G) Internacionalização

A internacionalização do Programa de Pós-graduação (PPGEnf.) integra o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no Ensino, Pesquisa e Extensão, dada a sua importância para a ciência e para um dos critérios de classificação na avaliação realizada pela CAPES.

Em 2019, foi criada a Comissão Internacional do PPGEnf da UFPI, com a participação da Coordenadora do PPGEnf, DP Maria Eliete Batista Moura, como Presidente e os Membros: Professora Visitante - Maria Antonieta Rubio Tyrrel, DP Márcia Teles de Oliveira Gouveia, Coordenadora da Graduação em Enfermagem - Patrícia Maria Gomes de Carvalho, Discente do Mestrado - Luis Fernando Penagos Cubillos e o Discente da Graduação - Agostinho Antônio Crus Araújo. Essa Comissão vem trabalhando no sentido de melhorar a Internacionalização do Programa.
Nos últimos 04 anos a UFPI têm desenvolvido Eventos Técnico-Científicos e ampliado os Convênios com diversas instituições internacionais, para cooperação e intercâmbios de alunos da graduação e da pós-graduação, com o intuito precípuo de promover a mobilidade internacional dos docentes e estudantes. Neste sentido, a UFPI tem desenvolvido Eventos para avaliação e planejamento de novas edições do Programa de Alianças para a Educação e Capacitação (PAEC), um programa executado pelo Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) em parceria com a Organização dos Estados Americanos (OEA) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), considerado pela OEA como o programa de intercâmbio de estudantes de Pós-Graduação stricto sensu, mais exitoso das Américas. O programa envolve universidades brasileiras de todas as regiões, incluindo a UFPI, que recebem estudantes de Pós-Graduação de diversos países da América Latina, contribuindo para o avanço do processo de internacionalização de nossas universidades e para o desenvolvimento da pesquisa e pós-graduação de países de origem destes estudantes. O programa também abriu para o intercâmbio das universidades brasileiras com universidade do hemisfério sul corrigindo o processo de intercâmbio que focava apenas programas de intercâmbio com universidades do hemisfério norte, especialmente Europa e Estados Unidos. Desde 2017, a UFPI desenvolve atividades por meio do convênio existente com a Universidade do Porto/Portugal, com o intuito de promover e fortalecer o processo de internacionalização entre as duas instituições. Em 2019/2020, a UFPI emendou esforços para focalizar em países da América do Sul e da Região Andina, com especial interesse na área da Saúde e da Enfermagem.
Durante o quadriênio – 2017-2020, a inserção internacional de Docentes, Discentes e Egressos do Programa pode ser evidenciada com base nos indicadores relacionados com a produção de circulação internacional, por meio de publicações de artigos em periódicos Qualis A1, A2, A3, A4 e B1. O número de artigos em periódicos do exterior teve um aumento considerável no quadriênio, o que implica em melhoria da relação de equipes acadêmicas brasileiras e estrangeiras revelando-se no aumento de parcerias e redes de pesquisadores internacionais no âmbito da pós-graduação.
 
PRINCIPAIS AÇÕES DE SOLIDARIEDADE INTERNACIONAL – Integração com outros Programas

1.PARTICIPAÇÃO EM PROGRAMAS INSTITUCIONAIS DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL – PCI - 2019/2022 - Integrante da Cooperação com países do MERCOSUL (ARGENTINA, PARAGUAI E URUGUAI), com o apoio do COFEN/BRASIL e do Conselho Regional de Enfermagem do Mercosul – CREM. Integrante da Cooperação por meio do Termo de Cooperação Técnica entre o COFEN e a Ordem dos Enfermeiros de ANGOLA (ORDENFA) e posteriormente um Termo Aditivo entre o COFEN, ORDENFA e Universidades Brasileiras, UNIRIO e o PPGEnf/ UFPI.
 
2.PROCESSO SELETIVO QUE PERMITA A PARTICIPAÇÃO DE DISCENTES ESTRANGEIROS REGULAR- O PPGEnf da UFPI publicou o Edital Nº 04/2019 e Edital Nº 07/2021 – UFPI/PPGEnf. de Inscrição, Seleção e Matrícula para o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem- Processo seletivo para Estrangeiros. Selecionados Discente Estrangeiro para o Doutorado:Silvia Mary Calveira Gallo – Uruguaii;Mirna Elizabeth Benegas Villamayor – Paraguai; Maria Cecília de Souza Cruz – Uruguai; Nelito Lopes Barros- Angola; Hidalia Silvestre Rodriguez Bernal – Paraguai; José Maria Vazquez Martinez – Paraguai; Neris Violeta González Pérez – Uruguai e Ramona Luna – Paraguai. Selecionados Discentes Estrangeiros para o Mestrado: Fabiola Jazmin Caceres Navarro- Paraguai; Odalina del Carmen Martinez Jimenez – Paraguai; José Augusto Chamoleha- Angola;Luis Fernando Penagos – Colômbia;Anoucheka Julien – Haiti eEduardo Maziku Lulendo- Angola.
 
3. OFERECIMENTO DE CURSO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA RECEBER DISCENTES E DOCENTES/PESQUISADORES DO EXTERIOR - O PPGEnf conta com o apoio do Programa de Idiomas sem Fronteiras da UFPI (Editais 2019/2020) para oferecer vagas para Discentes e Docentes/Pesquisadores Estrangeiros, para cursos/aulas de língua portuguesa e em língua estrangeira – inglês, francês e espanhol, para as comunidades interna e externa e para preparar Docentes e Discentes do PPGEnf para atividades no exterior. O PPGEnf possui 10 Discentes estrangeiros e 5 (cinco) Docentes/Pesquisadores Estrangeiros que desenvolvem atividades no PPGEnf.
 
4. RECEBIMENTO DE DOCENTES/PESQUISADORES ESTRANGEIROS PARA DESENVOLVEREM ATIVIDADES DE PESQUISA E/OU ENSINO NA PÓS-GRADUAÇÃO E ESTÁGIO PÓS-DOUTORAL: Docente/Pesquisadora de El Salvador- Edelmira Antonia Pineda de Osegueda – Supervisão da DP Márcia Astrês Fernandes; Docente/Pesquisadora do Peru, Flor Marlene Luna Victória Mori – Supervisão da DP Maria Eliete Batista Moura; Docente/Pesquisador do Peru, Sebastián Bustamante Edquén – Supervisão da DP Rosilane de Lima Brito Magalhaes; Docente/Pesquisadora do México, Aracely Díaz Oviedo – Supervisão da Docente Visitante, Antonieta Tyrrell; Docente/Pesquisadora do Peru, Kelly Myriam Jiménez de Aliaga – Supervisão da DC Daniela Reis Joaquim de Freitas.
 
5. OFERTA DE DISCIPLINA EM PROGRAMA ESTRANGEIRO DO PERU – EM ESPANHOL – Disciplina oferecida no 2º período de 2020 e 1º período de 2021 - Seminário de Tesis IV (Código M94084), para ingressantes no Curso de Doutorado em 2019. Quarto semestre, no Curso de Doutorado em Enfermagem, da Universidad Nacional Mayor de San Marcos – Peru, pela DP Maria Eliete e DV Antonieta Tyrrell.
 
6. ORIENTAÇÃO DE DISCENTES DOUTORANDOS E MESTRANDOS ESTRANGEIROS- URUGUAI2020– 1. Silvia Gallo; 2. Neris Peres; 3. Maria Cecília Cruz; 4. Eliana Aulet PARAGUAI 2021- 1.Hidalia Bernal; 2. José Maria Martinez; 3. Ramona Luna; 4.Mirna Villamayor; 5. Odalina Jimenez; 6. Fabiola Navarro.ANGOLA- 2021- 1. Nelito Barros; 2. José Augusto Chamoleha ; 3. Eduardo Lulendo. COM BOLSA- HAITI- Anoucheka Julien, da Universidad Tecnologica de Santiago da República Dominicana, com Bolsa da CAPES, 2018/2019. Luis Fernando Penagos Cubillos, da Universidad Nacional da COLÔMBIA, com Bolsa CAPES, 2019/2020.
 
