Banca de QUALIFICAÇÃO: NAUDIMAR VIEIRA MOURA MENEZES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NAUDIMAR VIEIRA MOURA MENEZES
DATA: 18/03/2022
LOCAL: Museu da Vila -Sede do PPGAPM ou On-line Plataforma Google Meet
TÍTULO: COSTURANDO SONHOS: Ateliê Escola do Museu da Vila
PALAVRAS-CHAVES: Patrimônio cultural; Museu da Vila; Piauí; Museologia
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Museologia

O presente estudo traça, por meio do relato de experiência de oficinas de corte e costura realizadas por meio do Ateliê Escola, atividade de extensão do Programa de Pós-graduação em Artes, Patrimônio e Museologia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba, a relação entre a museologia social e o território do Bairro-Vila do Coqueiro da Praia, Luis Correia, Piauí. A metodologia utilizada é a Pesquisa-ação, de Thiollent (1947). As atividades consistiram em vários exercícios voltados para o domínio e manuseio das máquinas, tipos de costura e acabamentos, capacitando aquelas mulheres e possibilitando, assim, um protagonismo feminino na geração de renda da comunidade, bem como de melhoria da qualidade de vida, da sua autoestima e a valorização de elementos da cultura e paisagem local.

Interno - 1344635 - ARTEMISIA LIMA CALDAS
Externo ao Programa - 1856167 - GIZELA COSTA FALCÃO DE CARVALHO
Presidente - 1170950 - SOLANO DE SOUZA BRAGA
Notícia cadastrada em: 03/03/2022 15:17