Orientações sobre a matrícula

 



UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA

 

MATRÍCULA

 

Existem dois tipos de matrícula: a institucional, feita pela Secretaria do PPGCP após envio dos documentos pelos discentes que ingressaram no mestrado e a matrícula curricular, feita todo semestre pelo discente no SIGAA.

 

Em ambos os casos é necessário realizá-las conforme o calendário da Pró-Reitora de Pós-Graduação da UFPI: http://ufpi.br/calendarios

 

Sobre a matrícula institucional

 

Somente poderá fazer a matrícula institucional aqueles que foram aprovados na seleção de Mestrado.

 

O não atendimento ao prazo estipulado implicará em cancelamento imediato da matrícula provisória, nos termos da resolução nº 022/14 CEPEX/UFPI.

 

Em caso de desistência de candidato(a) aprovado(a) até a data da matrícula, o Programa poderá convocar candidato(a) em fila de espera segundo a ordem de classificação do resultado final dentro da categoria para a qual se inscreveu.

 

A matrícula institucional deve ser feita virtualmente, enviando arquivo único em PDF para o e-mail do PPGCP (cienciapolitica@ufpi.edu.br) os seguintes documentos:

Obs.: Assunto do e-mail: Matrícula Institucional- Edital XX/20XX-PPGCP.

 

a) Cópia do Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF);

b) 1 (uma) foto 3x4 (recente);

c) Cópia do Diploma (frente e verso) ou Certidão de Graduação; OBS: Concludentes de curso de graduação poderão fazer matrícula provisória e contarão com prazo de 60 (sessenta) dias, contados a partir da data da matrícula provisória, para entregar documento de integralização curricular do curso de graduação, nos termos da resolução nº 022/14 CEPEX/UFPI.

d) Cópia do Histórico Escolar da Graduação;

e) Cópia do comprovante de residência (últimos três meses);

f) Cópia do Certificado de Quitação no Serviço Militar (gênero masculino);

g) Título Eleitoral;

h) Atestado de Aprovação em Exame de Proficiência em língua estrangeira (inglês, francês ou espanhol), nos termos da Resolução nº 316/22 do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão -CEPEX/UFPI (ou apresentar, no máximo, em até 18 meses após a data da matrícula institucional) 

i) Ficha de Matrícula (ANEXO I que consta no final desta página)

j) Declaração de conhecimento (ANEXO II que consta no final desta página);

k) Comprovação de liberação, da instituição em que trabalha, de no mínimo 20 (vinte) horas semanais, para dedicação exclusiva ao Curso de Mestrado ou Termo de Compromisso presente no ANEXO III (que consta no final desta página).

 

Sobre a matrícula curricular


A matrícula curricular será efetivada junto ao Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da UFPI no sítio: www.sigaa.ufpi.br, em período previsto no Calendário Universitário da Pós-Graduação-2023.

 

Esta matrícula é referente às disciplinas que o discente irá cursar ao longo do curso e é realizada todos os semestres. Veja no regimento do curso quais são as disciplinas obrigatórias para cada semestre.

 

Cabe à coordenação

·      Em relação aos prazos das matrículas, estar atenta ao Calendário da Pró-Reitora de Pós-Graduação da UFPI: http://ufpi.br/calendarios ;

·      Encaminhar e-mail para os alunos aprovados informando sobre o período da matrícula institucional e solicitando os documentos necessários;

·      Realizar a matrícula institucional dos alunos no prazo definido pelo Calendário da Pró-Reitora de Pós-Graduação da UFPI;

·      Encaminhar após a matricula institucional e-mail para cada discente informando o número da matrícula. Encaminhar e-mail avisando aos alunos sobre o período da matrícula curricular;

·      Aprovar no sistema as matrículas curriculares;

 

 

ANEXO I

FICHA PARA MATRÍCULA INSTITUCIONAL

 

 

À Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política -PPGCP/CCHL/UFPI,

 

Requerente:

CPF:

Assunto: Matrícula Institucional no PPGCP (Edital n°XX/20XX).

Candidato(a) aprovado(a) no Processo Seletivo 20XX-20XX, requer matrícula no curso de Mestrado em Ciência Pública, observando a documentação anexa, conforme exigência do Edital n° XX/20XX-PPGCP:

a) Ficha de Matrícula (ANEXO I)

b) Cópia do Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF);

c) 1 (uma) foto 3x4 (recente);

d) Cópia do Diploma (frente e verso) ou Certidão de Graduação; OBS: Concludentes de curso de graduação poderão fazer matrícula provisória e contarão com prazo de 60 (sessenta) dias, contados a partir da data da matrícula provisória, para entregar documento de integralização curricular do curso de graduação, nos termos da resolução nº 022/14 CEPEX/UFPI.

e) Cópia do Histórico Escolar da Graduação;

f) Cópia do comprovante de residência (últimos três meses);

g) Cópia do Certificado de Quitação no Serviço Militar (gênero masculino);

h) Título Eleitoral;

i) Declaração de conhecimento (Anexo);

j) Comprovação de liberação, da instituição em que trabalha, de no mínimo 20 (vinte) horas

semanais, para dedicação exclusiva ao Curso de Mestrado ou Termo de Compromisso presente no Anexo.

k) Atestado de Aprovação em Exame de Proficiência em língua estrangeira (inglês, francês ou espanhol), nos termos da Resolução nº 316/22 do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão -CEPEX/UFPI (ou apresentar, no máximo, em até 18 meses após a data da matrícula institucional) 

 

 

 

(assinatura)

Nome Completo

 

  

 

 

ANEXO II  - DECLARAÇÃO DE CONHECIMENTO ART. 29 DA RESOLUÇÃO Nº. 189/07- CEPEX

 

Declaro, para os devidos fins, em observância ao Artigo 29 da Resolução Nº. 189/07-CEPEX, que não efetivei matrícula simultânea em: I - dois programas de pós-graduação stricto sensu; II - um programa de pós-graduação stricto sensu e um curso de graduação; III - um programa de pós-graduação stricto sensu e um programa de pós-graduação lato sensu. Esta declaração é feita em observância aos artigos 297-299 do Código Penal Brasileiro e, cumulativo, com o cancelamento imediato de matrícula, sem direito a recurso.

 

Teresina,       /       /       





ANEXO III

TERMO DE COMPROMISSO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA POLÍTICA

 

 

 

NOME DO(A) CANDIDATO(A):__________________________________________________

______________________________________________________________________________

CPF Nº ____________________________________________.

COMPROMETO-ME, uma vez selecionado e aprovado, cursar o Mestrado em

Ciência Política, dedicando, no mínimo, 20 (vinte) horas semanais do meu tempo a esta

atividade e aceitar o Regimento do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, da

Universidade Federal do Piauí (PPGCP/UFPI), bem como as Normas da Pós-Graduação da UFPI, na íntegra, para o bom andamento das atividades relacionadas ao Programa, incluindo o cumprimento de prazos e regras referentes às disciplinas, à realização do Exame de Qualificação e à defesa da Dissertação.

 

Teresina,____ de _________________ 20XX.

 

 

(Assinatura)

 

Nome do candidato/a:                                                                                                   

 

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 30/04/2024 08:30