Notícias

Banca de DEFESA: ANTONIA SYLCA DE JESUS SOUSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIA SYLCA DE JESUS SOUSA
DATA: 22/11/2023
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório PPGEnf
TÍTULO: CONSTRUÇÃO, VALIDAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM PODCAST COMO TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA PREVENÇÃO DE SÍNDROME METABÓLICA EM ADOLESCENTES
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologia educacional; Saúde do Adolescente; Educação em Saúde; Síndrome metabólica; Enfermagem
PÁGINAS: 182
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO:

Introdução: A síndrome metabólica é um problema de saúde global, prevalente nos adolescentes e, portanto, a adoção precoce de estilo de vida saudável, como dieta adequada e prática regular de atividade física, preferencialmente desde a infância são componentes básicos da sua prevenção. As tecnologias educacionais digitais podem ser bastantes atraentes para abordar a prevenção da síndrome metabólica em adolescentes, pois essa população as utiliza diariamente para comunicação, interação, socialização e obtenção de informações de saúde. Dentre as tecnologias educacionais digitais temos os podcasts, recursos fáceis de serem acessados pelas pessoas em tempo e lugar preferidos. Objetivo: construir, validar e avaliar um podcast para prevenção de síndrome metabólica em adolescentes. Método: Estudo metodológico realizado no período de junho de 2022 a novembro de 2023, após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí sob o parecer nº 5.521.057 em três etapas. Etapa 1: pré-produção - adaptação do conteúdo de uma cartilha para construção do storyboard do podcast com base nos princípios da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia e validação de conteúdo por 22 enfermeiros experts em saúde de adolescentes usando o Instrumento de Validação de Conteúdo Educacional em Saúde. Etapa 2: produção - ajustes no storyboard e gravação do podcast. Etapa 3: pós-produção: validação de aparência por 12 enfermeiros experts em construção de tecnologia educacional por meio de um instrumento validado e avaliação com o público-alvo utilizando o Instrumento de Avaliação de Podcast Educativo.Os dados foram analisados no software R, versão 4.2.3, sendo calculado o Índice de Validade de Conteúdo, o Alpha de Cronbach, índice V de Aiken e seus intervalos de confiança, considerados válidos para valores ≥ 0,80, ≥ 0,70 e ≥ 0,81, respectivamente. Resultados: O podcast possui dois episódios em formato de screencast, com duração de dois minutos e cinquenta e oito segundos (2:58s) e três minutos e cinquenta e sete segundos (3:57s), disponíveis na plataforma digital YouTube, que foram baseados na Cartilha educativa “Síndrome metabólica: como me prevenir?”. O Índice de Validade de Conteúdo global do storyboard foi de 0,985 e de aparência foi de 0,985, com valores do α Cronbach de 0,896 e 0,901, respectivamente. Na avaliação com o público-alvo, o V de Aiken foi maior do que 0,81 para 18 dos 20 itens do Instrumento de Avaliação de Podcast Educativo. Considerações finais: O podcast pode ser considerado válido quanto ao conteúdo e aparência pelos experts e bem avaliado com o público-alvo no incentivo a prevenção e orientação acerca de doenças crônicas como a Síndrome metabólica.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2334938 - ANA MARIA RIBEIRO DOS SANTOS
Presidente - 1792859 - ELAINE MARIA LEITE RANGEL ANDRADE
Interno - 7422147 - LIDYA TOLSTENKO NOGUEIRA
Externo ao Programa - 2730060 - LUISA HELENA DE OLIVEIRA LIMA
Interno - 2335983 - MARCIA TELES DE OLIVEIRA GOUVEIA
Externo à Instituição - MARTA ANGELICA IOSSI SILVA - USP
Externo à Instituição - Thereza Maria Magalhães Moreira - UECE
Notícia cadastrada em: 01/11/2023 14:35
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 20/05/2024 20:55