Banca de DEFESA: FRANCISCA ALINE AMARAL DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCA ALINE AMARAL DA SILVA
DATA: 29/11/2022
LOCAL: Auditório PPGEnf
TÍTULO: LUTAS SIMBÓLICAS PARA CONSOLIDAÇÃO DA ENFERMAGEM NO HOSPITAL GETÚLIO VARGAS
PALAVRAS-CHAVES: enfermagem; história da enfermagem; hospitais; serviço hospitalar de enfermagem
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Introdução: A história do Hospital Getúlio Vargas faz parte da história da saúde no Piauí, pois por um período de tempo ele foi a única instituição para tratamento da população. As primeiras enfermeiras laicas que chegaram ao hospital no ano de 1959, desencadeou o afastamento progressivo das irmãs religiosas que atuavam no cuidado de enfermagem. Em 1973 quando foi criado o curso de Graduação em Enfermagem na Universidade Federal do Piauí. Objetivos: Apresentar o cenário da assistência à saúde no Piauí quando da inauguração do Hospital Getúlio Vargas; descrever como ocorreu a chegada das enfermeiras laicas no Hospital Getúlio Vargas a partir do ano de 1959; analisar as lutas simbólicas das enfermeiras laicas para a consolidação da Enfermagem profissional no Hospital Getúlio Vargas entre os anos de 1959-1973. Método: trata-se de um estudo no campo da História, no âmbito da História Social e História Cultural e como domínio foram definidos a História da Saúde e a História das Instituições de Saúde, para a historicização da Enfermagem. O cenário foi o Hospital Getúlio Vargas. Os critérios de inclusão: ser profissional de enfermagem que exerceu atividade na instituição durante o período do estudo. A produção dos dados foi embasada na História Oral Temática, segundo Meihy. As entrevistas foram conduzidas a partir de um roteiro semi-estruturado e tiveram duração média de 60 minutos. Foram utilizados no estudo fontes documentais, hemerográficas, conográficas e orais. A análise dos dados ocorreu com a linearidade temática e cronológica para construção da narrativa histórica embasada nos conceitos de capital simbólica, habitus, campo, lutas simbólicas e violência simbólica do sociólogo Pierre Bourdieu. O projeto foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí com CAAE no 34218920.1.0000.521, com também submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição coparticipante com CAAE no 34218920.1.3001.5613. Resultados: Em resposta aos objetivos foram criados três capítulos. No primeiro capítulo foram apresentados a conjuntura social, política, saúde e educacional da Capital e do Estado do Piauí no qual percebeu-se que embora os Governantes almejassem o desenvolvimento da Capital a falta de recursos associados aos hábitos e costumes interioranos dificultavam essa modernização. O segundo capítulo apresentou a evolução do cuidado de Enfermagem Hospitalar no Estado até o momento do retorno nas primeiras enfermeiras a regressarem ao Piauí, como também os desafios relacionados ao processo de formação e o regresso destas enfermeiras formadas. O terceiro capítulo evidenciou as dificuldades de adaptação das enfermeiras laicas ao ambiente hospitalar do Hospital Getúlio Vargas, como também as lutas empreendidas por estas para que o espaço da enfermagem fosse respeitado e consolidado; incluindo também a saída progressiva das religiosas do Hospital. Considerações Finais: A História da Enfermagem Piauiense confunde-se com a História do Hospital Getúlio Vargas, foram necessários o investimento significativo de capital simbólico por parte das jovens que saíram de seu Estado para buscar formar-se enfermeiras como também a elaboração de estratégias para adentrar e assegurar o espaço da Enfermagem na Instituição.

Presidente - 2334938 - ANA MARIA RIBEIRO DOS SANTOS
Externo à Instituição - DEYBSON BORBA DE ALMEIDA - UFBA
Interno - 1350197 - FERNANDA VALERIA SILVA DANTAS AVELINO
Interno - 7422147 - LIDYA TOLSTENKO NOGUEIRA