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Banca de QUALIFICAÇÃO: HIDALIA SILVESTRE RODRIGUEZ BERNAL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HIDALIA SILVESTRE RODRIGUEZ BERNAL
DATA: 09/11/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório PPGEnf
TÍTULO: EDUCAÇÃO PERMANENTE E PROCESSO DE TRABALHO: Percepção de enfermeiras no Paraguai
PALAVRAS-CHAVES: Enfermagem, Percepção, educação permanente em saúde
PÁGINAS: 31
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO:

Introdução: A Formação Contínua é uma formação contínua, dinâmica ecomputador pensado. Alvarez (1998). No Paraguai em 1999identificou as diretrizes para o Desenvolvimento do Plano Nacional de EducaçãoPermanente, através do "Programa Nacional de Educação Permanente emSaúde" (2000). Em resposta à crescente diversificação e rapidez naevolução do conhecimento, o Ministério da Saúde Pública e Bem-Estar Social deParaguai propôs Educação Continuada como estratégia para transformar as práticas de cuidados de saúde. Esta estratégia tornou-se apilar fundamental que sustentou a PolíticaNacional de Saúde doRepública do Paraguai,tornando-se o eixo estratégico da mudança. Desenvolver um modelo de educação permanente em saúde que envolva aParticipação ativa da comunidade, enfrentando os desafios presentes narealidade e alavancar a experiência dos prestadores de serviços de saúde.Objetivo:Analisar a percepção dos enfermeiros paraguaios sobre a Educação Permanente em Enfermagem E.P.E. e o processo de trabalho. Métodos:pesquisa do tipo qualitativo, especificamente na perspectiva fenomenológica hermenêutica com uma abordagem emergente, para a coleta de dados será utilizada a técnica de entrevista semiestruturado, as entrevistas serão com profissionais de enfermagem das regiões de saúde do país que fizeram parte da estratégia de Educação Permanente do Instituto Nacional de Educação Permanente em Enfermagem e Obstetrícia INEPEO, após a autorização dos participantes e assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido, sendo gravadas e transcritas na íntegra.Aspetos éticos. Os princípios éticos da investigação emseres humanos, tal como estabelecido na Declaração de Helsínquia II e na DeclaraçãoUNESCO Universal sobre Bioética e Direitos Humanos (2005), taltais como o consentimento informado, a privacidade e a confidencialidade.Resultados:Pretende-se encontrar a percepção dos enfermeiros paraguaios em relação à educação permanente e ao processo de trabalho, para entender se eles melhoraram sua qualidade de atendimento após esses treinamentos, se segundo eles esses treinamentos foram corretos ou outros, os temas necessários a serem desenvolvidos, se percebessem algum grau de integração entre eles, se houver a necessidade de treinamento para melhorar a assistência de enfermagem. Considerações finais:será realizada após a análise dos dados encontrados


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1905399 - FRANCISCA TEREZA DE GALIZA
Presidente - 1655148 - GRAZIELLE ROBERTA FREITAS DA SILVA
Externo ao Programa - 007.910.532-70 - JEFFERSON ABRAÃO CAETANO LIRA - UFPI
Externo à Instituição - MARIA CONCEPCION CHÁVEZ - UNA
Interno - 1167658 - MARIA ELIETE BATISTA MOURA
Externo à Instituição - MIRNA GALLARDO - UNA
Interno - 2364966 - ROSILANE DE LIMA BRITO MAGALHAES
Notícia cadastrada em: 16/10/2023 15:15
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