Banca de DEFESA: GABRIELA OLIVEIRA PARENTES DA COSTA

DISCENTE: GABRIELA OLIVEIRA PARENTES DA COSTA
DATA: 05/12/2022
LOCAL: Remotamente
TÍTULO: CONSUMO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS ENTRE ADOLESCENTES DOS ENSINOS MÉDIO E TECNOLÓGICO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
PALAVRAS-CHAVES: Adolescentes; Saúde Mental; Drogas Ilícitas; Consumo de Álcool por Menores.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Saúde da Criança e do Adolescente

Introdução: O consumo nocivo de álcool e outras drogas é considerado um problema de saúde pública, haja vista que três milhões de óbitos no mundo estão relacionados ao uso. Os adolescentes relatam drogar-se para experimentar novas sensações, para alívio de emoções indesejadas, para ser aceito pelos amigos, entre outros motivos. Objetivo: Avaliar o consumo de bebidas alcoólicas e outras drogas entre adolescentes do ensino médio/tecnológico durante a pandemia da COVID-19. Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo multimétodos, consistindo em uma revisão bibliométrica com análise da produção científica sobre o consumo de drogas entre adolescentes, com amostra de 495 artigos publicados na Scopus; uma revisão sistemática de estudos observacionais sobre os impactos do consumo dessas substâncias na saúde mental dos adolescentes, com artigos publicados na Medline/Pubmed, Bireme e Web of Science; e um estudo observacional, transversal, que avaliou o consumo de drogas adolescentes em três cidades do Maranhão, entre adolescentes de 14 a 18 anos, através do Alcool Use Disorders Identification Test e do Drug Use Screening Inventory. Os dados foram analisados no software Statistical Package for the Social Science. Resultados: Na Scopus, 2014 e 2018 foram os anos com maior número de publicações, destacando-se Kann e Ross com maior número de citações e os Estados Unidos com maior número de publicações. De acordo com a revisão sistemática, dentre os impactos causados pelo uso de drogas, estão à evasão escolar, sentimentos de solidão, dificuldade para dormir e ideação suicida. O estudo observacional, transversal, foi realizado entre 342 adolescentes, sendo as drogas mais utilizadas o álcool, os analgésicos, a maconha, os tranquilizantes e o tabaco, respectivamente. Houve predominância do consumo de álcool entre adolescentes com mais de 16 anos, do sexo feminino, pretos, cursando o terceiro ano do ensino médio, morando em casa de alvenaria, residindo com até cinco pessoas, com responsável empregado e recebendo renda maior que um salário. O consumo de substâncias nos últimos 12 meses, apresentou semelhanças entre os sexos e maior consumo entre brancos. Com relação aos problemas envolvendo álcool, dois (0,58%) adolescentes necessitam de intervenção breve e monitoramento e seis (1,75%) de encaminhamento para serviço especializado. Considerações finais: Nos últimos anos, pesquisadores têm relacionado o uso de drogas à saúde mental, abordando problemas como ansiedade, depressão e ideação suicida. O impacto desse consumo interfere diretamente no desenvolvimento e comportamento dos adolescentes. As drogas mais consumidas entre os adolescentes pesquisados foram o álcool, o tabaco, a maconha, drogas consideradas mais baratas e de fácil acesso, tendo as taxas mais elevadas entre o sexo feminino. Observou-se ainda, que o início precoce de drogas está relacionado ao uso de duas ou mais substâncias ao final da adolescência. Desta forma, é necessário atentar-se para o consumo de drogas lícitas, uma vez que são preditoras para o uso de substâncias ilícitas. Diante dos resultados, existem lacunas importantes a serem preenchidas no tocante ao aumento do uso de substâncias entre adolescentes no período da pandemia da COVID-19, visto que há divergência entre as evidências encontradas.

Presidente - 3870578 - FERNANDO LOPES E SILVA JUNIOR
Interno - 2335983 - MARCIA TELES DE OLIVEIRA GOUVEIA
Externo ao Programa - 2073270 - FERNANDO JOSÉ GUEDES DA SILVA JÚNIOR
Externo à Instituição - DEIVISSON VIANNA DANTAS DOS SANTOS - UFPR