7. ORIENTAÇÃO E CO-ORIENTAÇÃO EM PROGRAMAS DE IES ESTRANGEIRAS- A DP Maria Eliete é Co-orientadora da Doutoranda, Juana Sancho, do Programa de Pós-graduação da Universidad Nacional Mayor de San MarcosA DP Márcia Astrês Fernandes, é Orientadora da discente do Mestrado,Larissa Seabra, no Programa de Mestrado em Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho,do ISEC-Lisboa-Portugal. A DP Telma Araújo é Co-Orientadora de Silvio Almeida Santos de Tese do Doutorado em Doenças Tropicais e Saúde Global, do Instituto de Higiene e Medicina Tropical/Universidade Nova de Lisboa- Portugal.
 
8.CO-ORIENTAÇÃO ESTRANGEIRA- Profa. Dra. Sonia Carreños Moreno, da Universidad Nacional de Colombia foi Co-orientadora do Discente, Luís Fernando Penagos Cubillos, sob orientação da DP Livramento Figueiredo.
 
9. FORMAÇÃO DO DISCENTE EM COTUTELA E/OU DUPLA TITULAÇÃO- DP Rosilane Magalhaes - Cooperação com a Universidade da Peru, para desenvolvimento de Projetos e Co-Tutela de Mateus Sousa Carvalho– Brasil/Peru - Doutorado 2020/2023. DP Livramento Figueiredo - Cooperação com Universidade da Colômbia para desenvolvimento de Projetos e Co-Tutela de Luis Fernando Penagos Cubillos – Colômbia/Brasil - Doutorado 2020/2023. DP Maria Eliete - Cooperação com a Universidade do Porto-Portugal para desenvolvimento de Projetos e Co-Tutela de Ana Raquel Batista– Brasil/Portugal - Doutorado 2020/2023.
 
10. PROJETO DE PESQUISA REALIZADO COM EQUIPE INTERNACIONAL. Projeto Multicêntrico, intitulado: Impacto da violência no processo de trabalho e saúde mental dos agentes comunitários de saúde, conta com pesquisadora Marcia Caldas de Castro da Universidade Harvard/EUA e Tatiana Daré Araújo da Univeridade de Coimbra – Portugal. Projeto intitulado: No meu tempo... da DP Maria Eliete, Portugal; Brasil (UFPB; UFRJ; UFRN; UFPI; UFSC); França; Espanha; Itália; Estados Unidos; Argentina; França, com pesquisadores da Rede Internacional de Pesquisa em Saúde e Representações Sociais (RIPRES) da Universidade de Évora/PT e França.
 
11. ESTÁGIOS/TREINAMENTOS DE DISCENTES DO MESTRADO NO EXTERIOR- A DP Telma Araújo, orientou a discente do Mestrado, Elizama dos Santos Costa, no Mestrado Sanduíche do Instituto Politécnico de Bragança – Portugal, no período de setembro de 2019 a fevereiro de 2020sob supervisão da Dra. Teresa Correia. Foram desenvolvidas atividades relacionadas a 06 disciplinas cursadas no Mestrado em Saúde Materna e Obstetrícia – 1. Enfermagem avançada, 2. Supervisão Clínica, 3. Enfermagem de saúde materna e obstetrícia I, 4. Ética e direito em saúde sexual e reprodutiva, 5. Gestão em Saúde e 6. Metodologia de Investigação.
 
12. ACORDO DE COOPERAÇÃO COM A UNIVERSIDADE DE ÉVORA – PORTUGAL E PARCERIA COM A UNIVERSIDAD CEU CARDENAL HERRERA – ESPANHAAcordo de Cooperação Técnica assinado entre a UFPI – Brasil e a Universidade de Évora – Portugal e parceria com a Universidad Ceu Cardenal Herrera – Espanha. Nas propostas foram pactuadas diversas atividades destinadas aos pesquisadores/docentes, discentes de graduação e pós-graduação em estudos, pesquisas e eventos das instituições envolvidas.
 
13. AFILIAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM E DO PPGENF DA UFPI NA ASSOCIAÇÃO LATINO-AMERICANA DE ESCOLAS E FACULDADES DE ENFERMAGEM (ALADEFE)- A DP Maria Eliete e Visitante Sênior, Antonieta Tyrrell participaram da 15ª Conferência Ibero-americana de Educação em Enfermagem, promovida pela Associação Latino-americana de Escolas e Faculdades de Enfermagem (ALADEFE) vinculada a União de Universidades de América Latina (UDUAL), de 21 a 26 de setembro de 2019 na Cidade de Panamá/Panamá. Neste magno evento a DP Maria Eliete, representando Departamento de Enfermagem da UFPI apresentou a candidatura de vinculação desta IES a ALADEFE/UDUAL, a qual foi aprovada.
 
14. PARCERIA EM ENSINO, PESQUISA E ORIENTAÇÃO EM PAÍSES COM MENOR GRAU DE DESENVOLVIMENTO NA PÓS-GRADUAÇÃO- PERU – MINTER INTERNACIONAL- Em 2019/2020, o PPGEnf da UFPI, enquanto instituição promotora propôs um MINTER INTERNACIONAL para o Peru por meio de convênio assinado entre os Reitores da UFPI/Piauí/Brasil e da Universidade Privada Antenor Orrego (UPAO/Trujillo/Perú), em que consta a previsão de 10 vagas para candidatas ao Mestrado a serem preenchidas em 2021.2. O MINTER/Internacional é uma das contribuições de iniciativa de solidariedade e nucleação aos Programas de ensino, pesquisa e responsabilidade social na perspectiva nacional, regional e local do Peru.
 
15. CONFERÊNCIA, PALESTRA DE DP, DISCENTES E EGRESSOS EM EVENTOS NO EXTERIOR OU INTERNACIONAIS ITINERANTES NO BRASIL- Em 2019 a DP Maria Eliete e Visitante Sênior Antonieta Tyrrell participaram do XV Congresso Internacional FEPPEN, III Congresso Regional de Estudantes e XIII Congresso de Enfermagem Uruguaia, realizado em 12 de outubro a 18 de outubro de 2019 na cidade de Asunción/Uruguai, neste evento indicadas pelo COFEN, a DP Maria Eliete proferiu Conferência no Evento, intitulada: Importancia de la investigación en el posgrado, su contribución y desafíos.
 
16. CONFERÊNCIAS PROFERIDAS POR PESQUISADORES INTERNACIONAIS- Profa. Dra. Margareth Zancehtta - Associada da Daphne Cockwell School of Nursing, Ryerson University, Faculty of Community Services, no Canadá. Profa. Dra. Maria Alberta Garcia Jiménez (Profesora Investigadora de la Universidad Autonoma Metropolitana, UAM, México). Profa. Dra. Erika Mayela Caballero Muñoz (Professora e Representante do Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN) para América Latina – Chile). Profa. Dra Suzanne Hetzel Campbell (Professora e Investigadora da University of British Columbia, Vancouver/Canadá). Prof. Dr. José Ramón Martinez (Professor Titular do Departamento de Enfermagem Comunitária, Medicina Preventiva e Saúde Pública e História da Ciência da Universidade de Alicante - Espanha).
 
