordaram com os diferentes aspectos do vídeo, será realizado o cálculo do Índice de Validade de Conteúdo (IVC), a ser considerado válido se concordância for igual ou maior que 0,90. A coleta de dados será iniciada após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí. A participação no estudo será voluntária e a anuência documentada por meio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, o qual será emitido em duas vias.