Processo Seletivo


 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA

 

PROCESSO SELETIVO


1. Acompanhar calendário no site do Programa que segue calendário geral da Pro Reitoria de Pós-Graduação da UFPI.

 

2 DO PROCESSO SELETIVO

Conforme Regimento Interno e editais anteriores,

1. O ingresso no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPI será desenvolvido em quatro etapas. A primeira etapa consistirá na verificação dos pedidos de inscrição para homologação (eliminatória), que, conforme a documentação pode ser homologada ou não; a segunda etapa consistirá na análise do projeto de pesquisa (eliminatória) para os candidatos que tiveram os seus pedidos de inscrição homologados; a terceira etapa consistirá em entrevista (eliminatória) com os candidatos que tiverem obtido nota aprovativa na segunda etapa prevista neste Edital; e a quarta, referente a análise do Curriculum Vitae (classificatório).

2. O Projeto de Pesquisa deve ser apresentado em pdf, com o máximo de 10 (dez) laudas, incluindo todos os elementos de um projeto (inclusive a capa e as referências bibliográficas), a ser redigido em fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaço entre linhas 1,5, sobre tema relacionado à Ciência Política, identificando a área de concentração, a linha de pesquisa e o nome do possível orientador. Deverá ser escrito em português e conter os seguintes elementos: CapaResumo (até 10 linhas); Objetivos (geral e específicos); Justificativa; Problema; Referencial Teórico; Hipótese; Métodos e procedimentos metodológicos e Referências e ser elaborado conforme as Normas Técnicas da ABNT.

3 O projeto de pesquisa deverá estar conectado, de forma precisa e consistente, com uma das linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPI e com uma das áreas de interesse do(a) professor(a)-orientador(a) indicado(a) pelo(a) candidato(a).

4 Os projetos de pesquisa que mostram a área de interesse dos(as) professores(as) do Programa disponíveis para orientação estão disponíveis no site do PPG.

5. Para fins de informação adicionais sobre a área de interesse dos(as) professores(as), os candidatos deverão consultar o Currículo Lattes.

6. Os(as) candidatos(as) deverão indicar na capa do projeto de pesquisa o(a) possível orientador(a), considerando os temas que pretendem desenvolver caso sejam aprovados(as). Contudo, a banca poderá remanejar candidatos(as) para outros(as) orientadores em caso de aprovação.

 

Importante: O exame de proficiência em inglês é cobrado na matrícula institucional no PPG, sendo as exceções para as datas da sua entrega regulamentadas pelas resoluções da UFPI.

 

Conforme a Resolução 101/2014-02, a Comissão Permanente de Seleção (COPESE) é responsável pelos Exames de Proficiência em Língua Estrangeira. Conforme Resolução n. 225/2013 CEPEX/02 (art.3º), serão também aceitos atestados de Proficiência oriundos de outras instituições públicas do Brasil, assim como do Instituto Cervantes, da Universidade de Cambridge (FCE, CAE, IELTS) da Aliança Francesa (DILF, DELF, DALF) e do TOEFL, sendo que, nos casos dos institutos acima aludidos, será exigido um mínimo de 60% do total de pontos estabelecidos por cada Instituto. Os Exames de Proficiência terão validade de cinco anos. Para mais informações consultar as normas citadas nesse parágrafo. 

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 30/04/2024 05:30