17. PRODUÇÃO DOS DP EM PARCERIA COM PESQUISADORES ESTRANGEIROS- O PPGEnf possui convênios/parcerias e projetos de pesquisa conjuntos em andamento, com as seguintes universidades: New York University – USA, por meio da Madeline A Naegle  (Diretora de Centro de Colaboração da Organização Mundial de Saúde na área de Saúde do Idoso; Universidad Cadernal Herrera Ceu de Valência y Universidade Europea de Valencia - Valencia – España por meio do Prof. Dr. Juan José Tirado Darder, de la; Universidade de Évora/Escola Superior de Enfermagem de S. João de Deus - Évora – Portugal por meio da Felismina Mendes e Maria do Céu Marques;  Escola Superior de Enfermagem de Coimbra- Coimbra- Portugal, por meio da Aida Maria de Oliveira Cruz Mendes.
 
18. REUNIÕES E VISITAS TÉCNICAS INTERNACIONAIS. ATIVIDADES TÉCNICO-CIENTÍFICAS (≥ 5DIAS) EM INSTITUIÇÕES ESTRANGEIRAS- PANAMÁ- Durante a XV Conferência Iberoamericana de Educação em Enfermagem promovida pela ALADEFE, no Panamá, de 21 a 27 de setembro de 2019, a DP Maria Eliete e Visitante Antonieta Tyrrell fizeram Visita Técnica no Instituto Confucio no Panamá. O Instituto foi criado na Universidade do Panamá com a Universidade de Estudos Internacionais de Beijing com a finalidade de promover estudos do idioma Madarín e aulas culturais chinesas. Também fizeram Visita Técnica, no período de 21 a 27 de setembro de 2019, no Instituto Latinoamericano da Comunicación Educativa (ILCE), no Panamá. O Instituto é um organismo internacional formado por 14 países (exceto o Brasil), dentre estes o Panamá.
 
19.PARTE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE DOCENTES DO PPGENF DE CIRCULAÇÃO INTERNACIONAL
Alessandra Kelly Freire Bezerra, Maria do Carmo Santos Ferreira, Natalia Maria Freitas E Silva Maia, Silvana Santiago Da Rocha, Erika Wanessa Oliveira Furtado Andrade. A sistematização da assistência de enfermagem (sae) na estratégia saúde da família (esf). International Journal of Development Research v. 09, Issue, 08, pp.29061-29067, 2019.
Mychelangela de Assis Brito, Maria Augusta Rocha Bezerra, Silvana Santiago Da Rocha, Karla Nayalle De Souza Rocha, Ruth Cardoso Rocha. Acidentes domésticos por queimaduras em crianças menores de cinco anos. International Journal of Development Research v. 09, Issue, 10, pp. 30732-30736, 2019.
Giovanna de Oliveira Liborio Dourado, Manoel Borges Da Silva Júnior, Daniela Costa Sousa, Francimar Sousa Marques, Anderson Fuentes Ferreira, Lidya Tolstenko Nogueira. Association between alcoholic beverages consumptionand sociodemographic conditions in people with leprosy. Biosci. J., Uberlândia, v. 35, n. 3, p. 967-976, 2019.
Thaissa de Araujo Ferreira Marques Santos, Samya Raquel Soares Dias, Priscila Martins Mendes, Maria Do Carmo Santos Ferreira, Ingrid Moura De Abreu, David Bernar Oliveira Guimaraes, Fernanda Valeria Silva Dantas Avelino. Avaliação do ambiente de trabalho da enfermagem na perspectiva de segurança do paciente. International Journal of Development Research v. 09, Issue, 09, pp. 29664-29668, 2019.
Camila Cavalcante Alves, Ruth Cardoso Rocha, Ingrid Moura De Abreu, Priscila Martins Mendes, David Bernar Oliveira Guimaraes, Maria Do Carmo Santos Ferreira, Fernanda Valeria Silva Dantas Avelino. Comunicação e cultura de segurança do paciente no ambiente cirúrgico: visão da enfermagem. International Journal of Development Research v. 09, Issue, 08, pp. 29301-29304, 2019.
Jefferson Abraao Caetano Lira, Lidya Tolstenko Nogueira, Julyanne Dos Santos Noleto, Ana Maria Ribeiro Dos Santos, Daniel De Macedo Rocha, Bianca Maria Aguiar De Oliveira. Diabetic foot tracking and monitoring strategies in nurse practice. International Journal of Development Research v. 09, Issue, 09, pp. 29743-29749, 2019.
Elaiane Dos Santos Silva Halley, Eliana Campelo Lago, Marcia Astres Fernandes, Maria Eliete Batista Moura, Camila Aparecida Pinheiro Landim Almeida. Elements of nurse training in the prevention of violence against the elderly. Ciencia y Enfermeria v. 25, pp. 7, 2019.
Priscilla Dantas Almeida, Telma Maria Evangelista De Araujo, Inara Viviane De Oliveira Sena, Augusto Cezar Antunes De Araujo Filho, Paulo De Tarso Moura Borges. Estudo epidemiológico da distribuição da tuberculose em um estado brasileiro. Sylwan, v. 163, p. 10, 2019.
Flavia Dayana Ribeiro Da Silveira, Herla Maria Furtado Jorge, Grazielle Roberta Freitas Da Silva, Cinara Maria Feitosa Beleza, Aline Raquel De Sousa Ibiapina. Evaluation of sexual function in women submitted to episiotomy in two brazilian cities. Sylwan, v. 163, p. 470-486, 2019.
Rosilane De Lima Brito Magalhaes, Laelson Rochelle Milanes Sousa, Elucir Gir, Marli Teresinha Gimeniz Galvao, Vanessa Moura, Carvalho De Oliveira, Renata Karina Reis. Factors associated to inconsistent condom use among sex workers. Rev. Latino-Am. Enfermagem. Rev. Latino-Am. Enfermagem. v. 27:e3226, 2019.
Artur Acelino Francisco Luz Nunes Queiroz, Álvaro Francisco Lopes de Sousa, Matheus Costa Brandão Matos, Telma Maria Evangelista de Araújo, Sandra Brignol, Renata Karina Reis, Elucir Gir & Maria Eliete Batista Moura. Factors associated with self-reported noncompletion of the hepatitis B vaccine series in men who have sex with men in Brazil. BMC Infectious Diseases, v.19, pp:335, 2019.
Márcia Teles de Oliveira Gouveia, Lívia Carvalho Pereira, Inez Sampaio Nery, Ivanilda Sepulveda Gomes, Flávia Dayana Ribeiro da Silveira and Herla Maria Furtado Jorge. Health education in the postpartum period: proposal for implementation of the nursing discharge plan. v. 09, Issue, 10, pp. 30322-30324, 2019
Afra Nathaly Ferreira Lopes, Jéssica Adelaide Freitas da Silva, Ingrid Moura de Abreu, Jéssica Pereira Costa, Márcia Teles de Oliveira Gouveia e Olívia Dias de Araújo. Notificações de acidentes ocupacionais com material biológico em um hospital público, International Journal of Development Research, v. 09, (08), 29295-29300, 2019.
Maria do Carmo Santos Ferreira, Alessandra Kelly Freire Bezerra, Fernanda Valéria Silva Dantas Avelino, Samya Raquel Soares Dias, Sâmara Gabriele Ferreira de Brito Mendes, Priscila Martins Mendes, Ingrid Moura de Sbreu e, Carolinne Maranhão Melo Marinho. Percepção dos técnicos de enfermagem acerca das metas internacionais de segurança do paciente, International Journal of Development Research, v. 09, n. 08, 29031-29035, 2019.
Augusto Cezar Antunes de Araujo, Silvana Santiago da Rocha e Márcia Teles de Oliveira Gouveia. Possibilities for the integrality of care the child in primary care. Revista Cubana de Enfermeria, v.35, n.1, 2019.
Laurianne de Sousa Coelho Silva, Daniella Mendes Pinheiro, Ingrid Moura de Abreu, Priscila Martins Mendes, Fernanda Valéria Silva Dantas Avelino, Ana Gabriela Silva Sá, Juliana Vieira Ramos, Pedro Vitor Mendes Santos, Esteffany Vaz Pierote, Dalívia Marta de Araújo Sá, Ava Fabian dos Anjos Lima, Tharcia Evaristo Soares de Carvalho, Francisca Maria Rodrigues de Sousa e Thamyres Vieira da Silva. Problemas e desafios no processo de capacitação de gestores em saúde: uma revisão de literatura, International Journal of Development Research, v. 09, n.10, 30253-30256, 2019.
Iolanda Gonçalves de Alencar Figueiredo, Emanuella Albuquerque de França Neres, Andressa Suelly Saturnino de Oliveira, Sanya Elayne Araújo Lima, Maria Joserlane Lima Borges Xavier, Fernanda Valéria Silva Dantas Avelino, Danila Barros Bezerra Leal, Shamia Beatriz Andrade Nogueira, Ana Paula Fragoso de Freitas e Anizielly Maria de Jesus Ferreira dos Santos. Profile of adolescents deprived of their liberty and offenses committed, International Journal of Development Research, v. 09, n.09, 30408-30412, 2019.
Nalma Alexandra Rocha de Carvalho, Simone Santos e Silva Melo, Márcia Teles de Oliveira Gouveia, Lilian Machado Vilarinho de Moraes, José Diego Marques Santos, Raiana Soares de Sousa Silva. Quality of nursing care in a maternal intensive care unit, v.55, 2019.
Elaine Cristina Carvalho Moura, Magno Batista Lima, Aida Maris Peres, Maria Eliete Batista Moura, Francisca Das Chagas Sheyla Almeida Gomes Braga. Relationship between the implementation of primary nursing model and the reduction of missed nursing care. J Nurs Manag., 00:1–10, 2019.
Rosalina Aparecida Partezani Rodrigues, Ana Maria Ribeiro dos Santos, Maria de Lourdes de Farias Pontes, Edilene Araújo Monteiro, Jack Roberto Silva Fhon, Alisson Fernandes Bolina, Vanessa Costa Almeida, Luipa Michele Silva. Report of multiple abuse against older adults in three Brazilian cities. PLoS ONE v. 14, n. 2, pp:e0211806, 2019.
Layze Braz de Oliveira, Artur Acelino Francisco Luz Nunes Queiroz, Christefany Régia Braz Costa, Rosilane de Lima Brito Magalhães, Telma Maria Evangelista de Araújo, Renata Karina Reis. Sexual partnerships of people living with HIV / Aids: sexual orientation, sociodemographic, clinical and behavioral aspects. Enfermería Global. v.54, 2019.
Marcia Astres Fernandes, Joyce Soares E Silva, Carliane Da Conceicao Machado Sousa, Ana Gabriela Silva Sa, Ellen Adria Soares Monteiro, Ana Livia Castelo Branco De Oliveira, Aline Raquel De Sousa Ibiapina. Suicide Prevention: University Students Conception. Enfermería Universitaria, v.16, n.4, 2019.
Guilherme Guarino de Moura Sá, Fernanda Lorrany Silva, Ana Maria Ribeiro dos Santos, Julyanne dos Santos Nolêto, Márcia Teles de Oliveira Gouveia, Lídya Tolstenko Nogueira. Technologies that promote health education for the community elderly: integrative review. Rev. Latino-Am. Enfermagem, v.27, n.e3186, 2019.
Jose Francisco Ribeiro, Jefferson Abraao Caetano Lira, Maria Do Livramento Fortes Figueiredo, Andre Luis Menezes Carvalho, Lidya Tolstenko Nogueira, Ana Maria Ribeiro Dos Santos, Julyanne Dos Santos Noleto, Rutielle Ferreira Silva. Topical phytotherapies for pain and inflammation control in elderly people with osteoarthritis: an integrative review. Sylwan, v. 163, p. 294-312, 2019.
Benevina Maria Vilar Teixeira Nunes, Jordana Fonseca Reis, Elizabeth Soares Oliveira De Holanda Monteiro, Roberta Dos Santos Avelino, Bruna Sabrina De Almeida Sousa, Ruth Cardoso Rocha. Training of Nursing Technicians for the Unified Health System. Sylwan, v. 163, p. 30-43, 2019.
Artur Acelino Francisco L.N. Queiroz, Alvaro Francisco Lopes de Sousa, Sandra Brignol, Telma Maria Evangelista Araújo, Renata K. Reis. Vulnerability to HIV among older men who have sex with men users of dating apps in Brazil. Braz J Infect Dis [online]. v.23, n.5, pp.298-306, 2019.
Oliveira; D. M.; Pereira, N.; Costa, J. P.; Fernandes, Márcia Astrês; Gouveia, M. T. O.Afastamento do trabalho por transtornos mentais e comportamentais entre profissionais de enfermagem. CUIDARTE. , v.10, p.1 - 11, 2019.
Rocha, C. B.; Fontenele, G. M. C.; Macedo, M. S.; Carvalho, C. M. S.; Fernandes, M. A.; Veras, J. M. M. F.; Silva, J. S. E.Sentimentos de mulheres submetidas à mastectomia. CUIDARTE. , v.10, p.1 - 11, 2019.
 
