Banca de DEFESA: JÉSSICA SANTIAGO CORREIA

DISCENTE: JÉSSICA SANTIAGO CORREIA
DATA: 16/12/2020
LOCAL: Museu da Vila
TÍTULO: FEIRA DO PATRIMÔNIO: uma experiência de educação patrimonial no Delta do Parnaíba| Piauí | Meio Norte do Brasil
PALAVRAS-CHAVES: Patrimônio cultural. Educação Patrimonial. Museologia social. Turismo Cultural. Feira do Patrimônio
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Museologia

A Feira do Patrimônio é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Artes, Patrimônio e Museologia (PPGAPM) da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), que ocorre anualmente de caráter itinerante em diferentes cidades na região Meio Norte do Brasil. Essa ação compõe o quadro de atividades educativas e culturais do Museu da Vila | MUV e se destina aos mais variados públicos de interesse por temáticas relacionadas às artes, patrimônios, museus, turismo, empreendedorismos e outros negócios. Desde 2016, a equipe executiva composta por alunos, professores e técnicos-administrativos do programa, inspirados em boas-práticas de ações semelhantes, estão a desenvolver uma programação diversificada que engloba conferências, rodas de conversa, oficinas, minicursos, comunicações orais, apresentações artísticas, promovem o turismo cultural, empreendedorismo social e a economia circular. Permite estabelecer conexões entre comunidade, universidade e demais instituições, com o objetivo de promover, valorizar e dar visibilidade ao Patrimônio Cultural. Na perspectiva de contribuir com melhorias para o evento, esta pesquisa-ação se propõe a construir uma memória crítica e descritiva da Feira do Patrimônio, através do estudo das edições anteriores, análise das etapas de elaboração (planejamento, execução e pós-feira), bem como através dos relatos de experiência na participação do processo de organização da 4ª edição da Feira. Ademais, como produto final desta pesquisa, foi proposto um website da Feira do Patrimônico para publicação de portfólios digitais de cada edição realizada, no intuito de registrar, apresentar e divulgar essa ação. Para a construção da memória descritiva foram realizadas consultas junto à coordenação do PPGAPM, além de pesquisas bibliográficas e documentais. A análise crítica foi efetuada a partir da aplicação de questionários ao comitê de organização das feiras anteriores (2016, 2017 e 2018) e com os participantes da última edição realizada em 2019, em seguida desenvolveu-se uma análise SWOT, a partir dos resultados obtidos nessa avaliação. Os dados coletados mostram de uma maneira geral que o evento foi bem executado no desempenho das edições analisadas, cumprindo os objetivos que se propôs. A imersão no processo criativo dessa ação possibilitou também verificar os pontos que podem ser aprimorados para garantir o sucesso das próximas edições, dentre eles destacaram-se principalmente a necessidade de fortalecer o plano estratégico para captação de recursos, comunicação e divulgação do evento. Em face dos desafios observados, acredita-se que a construção de um portfólio em meio digital apresenta-se como uma ferramenta estratégica, um cartão de visitas que pretende divulgar os trabalhos realizados nesses quatro anos, aumentar a rede de contatos, fortalecer a marca do evento, em busca da prospecção de novos públicos e parcerias.

Interno - 423686 - AUREA DA PAZ PINHEIRO
Presidente - 217.303.853-20 - RITA DE CÁSSIA MOURA CARVALHO - ULB
Externo ao Programa - 585.582.840-91 - ROSEMAR GOMES LEMOS - UFPel
Interno - 1170950 - SOLANO DE SOUZA BRAGA