Presentation

O Aplicativo para Propostas de Novos Cursos de Pós-Graduação (APCN) em GEOGRAFIA foi enviado a CAPES para avaliação em junho de 2010, tendo sido aprovado na Universidade Federal do Piauí (UFPI) através da Resolução de n. 115/10 criando o Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG). O Conselho Técnico-Científico de Educação (CTC-ES) da CAPES aprovou o Mestrado Acadêmico em Geografia no período de 28 de fevereiro a 1 de março de 2011 comunicando a UFPI através do Ofício n.012-18/2011. Dessa forma, o Mestrado em Geografia inicia os seus trabalhos acadêmicos na área de concentração de "Organização do Espaço e Educação Geográfica" com duas linhas de investigação científica. Uma linha em " Estudos Regionais e Geoambientais" e uma outra linha em "Ensino de Geografia".

 

Objetivos/Perfil do profissional a ser formado:

 

Formar profissionais na área de Geografia em condições de analisarem criticamente processos e ações sociais em suas relações com a organização do espaço brasileiro, com maior ênfase na escala regional onde se insere o território piauiense, evidenciando os problemas ambientais decorrentes dessas interações da perspectiva da ciência geográfica, suscitando, assim, uma atuação profissional comprometida com o enfrentamento dos desafios sócioespaciais da contemporaneidade e a melhoria da qualidade de vida da população.

 

Capacitar docentes pesquisadores da Educação Básica e Superior com base no domínio de conhecimentos significativos das abordagens da Educação Geográfica na atualidade, para enfrentarem a problemática educacional brasileira e regional, como agentes efetivos de transformação social e de formação para a cidadania.

 

Contribuir para o aperfeiçoamento dos cursos de Geografia das instituições de Ensino Superior do Estado do Piauí, articulando a produção da Pós-Graduação com as atividades de ensino e pesquisa da graduação.

 

Consolidar grupos  de pesquisa já existentes que desenvolvem projetos na área e incentivo à criação de novos grupos;

 

Gerar conhecimento teórico e empírico em geografia, buscando subsidiar a elaboração de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento científico e socioeconômico regional.

 

Metas:

 

Fortalecer grupos de pesquisa vinculados ao mestrado no sentido de garantir a otimização da produção dos pesquisadores envolvidos com o curso, atendendo a determinadas condições estabelecidas pelos órgãos de fomento.

 

Divulgação da produção bibliográfica do mestrado através de meios impressos e eletrônicos de forma sistemática, principalmente revistas internacionais, nacionais e regionais e livros.

 

Criação da página e revista eletrônica do Mestrado em Geografia ligada ao sitio da UFPI na web como forma de dar visibilidade aos processos internos de seleção do curso, bem como da produção acadêmica.

 

Realização de eventos científicos com periodicidade anual, principiando por seminários e ciclos de palestras.

 

Efetivação de intercâmbios com programas de pós-graduação de outras universidades nacionais e estrangeiras, notadamente os de áreas afins ao Programa de Mestrado em Geografia da UFPI.

 

Participação mais efetiva dos professores do Programa em entidades representativas da Geografia, como Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) e a Associação Nacional de Programa de Pós-Graduação em Geografia (ANPEGE).

 

Maior inserção da UFPI em instâncias deliberativas regionais: audiências públicas, fóruns, eventos científicos e conselhos representativos.


Alternative Page


Program Coordination

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 07/12/2022 04:51