20. CAPÍTULOS DE LIVROS PUBLICADOS EM LIVRO INTERNACIONAL
 
Fernandes, M. A.; Nascimento, F. Z. F. O.; Oliveira, S. S.; Silva, J. S. E.; Carvalho, R. J.; Seabra, L. O. A saúde nos processos de trabalho em telemarketing. In: A saúde nos processos de trabalho em telemarketing.01 ed.Leiria-Portugal: ASVDS – Associação Vertentes e Desafios da Segurança, 2019, v.01, p. 138.ISBN: 978-989-54590-4-9
 
Fernandes, M. A.; Nascimento, F. Z. F. O.; Oliveira, S. S.; Silva, J. S. E.; Carvalho, R. J.; Seabra, L. O. Legislação e a vigilância em saúde do trabalhador In: Legislação e a vigilância em saúde do trabalhador.01 ed.Leiria-Portugal: ASVDS – Associação Vertentes e Desafios da Segurança, 2019, v.01, p. 122-129. ISBN: 978-989-54590-4-9
 
Fernandes, M. A.; Nascimento, F. Z. F. O.; Oliveira, S. S.; Silva, J. S. E.; Carvalho, R. J.; Seabra, L. O. Organização e processo de trabalho na saúde do trabalhador. In: Organização e processo de trabalho na saúde do trabalhador..01 ed.Leiria-Portugal: ASVDS – Associação Vertentes e Desafios da Segurança, 2019, v.01, p. 130-137. ISBN: 978-989-54590-4-9
 
Evellyn Stefanne Bastos Marques, Márcia Teles de Oliveira Gouveia , Maria Lúcia do Carmo Cruz Robazzi, , Girlene Ribeiro da Costa, , Ana Maria Ribeiro dos Santos, Márcia Astrês Fernandes, Larissa de Oliveira Seabra. . Perfil e alterações de saúde em docentes universitários de Enfermagem. In: Perfil e alterações de saúde em docentes universitários de Enfermagem..01 ed.Leiria-Portugal: ASVDS – Associação Vertentes e Desafios da Segurança, 2019, v.01, p. 165-.175. ISBN: 978-989-54590-4-9
 
Destaca-se no contexto internacional o aumento da produção científica e tecnológica dos DPs, DCs e Visitante percebida por meio do H-INDEX na Scopus e Web of Science (WoS), considerando que 08 (53,3%) dos DPs do Programa possuem índice H na Scopus e WoS ≥4 e 14 (93,3) dos DPs possuem índice H na Scopus e WoS ≥3 na SCOPUS E/OU WEB OF SCIENCE.
 
