Banca de QUALIFICAÇÃO: ARLETE SOARES GODINHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ARLETE SOARES GODINHO
DATA: 28/06/2021
LOCAL: Museu da Vila
TÍTULO: A COR DA MEMÓRIA: educação e arte pelo patrimônio da Vila Coqueiro, Luís Correia, Piauí, Brasil.
PALAVRAS-CHAVES: Museologia Social; Arte/educação; Memória; Piauí
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Museologia

Este trabalho se insere na Linha de Pesquisa “Patrimônios, Museologia, Educação e Arquitetura”, do Programa de Pós-Graduação, Mestrado Profissional, em Artes, Patrimônio e Museologia da Universidade Federal do Piauí/Universidade Federal do Delta do Parnaíba. Apresentamos relatos de estudos e intervenções na Vila-bairro Coqueiro da Praia, Luís Correia/Piauí, com foco na Arte/Educação e Museologia Social. Desde novembro de 2020, estamos a residir na comunidade a trabalhar com as memórias de cinco residentes entre 60 e 80 anos. Como educadora e artista visual, procuramos estabelecer relações entre memórias e histórias desta Vila de pescadores artesanais, representando-as por meio de pinturas em aquarela e textos no gênero memórias literárias em prosa poética. Usamos a pesquisa social qualitativa e participativa, história oral e arte/educação nos diálogos com os participantes, vivendo seus cotidianos, as nuances de suas existências neste território, para percebemos a paisagem, as histórias e as representações por meio das falas, comportamentos e memórias, o que traduzimos em forma de pinturas e escrita poética, que ficarão registradas em produto/livro impresso e virtual, contribuindo assim para a salvaguarda desse patrimônio vivo do lugar - as pessoas.

Presidente - 343.114.323-72 - ELENILCE SOARES MOURÃO - UFPI
Externo ao Programa - 087.925.387-89 - FELIPE AUGUSTO DOS SANTOS RIBEIRO - UESPI
Interno - 1360694 - MARIA PATRICIA FREITAS DE LEMOS
Notícia cadastrada em: 19/06/2021 21:01