Notícias

PPGEnf/UFPI realiza I Encontro de Grupos de Pesquisa

A  pesquisa científica possui importante papel no processo formativo das Instituições de Ensino Superior (IES) e estabelece vínculo  com  várias  disciplinas  dos  cursos  de  graduação  e  pós-graduação,  o  que  possibilita  a construção do conhecimento.

 

Visando fazer uma reflexão sobre a contribuição do grupo de estudo para a formação em recursos humanos, aconteceu na tarde desta quinta-feira (09), por meio de plataforma virtual, o I Encontro de Grupos de Pesquisa: atividades de integração da pós-graduação com a graduação.

 

 

WhatsApp_Image_2021-09-09_at_17.49.50.jpeg

I Encontro de Grupos de Pesquisa: atividades de integração da pós-graduação com a graduação

 

O evento teve como objetivo promover a integração entre estudantes em diversos níveis de formação, graduação ao pós-doutoramento com demais profissionais da área de Enfermagem, apresentando os grupos de Pesquisa do PPGENF/UFPI e a devida importância na participação das atividades.

 

A abertura do evento contou com a palestra “O que é grupo de pesquisa?”, ministrada pela professora Lorena Uchoa Portela Veloso, com coordenação de mesa da professora Rosilane de Lima Brito Magalhães.

 

Lorena Uchoa Portela Veloso iniciou explicando sobre o conceito de grupo de pesquisa. Segundo a pesquisadora, é um conjunto de indivíduos organizados hierarquicamente que envolve profissionais e permanente atividades de pesquisas. “A organização se dá por meio de organização em torno de linhas comuns de pesquisas, que representam temas aglutinadores de estudos científicos que se fundamentam em tradição investigativa, de onde se originam projetos cujos resultados guardam afinidades entre si, explica”.

 

WhatsApp_Image_2021-09-09_at_17.52.33.jpeg

I Encontro de Grupos de Pesquisa: atividades de integração da pós-graduação com a graduação

 

Dentre os objetivos dos grupos de pesquisa destacam-se:  desenvolver pesquisas de natureza científica, de inovação tecnológica, cultural, artística ou filosófica, bem como outros temas de interesse e estimular intercâmbios e parcerias para o desenvolvimento de pesquisas, a difusão do conhecimento produzido no âmbito da instituição de ensino e sua divulgação para a sociedade.

 

"Experiências exitosas de membros de grupos de pesquisa"

evento_4.png

I Encontro de Grupos de Pesquisa: atividades de integração da pós-graduação com a graduação

 

No segundo momento do encontro ocorreu a mesa redonda "Experiências exitosas de membros de grupos de pesquisa". Sob coordenação da professora Herla Maria Furtado Jorge, os pesquisadores Matheus Sousa Marques Carvalho, Ionara Holanda de Moura e Antônio Rosa de Sousa Neto apresentaram sua trajetória como membro de grupos de pesquisas e mostraram as pesquisas que desenvolveram durante a graduação e desenvolvem na pós-graduação.

 

Antônio Rosa de Sousa Neto tem experiência na área de pesquisa: processo de cuidar em saúde e enfermagem e políticas e práticas sócio educativas em enfermagem, atuando principalmente no tema prevenção e controle de infecção em serviços de saúde.

 

“Durante minha graduação sempre foquei em iniciação científica. Minhas experiências foram diversas e me propiciou vivências que favoreceram meu aprendizado, devido as constantes trocas que os grupos de pesquisas proporcionam. Lembro as vezes que não sabia tratar sobre determinado tema ou metodologia e eu pedia ajuda aos outros membros do grupo, ou seja, sempre há troca. Além disso, a minha participação nos grupos de pesquisa me possibilitou trabalhar a tolerância, capacidade de compreensão, senso crítico e tomada de decisão, favorecendo meu desenvolvimento pessoal e profissional devido aos momentos de diálogos e trocas de opiniões onde pude ver os diferentes pontos de vista”, disse.  

 

O relato de experiência de Matheus Sousa Marques Carvalho, também mostrou sua trajetória na pesquisa desde a graduação, por meio da participação em grupo de pesquisa, que contribuiu para um currículo competitivo e aprovação no Doutorado do PPGENF/UFPI. Matheus externou a satisfação de ser discente de doutorado e oportunidade de realizar estágio de Mobilidade acadêmica na USP. 

 

Processo de submissão de artigo científico

evento_6.png

I Encontro de Grupos de Pesquisa: atividades de integração da pós-graduação com a graduação

 

Na terceira parte do evento, a professora Maria Eliete Batista Moura explicou sobre o processo de submissão de artigo científico. A pesquisadora explica que para a submissão de artigo científico em um qualis de referência é importante alertar para os princípios como por exemplo, a classificação do periódico, a consideração da área mãe periódico e a qualis referência.  “Cada periódico receberá uma única classificação, mesmo que o periódico seja informado por programas de mais de uma área; a classificação referência considera indicadores objetivos e um modelo matemático (percetis-Scopus, FI-WoS, H5 Google), disse.

 

A Professora Rosilane de Lima Brito Magalhães fez o encerramento do evento e externou a satisfação na condução do evento, temas abordados, fez recomendações para edições futuras e acredita que o evento despertou o interesse de muitos discentes da graduação para buscar a participação em grupos de pesquisa, como oportunidade de crescimento profissional.

 

WhatsApp_Image_2021-09-09_at_17.51.37_copy.jpeg

I Encontro de Grupos de Pesquisa: atividades de integração da pós-graduação com a graduação

Notícia cadastrada em: 10/09/2021 16:32
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 29/03/2024 06:33