OS ÍNDICES H NA SOCOPUS E WEB OF SCIENCE (WoS) DOS DPs DO PPGENF, ASSIM COMO SEUS ORCIDS ESTÃO DESTACADOS ABAIXO:
 
1. DP Maria Eliete Batista Moura - Scopus = 7, WoS = 9, orcid.org/0000-0003-3095-9506
2. DP Telma Maria Evangelista de Araújo - Scopus = 8, WoS = 7, orcid.org/0000-0001-5628-9577
3. DP Claudete Ferreira de Souza Monteiro - Scopus = 7, WoS = 5, orcid.org/0000-0003-0902-3340
4. DP Lidya Tolstenko Nogueira - Scopus = 6, WoS = 5, orcid.org/0000-0003-4918-6531
5. DP Elaine Maria Leite Rangel Andrade - Scopus = 5, WoS = 4, orcid.org/0000-0002-1772-7439
6. DP Maria do Livramento Fortes Figueiredo - Scopus = 3, WoS = 5, orcid.org/0000-0003-4938-2807
7. DP Ana Maria Ribeiro dos Santos - Scopus = 4, WoS = 3, orcid.org/0000-0002-5825-5335
8. DP Grazielle Roberta Freitas da Silva - Scopus = 1, WoS = 6, orcid.org/0000-0002-0402-6801
9. DP Benevina Maria Vilar Teixeira Nunes - Scopus = 3, WoS = 3, orcid.org/0000-0001-8233-815X
10. DP Márcia Astrês Fernandes - Scopus = 3, WoS = 3, orcid.org/0000-0001-9781-0752
11. DP Rosilane de Lima Brito Magalhães - Scopus = 3, WoS = 3, orcid.org/0000-0001-9695-1350
12. DP Andreia Rodrigues Moura da Costa Vale - Scopus = 2, WoS = 3, orcid.org/0000-0002-2706-0711
13. DP Fernanda Valéria Silva Dantas Avelino - Scopus = 1, WoS = 3, orcid.org/0000-0002-9835-6034
14. DP Silvana Santiago da Rocha - Scopus = 1, WoS = 3, orcid.org/0000-0002-1325-9631
15. DP Marcia Teles de Oliveira Gouveia - Scopus = 2, WoS = 1, orcid.org/0000-0002-2401-4947
 
OS ÍNDICES H NA SOCOPUS E WEB OF SCIENCE (WoS) DOS DCs E PROFESSORA VISITANTE DO PPGENF, ASSIM COMO SEUS ORCIDS ESTÃO DESTACADOS ABAIXO:
 
Destaca-se no contexto internacional o aumento da produção científica e tecnológica dos DCs e Professora Visitante percebida por meio dos índices H na Scopus e Web of Science (WoS), considerando que 02 (50%) dos DCs e Visitante do Programa possuem índice H na Scopus e WoS ≥ 4.
 
DC Daniela Reis Joaquim de Freitas - Scopus = 2, WoS = 7, orcid.org/0000-0002-5632-0332
Professora Visitante Maria Antonieta Rubio Tyrrell - Scopus = 4, orcid.org/ 0000-0002-1885-6865
DC Inez Sampaio Nery - Scopus = 6, WoS = 2, orcid.org/0000-0001-7820-0991
DC Fernando Lopes e Silva Junior - Scopus = 3, WoS = 0, orcid.org/0000-0002-0273-6738
 
Durante o quadriênio, a mobilidade internacional de Docentes, Discentes e Egressos em parceria com instituições estrangeiras tem ocorrido por meio de convênios e projetos em andamento que resultaram em diversas atividades em conjunto com pesquisadores estrangeiros de Instituições de diversos países. Muitas ações/atividades nesse sentido tem sido implementada, como:
 
ACORDO DE COOPERAÇÃO COM A UNIVERSIDADE DE ÉVORA – PORTUGAL E PARCERIA COM A UNIVERSIDAD CEU CARDENAL HERRERA – ESPANHA
 
O PPGEnf ampliou e fortaleceu o processo de internacionalização desde 2017 e neste caso por meio do Acordo de Cooperação Técnica assinado entre a Universidade Federal do Piauí (UFPI), Piauí – Brasil e a Universidade de Évora – Portugal. Nesta proposta foram pactuadas atividades destinadas aos pesquisadores/docentes, discentes de graduação e pós-graduação em estudos, pesquisas e eventos das instituições envolvidas. O cronograma deste plano executado em 2019, com a realização de diversas atividades envolvendo docentes, discentes e Egressos do Programa, como: Desenvolvimento do Projeto intitulado: Boas práticas e inovação tecnológica na atenção a segurança a saúde do adulto e do idoso, com o objetivo de promover a Internacionalização do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFPI, com foco nas boas práticas e inovação tecnológica na atenção a segurança a saúde do adulto e dos idosos, por meio da parceria entre o Brasil, Espanha e Portugal; formar e qualificar docentes, discentes e pesquisadores de alto nível, proporcionando ao programa de pós-graduação stricto sensu condições adequadas ao desenvolvimento de suas atividades e promover o intercâmbio, convênios e parcerias com Programas de Pós-Graduação nacionais para o favorecimento de ações conjuntas voltadas para o ensino, pesquisa e extensão. Produtos propostos - Elaboração de artigo científico com os resultados da pesquisa; curso de curta duração sobre segurança do paciente; realização de palestras pelos professores convidados sobre boas práticas para segurança do paciente; participação dos professores convidados em bancas de qualificação e defesa no PPGEnf da UFPI e participação dos professores convidados em disciplinas do PPGEnf da UFPI. IES participantes - Universidade Federal do Piauí - Brasil; - Universidad Ceu Cardenal Herrera – Espanha - Universidade de Évora – Portugual. Membros - Maria Eliete Batista Moura - Universidade Federal Do Piauí - Brasil; Juan José Tirado Darder - Universidad Ceu Cardenal Herrera – Espanha - Maria do Céu Pinto Marques- Universidade de Évora – Portugal. Organização de Eventos no exterior ou internacionais itinerantes, realizados em conjunto - IX Fórum Internacional de Saúde, Envelhecimento e Representações Sociais, realizado na Universidade Federal da Paraíba, integrando a Programação Cientifica com Simpósios e Conferências sobre o Tema Central: Saúde, Educação, Envelhecimento e Representações Sociais, no período de 24 a 26 de abril de 2019.
 
DP COMO VISITANTE OU CONVIDADA PARA ATIVIDADES TÉCNICO-CIENTÍFICAS, ESTÁGIO (≥ 5 DIAS) EM INSTITUIÇÕES ESTRANGEIRAS
PANAMÁ
Durante a XV Conferência Iberoamericana de Educação em Enfermagem promovida pela Associação Latina Americana de Escolas e Faculdades de Enfermagem (ALADEFE), no Panamá, no período de 21 a 27 de Setembro de 2019, a DP Maria Eliete Batista Moura e a Professora Visitante Maria Antonieta Rubio Tyrrell do PPGEnf da UFPI e a DP Antônia Leda Oliveira Silva, da Universidade Federal da Paraíba – UFPI – Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Gerontologia fizeram Visita Técnica no Instituto Confúcio no Panamá. O Instituto foi criado na Universidade do Panamá com a Universidade de Estudos Internacionais de Beijing com a finalidade de promover estudos do idioma Madarín e aulas culturais chinesas. O Instituto Confúcio é uma organização educativa pública sem fins lucrativos vinculado ao Ministério da Educação da República Popular da China e tem como finalidade promover o idioma mandarín, cultura chinesa e ensino em nível internacional e facilitar intercâmbios culturais.
 
