• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 22:30. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA CECILIA DE SOUZA CRUZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA CECILIA DE SOUZA CRUZ
DATA: 01/12/2021
HORA: 10:00
LOCAL: Remotamente
TÍTULO: COMPETÊNCIAS EM DESASTRES NO URUGUAI: ADAPTAÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE ENFERMAGEM
PALAVRAS-CHAVES: Competência Profissional, Desastres, Enfermagem
PÁGINAS: 37
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO:

A frequência e intensidade dos desastres em todo o mundo aumentaram nos últimos anos. O fenômeno mais recente e sustentado pelo que a humanidade está passando é a pandemia COVID-19, com mais de 3,3 milhões de mortes e mais de 163,8 milhões de pessoas infectadas. A enfermagem desempenha um papel fundamental estando na primeira linha de resposta, por isso é essencial que ela esteja preparada, a fim de reduzir as consequências negativas na população afetada. A revisão da literatura mostra a ausência de pesquisas no Uruguai sobre competências de enfermagem na gestão de desastres, bem como a falta de instrumentos de medição para eles. O objetivo deste trabalho é a realização da adaptação cultural e validação para o Uruguai do instrumento “Disaster Nursing Core Competencies Scale”, validado por Al Tobahity, Williams e Plummer em 2014-2015. O estudo a ser desenvolvido, de natureza metodológica, será realizado em duas etapas. A primeira etapa corresponde ao processo de tradução do inglês para o espanhol e adaptação do instrumento à cultura uruguaia. A segunda etapa será a validação do instrumento que analisa a confiabilidade e validade do mesmo. A confiabilidade será medida através da consistência interna e da confiabilidade intra-observador. A validade será medida através de validade aparente, de conteúdo e de construto. Em todos os momentos serão seguidos os princípios éticos estabelecidos na Declaração de Helsinque e na Declaração Universal dos Direitos Humanos e as disposições legais do país de desenvolvimento da investigação. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DOLORES MERINO NAVARRO - UHU
Interno - 1792859 - ELAINE MARIA LEITE RANGEL ANDRADE
Presidente - 1655148 - GRAZIELLE ROBERTA FREITAS DA SILVA
Interno - 1888794 - JOSE WICTO PEREIRA BORGES
Interno - 2335983 - MARCIA TELES DE OLIVEIRA GOUVEIA
Externo à Instituição - RAFAELA CAMACHO BEJARANO - UHU
Interno - 2364966 - ROSILANE DE LIMA BRITO MAGALHAES
Notícia cadastrada em: 10/11/2021 15:06
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 03/10/2022 22:35