Seleção e Ingresso

Seleção de Mestrandos no PPGGEO:


Conforme Regimento:


Art. 16º - O ingresso no Curso será realizado mediante exame de seleção realizado uma vez por ano, salvo exceções que obriguem a realização de mais uma seleção no mesmo ano.


§ 1° - O Edital de abertura das inscrições para seleção será homologado pelo Colegiado de Curso, que indicará o número de vagas, as condições exigidas dos candidatos, datas, horários e locais em que as provas serão realizadas, bem como os critérios de avaliação.


§ 2° - Poderão inscrever-se, para o Exame de Seleção, portadores de diploma de Graduação, em curso superior reconhecido pelo MEC, que apresentarem a documentação conforme Edital de Seleção; ou ainda discentes de Graduação cursando o último período letivo, com comprovante de entrega final de Trabalho de Conclusão de Curso emitidos pela instituição de origem.

 

Art. 17 - A seleção dos candidatos cuja inscrição tenha sido previamente aceita pela Comissão de Seleção, deverá considerar os seguintes aspectos indicados abaixo, os quais poderão ser alterados nos editais específicos de cada seleção.


I - Prova de conhecimento relativo à temática do curso (Eliminatória).


II - Análise do projeto de pesquisa sobre o tema proposto para a Dissertação, submetido a julgamento pela Comissão de Seleção (Eliminatória).


III - Entrevista, tendo como base o Currículo na Plataforma Lattes e o projeto de pesquisa submetido à seleção (Classificatória ou eliminatória), de acordo com o edital vigente.


IV - Análise do Currículo na Plataforma Lattes, com pontuação atribuída aos candidatos com comprovação, conforme tabela estabelecida no edital de seleção (classificatória).


§ 1° - A nota mínima de aprovação é de sete pontos na prova de conhecimento e análise de projeto, numa escala de zero a dez, tendo em vista o caráter eliminatório.


§ 2° - A prova de proficiência em língua estrangeira será realizada conforme legislação em vigor na UFPI.


§ 3° - O processo seletivo para ingresso no Programa estabelecido em termos gerais neste regimento poderá ser modificado a cada edital a ser lançado.

 

 

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 19/03/2024 05:36