A DP Maria Eliete Batista Moura e a Professora Visitante Maria Antonieta Rubio Tyrrell do PPGEnf e a DP Antônia Leda Oliveira Silva, da Universidade Federal da Paraíba – UFPI – Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Gerontologia fizeram Visita Técnica, no período de 21 a 27 de setembro de 2019, no Instituto Latinoamericano da Comunicación Educativa (ILCE). O Instituto é um organismo internacional formado por 14 países (exceto o Brasil), dentre estes o Panamá. O instituto tem como objetivo contribuir em projetos educativos e sociais com a finalidade de fazer acessível a educação para toda população e melhorar a qualidade de vida das pessoas, comunidade, sociedades e países. Tem como missão propor, articular e impulsionar iniciativas e projetos de comunicação educativa de vanguarda que possa gerir experiências de aprendizagem significativas.
 
Essas atividades foram programadas pela Diretora da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Panamá, no sentido de suscitar o interesse e conhecimento de duas instituições da Universidade do Panamá para possibilitar futuros planejamentos de vinculação e atuação do PPGEnf e do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Gerontologia da UFPB, na perspectiva latino-americana.
 
ANGOLA/LUANDA
 
A Profa. Visitante do PPGEnf da UFPI, Maria Antonieta Rubio Tyrrell fez uma Visita Técnica no período de 11 a 17, de Janeiro de 2020, na Universidade Jean Piaget, em Luanda. Essa IES foi criada em 1999 com apoio da UNESCO e trata-se de uma Instituição de Ensino Superior de Angola, IES privada de caráter associativo que ministra 16 Cursos de Licenciatura (Bacharelato) e 05 de Mestrado, exceto de Enfermagem. Tem como missão promover a criação, transmissão e difusão da cultura do saber, da ciência e da tecnologia através da articulação entre o estudo, a docência e a investigação científica. A estratégia correspondeu à assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre o COFEN e a Ordem dos Enfermeiros de Angola (ORDENFA) e posteriormente um Termo Aditivo entre o COFEN, ORDENFA e Universidades Brasileiras, UNIRIO e a UFPI. No Termo assinado consta a necessidade de apoio para o desenvolvimento e fortalecimento da ORDENFA e qualificação dos profissionais de Enfermagem para Mestrado e Doutorado. Nessa oportunidade a Professora Visitante Maria Antonieta Rubio Tyrrell, representou por delegação oficial a Coordenação do PPGEnf na perspectiva de programar vagas para os cursos requeridos em 2021.
 
 
URUGUAY
 
No contexto do processo de internacionalização do PPGEnf com os países do MERCOSUL, com o apoio do Conselho Federal de Enfermagem – COFEN e do Conselho Regional de Enfermagem do Mercosul – CREM (Países integrantes: Argentina, Brasil – Presidente do CREM, Uruguay e Paraguay) e durante o XV Congresso Internacional da Federação Panamericana de Profissionais de Enfermagem (FEPPEN), III Congresso Regional de Estudantes e XIII Congresso de Enfermagem do Uruguay, a DP Maria Eliete Batista Moura e a Professora Visitante Maria Antonieta Rubio Tyrrell fizeram Visita Técnica, no período de 12 a 18 de outubro de 2019 em Asunción, Uruguay, ao Colegio de Enfermeras del Uruguay, CEU, vinculado ao Consejo Internacional de Enfermeras (CIE) y al Federación Panamericana de Profesionales de Enfermería (FEPPEN) y al Consejo Regional de Enfermería del Mercosul (CREM). Na visita estavam presentes a Presidente Del CEU, Dra. Silvia Desteffano, que nos apresentou a Instituição missão, visão, programas e projetos e enfatizou a necessidade de formação e qualificação em nível de Mestrado e Doutorado. A estratégia correspondeu à assinatura de um Termo de Cooperação do COFEN com os Presidentes do CREM e duas Universidades Brasileiras, UNIRIO e a UFPI. No PPGEnf da UFPI foi aprovado o Edital de convocação para os Cursos de Mestrado e Doutorado, em 18 de Setembro de 2019, com a oferta de 03 vagas para o mestrado e 03 vagas para o Doutorado para candidatos do Uruguay. Com previsão de oferecimento de mais 06 vagas para o Paraguay em 2020 e 06 vagas para a Argentina em 2021, conforme Ata da Reunião do CREM, durante o 22º Congresso Brasileiro de Enfermagem do COFEN (CBCENF) em Foz do Iguaçu no Paraná. No Resultado final do processo seletivo, para ser implementado em 2020.1, foram aprovadas e classificadas duas (02) candidatas para o Mestrado: Maria Esperanza Oliveira Delgado e Eliana Soledad Eulacio Aulet (Linha 1 – Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem). E para o Doutorado foram aprovadas e classificadas três (03) candidatas: Silvia Mary Calveira Gallo e Neris Violeta Gonzales Peres (Linha 1 – Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem) e ainda, Maria Cecilia de Souza Cruz (Linha 2 – Politicas e Práticas Socioeducativas em Enfermagem).
 
DP QUE RECEBERAM VISITANTES OU CONVIDADOS ESTRANGEIROS EM ATIVIDADES DE PESQUISA E/OU ENSINO DA PÓS-GRADUAÇÃO
CANADÁ
 
Em 06 de Agosto de 2019, no Auditório da Pós-Graduação, uma parceria, de caráter internacional, contou com a presença da Profa. Dra. Margareth Santos Zanchetta - Associada da Daphne Cockwell School of Nursing, Ryerson University, Faculty of Community Services, do Canada. A renomada Docente ministrou a Conferencia, intitulada: ´´O modelo de Promoção de Saúde do Canadá e Relatos de Experiências sobre Produção e Publicação de Artigos em Periódicos Internacionais´´. A Professora Zancetta participou também de uma reunião com o Corpo Docente do PPGENF na qual apresentou os programas de pesquisa, mobilidade, intercambio e de cooperação técnica do Daphne Cockwell School of Nursing, Ryerson University, Faculty of Community Services, no Canadá e como participar deles. Para 2020, na perspectiva de dar continuidade ao estabelecimento de colaboração internacional entre o PPGEnf da UFPI e a Ryerson University, está programado um Curso, intitulado: ´´Updating Knowledge to Redefine Healthcare Team Actions`` que será ministrado em setembro/outubro de 2020 na UFPI para Mestrandos, Doutorandos e Discentes da Graduação em Enfermagem e elaborar um plano de trabalho visando uma Proposta de Cooperação Técnica entre a UFPI e Ryerson University, Faculty of Community Services, do Canadá. O objetivo do curso é capacitar discentes da pós-graduação e graduação e profissionais da atenção básica na Rede Colaborativa de Pesquisa Brasil-Canadá sobre Promoção em Saúde. Essa proposta suscita um ambiente propício para a função de pesquisadores e mobilidade acadêmica entre canadenses e brasileiros nas dimensões do Ensino, Pesquisa e Extensão.
 
DP CONFERENCISTAS OU PALESTRANTES EM EVENTOS CIENTÍFICOS NO EXTERIOR
URUGUAY
 
A DP Maria Eliete Batista Moura foi Palestrante em sessão paralela sobre Educação e Biopolítica, tema abordado: Importancia de La Investigación en ell pré grado, su contribución y desafios, no XV Congreso de La Federación Panamericana de profesionales de Enfermería (FEPPEN) e XIII Congreso Del Colegio de Enfermeros Del Uruguay. Apoio COFEN/Brasil. Asunción, Uruguay, 12 a 18 de Outubro de 2019.
 
A Professora Visitante Sênior, Maria Antonieta Rubio Tyrrell foi palestrante em sessão paralela sobre Educación e Biopolítica, com o tema: ´´Vínculo y transferência de formación acadêmica em La práctica Clínica``no XV Congreso de La Federación Panamericana de profesionales de Enfermería (FEPPEN) e XIII Congreso Del Colegio de Enfermeros Del Uruguay. Apoio COFEN/Brasil. Asunción, Uruguay, 12 a 18 de Outubro de 2019.
 
DP E/OU SEUS ORIENTANDOS QUE TIVERAM PARTICIPAÇÃO (APRESENTAÇÃO ORAL DE TRABALHO EM EVENTOS CIENTÍFICOS NO EXTERIOR)
PANAMÁ
 
Agostinho Antônio Cruz Araújo, Discente do sexto (6º) período do Curso de Graduação de Enfermagem da UFPI participou juntamente com as DPs Benevina Maria Vilar Teixeira Nunes, Grazielle Roberta Freitas da Silva, Maria Eliete Batista Moura e Professora Visitante Maria Antonieta Rubio Tyrrell, do VI Encontro Ibero-americano de Estudantes, no período de 22 a 27 de Setembro de 2019, no Panamá, promovido pela Asociación Latinoamericana de Escuelas y Facultades de Enfermería vinculada a Unión de Universidades de Latino América e Caribe – ALADEFE/UDUAL e apresentou o trabalho intitulado: Grupo de Pesquisa como ferramenta na formação do estudantes de Enfermagem no referido Evento.
 
PORTUGAL
 
Larissa de Oliveira Seabra, Mestranda do ISEC (Lisboa-Portugal) , orientanda da Profa. Márcia Astrês Fernandes participou do Evento: Vertentes e Desafios da Segurança, no período de 24 a 26 de outubro de 2019, em Leiria-Portugal, e apresentou os trabalhos: 1. ´´A saúde nos processos de trabalho em telemarketing``; 2.´´Legislação e a vigilância em saúde do trabalhador`` e 3. Organização e processo de trabalho na saúde do trabalhador, de autoria de: Fernandes, M. A.; Nascimento, F. Z. F. O.; Oliveira, S. S.; Silva, J. S. E.; Carvalho, R. J.; Seabra. Além do trabalho intitulado: Perfil e alterações de saúde em docentes universitários de Enfermagem; proveniente do TCC de autoria de Evellyn Stefanne Bastos Marques, orientado pela DP Márcia Teles de Oliveira Gouveia e como co-autores Maria Lúcia do Carmo Cruz Robazzi, Girlene Ribeiro da Costa, Ana Maria Ribeiro dos Santos, Márcia Astrês Fernandes, Larissa de Oliveira Seabra.
 
ATUAÇÃO DO PPGEnf DA UFPI VISANDO ALAVANCAR A PÓS-GRADUAÇÃO EM PAÍSES COM MENOR DESENVOLVIMENTO NA PÓS-GRADUAÇÃO
 
ASSESSORIA PARA A FORMULAÇÃO DE CURSOS NOVOS NO EXTERIOR
REGIÃO DO MERCOSUL: Por meio de um Termo Aditivo assinado pelo COFEN (Brasil na condição de Presidente da Região) com os países do MERCOSUL (Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai) e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Universidade Federal do Piauí (UFPI), o PPGEnf da UFPI assumiu o compromisso de colaborar com a qualificação de profissionais de enfermagem, em nível de Mestrado e Doutorado, dos Conselhos Regionais dos países que integram o Conselho Regional de Enfermagem do MERCOSUL – CREM. A proposta do PPGEnf abrangeu um cronograma para o período de 2020, 2021, e 2022. A oferta de vagas ficou definida no Edital Nº 04/2019 – UFPI/CCS/PPGENF de inscrição, seleção e matrícula para o PPGEnf, para seis (06) vagas, sendo três (03) de Mestrado e três (03) de Doutorado. A distribuição de vagas foram, inicialmente, preenchidas pelo Uruguai em 2020; Paraguai em 20121 e Argentina em 2022. A distribuição das vagas constou da seguinte forma: 17 (dezessete) vagas para o Mestrado de ampla concorrência foram distribuídas segundo os orientadores disponíveis em cada uma das linhas de pesquisa: Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem 09 (nove) vagas e Políticas e Práticas Sócio-Educativas de Enfermagem 08 (oito).As 17 (dezessete) vagaspara o Doutorado de ampla concorrência foram distribuídas segundo os orientadores disponíveis, em cada uma das linhas de pesquisa: Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem 09 (nove) vagas e Políticas e Práticas Socioeducativas em Enfermagem 08 (oito) vagas.
 
As 03 (três) vagas para o Mestrado, dos candidatos dos países que integram o Conselho Regional de Enfermagem do MERCOSUL - CREM: Argentina, Uruguai e Paraguai, serão distribuídos segundo os orientadores disponíveis em cada uma das linhas de pesquisa: Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem 02 (duas) vagas e Políticas e Práticas Sócio-Educativas de Enfermagem 01 (uma) vaga. As 03 (três) vagas para o Doutorado dos candidatos dos países que integram o Conselho Regional de Enfermagem do MERCOSUL - CREM: Argentina, Uruguai e Paraguai, serão distribuídos segundo os orientadores disponíveis em cada uma das linhas de pesquisa: Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem 02 (duas) vagas e Políticas e Práticas Sócio-Educativas de Enfermagem 01 (uma) vaga.
 
PROJETOS DAS ALUNAS DE MESTRADO E DOUTORADO DE URUGUAY PARA DESENVOLVIMENTO EM 2020/2022
 
1. Mestrado: Perfil de fatores estressores presentes nos Enfermeiros de serviços de urgência Licenciada en Enfermagem ELIANA SOLEDAD EULACIO AULET - Linha 1 – Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem.
2. Doutorado: Gestão de recursos humanos na busca de liderança cuidando ao equipo de saúde, satisfação laboral, em pro, dos cuidados e serviços seguros e humanizados. - Mg SILVIA MARY CALVEIRA GALLO – Linha 1 – Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem.
3. Doutorado: Estudo da percepção do pessoal de Enfermagem e pacientes em relação a segurança do cuidado de saúde. - NERIS GONZALEZ PEREZ – Linha 1 Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem.
4. Doutorado: Educação Superior em Enfermagem: análise comparativo do grau entre Espanha e Uruguay. – Mg. MARIA CECILIA DE SOUZA CRUZ - Linha 2 – Políticas e Práticas Socioeducativas em Enfermagem.
 
PARAGUAY
 
A seleção de candidatos do Paraguay será realizada em 2020.2 conforme publicação que será definida no Edital abrangendo seis (06) vagas: 03 (três) para o Doutorado e 03 (três) para o Mestrado.
 
ARGENTINA
A seleção de candidatos da Argentina será realizada em 2021.2 conforme publicação que será definida no Edital abrangendo seis (06) vagas: 03 (três) para o Doutorado e 03 (três) para o Mestrado.
 
 
PARCERIA EM ENSINO, PESQUISA E ORIENTAÇÃO EM PAÍSES COM MENOR GRAU DE DESENVOLVIMENTO NA PÓS-GRADUAÇÃO (SEM PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU OU COM MESTRADO E/OU DOUTORADO EM FASE DE ESTRUTURAÇÃO OU NÃO CONSOLIDADO)
PERU – MINTER INTERNACIONAL
 
O PPGEnf da UFPI, enquanto instituição promotora propôs um MINTER INTERNACIONAL para o Peru por meio de convênio assinado entre os Reitores da UFPI/Piauí/Brasil e da Universidade Privada Antenor Orrego (UPAO/Trujillo/Perú), em que consta a previsão de 10 vagas para candidatas ao Mestrado a serem preenchidas em 2020.2. O MINTER/Internacional é uma das contribuições de iniciativa de solidariedade e nucleação aos Programas de ensino, pesquisa e responsabilidade social na perspectiva nacional, regional e local do Peru. O MINTER se justifica, considerando que: a Universidade Federal do Piauí (UFPI) está comprometida com a implantação do MINTER aprovado conforme Resolução Nº 136/19, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPI, que irá fortalecer a internacionalização do PPGEnf na América Latina, neste caso em um país da região andina (Peru). A UFPI dispõe da infraestrutura com instalações físicas, laboratórios, biblioteca, recursos de informática essenciais para o adequado funcionamento do MINTER; o número de 15 DP no PPGEnf, todos com tempo integral na instituição, é suficiente para dar sustentação às atividades do curso, considerado o número de 10 (dez) vagas previstas; a experiência de orientação articulação dos DP nas disciplinas projetos de pesquisa e extensão; os DP são pesquisadores com maturidade científica, demonstrada pela sua produção nos últimos 05 (cinco) anos, e com nível de integração que permite o adequado desenvolvimento dos projetos de pesquisa e das atividades de ensino e orientação previstas. A instituição receptora, Universidad Privada Antenor Orrego – UPAO, localizada na região norte do Peru na cidade de Trujillo, estado de La Libertad, possui o Curso de Graduação em Enfermagem criado em 1998 e já formou mais de 1.000 Enfermeiros. Este curso é atualmente Licenciado (autorizado) pela Superintendência Nacional de Educação Superior Universitária do Peru (SUNEDU). A UPAO possui um quadro de 46 Docentes e necessita de qualificação profissional em nível de Mestrado Acadêmico. O MINTER tem como objetivos viabilizar a formação de Mestres em Enfermagem fora do Brasil e fortalecer a internacionalização do PPGEnf da UFPI; contribuir para o fortalecimento da instituição estrangeira atendida; favorecer o intercâmbio cultural e de idiomas; desenvolver projetos de pesquisa que respondam às necessidades do país e ampliem o comprometimento das instituições com o desenvolvimento na área; contribuir para que a IES receptora, crie e reforce a pós-graduação contribuindo para o fortalecimento das vocações para a pesquisa, incentivando a participação de bolsistas de iniciação científica no projeto do mestrando e, aumentando as parcerias para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e da produção científica entre as IES promotora e receptora.
 
COLOMBIA
 
Em 28 de Junho e em 07 de agosto de 2019, por ocasião de o PPGENF/UFPI ter matriculado no Curso de Mestrado o Discente Luis Fernando Penagos Cubillos, graduado pela Universidad Nacional da Colômbia, com bolsa inicial na mobilidade acadêmica pelo setor Internacional da UFPI e posteriormente com bolsa da CAPES, se iniciou um processo de comunicação com a Universidade Nacional da Colômbia (UNC) com a Profª. Sonia Patricia Carreño Moreno – Professora de Saúde do Idoso – e Professora da Faculdade de Enfermagem da Universidad Nacional de Colômbia que tomou conhecimento nesta oportunidade de que o referido Discente continuaria nessa área de especialidade sob orientação da DP Maria do Livramento Fortes de Figueiredo (PPGEnf). Neste sentido convidamos a participar, a Profª. Carreño como co-investigadora, de um projeto intitulado: Estudo situacional dos idosos dependentes que residem com suas famílias: um estudo comparativo; este projeto está inserido na Pesquisa Multicêntrica coordenada, em nível nacional, pela Profª Emérita da FIOCRUZ da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) Drª MARIA CECÍLIA DE SOUZA MINAYO e pela DP Maria do Livramento Fortes de Figueiredo, em nível local (Piauí). O Estudo em espanhol denomina-se: Estudio situacional de los adultos mayores dependientes que viven con sus familias: un estudio comparativo. A participação da Profª. Carreño implicará na coleta de dados de 116 participantes, os quais representam 70 cuidadores principais, adultos maiores com dependência que possam responder a entrevista, 35 cuidadores formais, 04 profissionais de saúde e 07 gestores de saúde e produção de artigos científicos com revisões de literatura. A Profª Carreño aceitou participar como Co-Pesquisadora, Co-Orientadora e membro da Banca Examinadora da Dissertação do Mestrando Luis Fernando Penagos Cubillos. E no momento a UFPI encaminhou Termo de Cooperação Técnica que entre si celebrarão a UFPI e a UNC declarado de interesse por ambas IES.
 
LUANDA/ANGOLA
 
Um Acordo de Cooperação Técnica foi formalizado no dia 16/01/2020 entre a Ordem dos Enfermeiros de Angola (ORDENFA) e o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), com a finalidade de reforçar as relações e o intercâmbio técnico-profissional. Esse Acordo de Cooperação visa a estruturação da ORDENFA com relação as suas atividades finalísticas bem como a articulação para formação e qualificação dos enfermeiros angolanos em níveis de graduação e pós-graduação com as universidades brasileiras e a troca de experiências entre os enfermeiros em vários níveis de Angola e do Brasil. A cerimônia foi realizada no anfiteatro do Hotel Monaliza, em Luanda, e contou com a presença dos 18 Conselhos Provinciais de Enfermagem de Angola, representados pelos seus presidentes, de vários diretores de unidades sanitárias de Luanda e militares ligados a direção de saúde das Forças Armadas Angolanas. O ato foi presidido pelo Secretário de Estado da Saúde de Angola, Dr. Franco Cazembe Mufinda, que representou a Ministra da Saúde, Dra. Sílvia Lutukuta, que na ocasião, anunciou que o Ministério vai criar o Conselho Nacional de Saúde, que visa traçar políticas de fomento a formação diferenciada no setor da saúde. O Dr. Franco Cazembe Mufinda manifestou a disponibilidade do Ministério em apoiar o acordo com bolsas e outros recursos necessários. O Dr. Manoel Carlos Neri da Silva, Presidente do COFEN, informou que realizará a articulação com as universidades brasileiras e anunciou que a Professora Visitante do PPGEnf da UFPI, Maria Antonieta Rubio Tyrrell, estava por delegação, representando a Coordenadora do PPGEnf/UFPI, DP Maria Eliete Batista Moura. O PPGEnf se dispôs a receber enfermeiros angolanos para a formação em licenciatura e pós-graduação, mestrado e doutorado nas áreas requeridas pela ORDENFA, cabendo a Angola garantir as bolsas para a formação e demais custos necessários. O Dr. Paulo Luvualo, Bastonário da Ordem dos Enfermeiros de Angola, destacou a importância do Acordo de Cooperação para o desenvolvimento do setor da saúde e enfermagem angolana, já que os enfermeiros representam mais de 60% do pessoal de saúde e há necessidade de uma formação diferenciada para atender melhor a sociedade. O Dr. Paulo Luvualo relatou também que o país conta apenas com 32 enfermeiros pós-graduados em Enfermagem, e que esses profissionais estão ligados majoritariamente ao ensino. Urge, no entanto, a necessidade de formação de mais quadros neste nível, enquadra-los na assistência, garantindo assim um desempenho mais eficaz do serviço de saúde para a população. Na oportunidade a equipe do COFEN liderada pelo seu Presidente visitou a Universidade Jean Piaget – uma das Universidades (apoio da UNESCO) que forma Enfermeiros no país.
 
A internacionalização no PPGEnf está em processo de ampliação e consolidação e envolve Docentes, Discentes, Egressos e pessoal Técnico Administrativo. A inserção no Programa de Internacionalização da UFPI tem estimulado a todo o corpo Docente do PPGEnf no sentido de alcançar as Metas do PDI para Internacionalização da Pós-graduação da IES. Nesse sentido, 15 DPs do Programa (100%) possuem Projeção Internacional, com o desenvolvimento de atividades importantes com Instituições e pesquisadores de 09 (nove) países da América Latina (Argentina, Uruguay, Paraguay, Peru, Panamá), Europa (Portugal e Espanha), África (Angola) e Canadá.

 

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 18/04/2024 06:46