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MABIO DARLAN RODRIGUES ITALIANO
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O PAPEL DAS FUNDAÇÕES DE APOIO PARA AS UNIVERSIDADES PÚBLICAS FEDERAIS: RELAÇÃO FADEX/UFPI
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Orientador : MONIQUE DE MENEZES
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Data: 20/12/2023
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As Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) se definem pela presença de três fundamentos inseparáveis: ensino, pesquisa e extensão. Conforme estabelecido no artigo 207 da Constituição Federal do Brasil, as universidades possuem autonomia didático-científica, administrativa, financeira e patrimonial, sempre seguindo o princípio da inseparabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão. As fundações de apoio foram criadas para auxiliar as instituições federais de ensino superior (IFES) e as instituições científicas e tecnológicas (ICTs) em suas iniciativas de ensino, pesquisa, extensão, avanço institucional, científico e tecnológico, bem como fomento à inovação, incluindo a gestão administrativa e financeira essencial para a realização dessas iniciativas. O trabalho em questão focou na análise do papel das fundações de apoio em colaboração com universidades públicas federias, institutos e outras entidades atuantes em ciência, tecnologia e inovação. Assim, conduzimos um estudo de caso específico sobre a relação institucional entre a FADEX e a Universidade Federal do Piauí. Nesse sentido, esta pesquisa visou analisar o desenho institucional de atuação das fundações de apoio às instituições federais de ensino superior, com ênfase na relação entre a FADEX e a Universidade Federal do Piauí, especialmente sob a perspectiva de uma instituição que atua como catalisadora, facilitando o funcionamento, expansão e progresso do ensino e da ciência. Em relação aos procedimentos metodológicos, a pesquisa foi exploratória, descritiva e aplicada, com uma abordagem qualitativa e estruturada como um estudo de caso. Os dados foram obtidos através da análise de documentos e pela lógica indutiva, baseado na observação e experiência do pesquisador. A interpretação desses dados foi realizada utilizando a técnica de análise de conteúdo. O resultado da pesquisa foi que a FADEX tem se estabelecido como um pilar fundamental no avanço da ciência, tecnologia e inovação no Estado, desempenhando um papel crucial ao apoiar a UFPI tanto em suas missões principais quanto nas operacionais. Ainda que a política adotada pela FADEX possa ser aprimorada, acaba sendo compreensível que a UFPI, ao ser apoiada pela FADEX, alcançou notáveis avanços na eficiência de gestão de parte de seus projetos.
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JEAN CARLOS DA SILVA SOUSA
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A implantação do diploma digital na Universidade Federal do Piauí (UFPI): uma análise da eficiência do gasto público na era da informação
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Orientador : ALEXANDRE RABELO NETO
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Data: 13/10/2023
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Nos últimos anos o Brasil tem enfrentado um aumento considerável dos gastos públicos e os sucessivos rombos no orçamento parecem ter se tornado rotina. Frente a isso, a crise fiscal acentuada com a pandemia de Covid-19 obrigou massivos dispêndios financeiros e sucessivas aberturas de créditos extraordinários. Não obstante, as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) vêm sofrendo com diversos cortes orçamentários gerando incertezas sobre seu funcionamento, prestação de serviços e assistência estudantil. De acordo com Paludo (2020), a alta carga tributária e a morosidade na prestação dos serviços públicos têm causado insatisfação aos usuários, fazendo com que o poder público passe a adotar estratégias que tornem esses serviços mais eficientes, com mais qualidade e com menor custo. Nesse contexto, tem-se a adoção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), reflexo da era da informação. No âmbito do Ministério da Educação (MEC), foi instituído o diploma digital nas universidades e institutos federais. Assim, este trabalho investiga como essa implantação está ocorrendo na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Nessa direção, questiona-se: como a implantação do diploma digital impacta na eficiência de gastos da UFPI? De modo que o objetivo da pesquisa é identificar como a implantação impacta no orçamento da UFPI. Pretende-se, dessa forma, dar uma abordagem de compreensão qualitativa aos resultados. Trata-se de pesquisa de caráter exploratória, com investigação documental e análise de conteúdo de entrevistas semiestruturada com gestores locais envolvidos na prestação do serviço. Seis categorias de análise foram estabelecidas e os resultados demonstraram redução de aproximadamente 90% dos custos para emissão de diplomas, além da simplificação e padronização do processo e redução do tempo de espera.
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FERNANDO LAERTE MIRANDA DE CARVALHO
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SISTEMA DE CONTROLE INTERNO: UM ESTUDO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ESTADUAL SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA INSTITUCIONAL
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Data: 05/10/2023
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A partir do conceito do New Public Management, a Administração Pública almeja resultados no intuito de prestar serviços de qualidade ao cidadão, considerando a qualidade do gasto público e aprimorando as práticas de gestão, utilizando o controle interno como ferramenta de apoio. Nesta seara, a Controladoria Governamental emerge como entidade responsável por propiciar uma visão holística e sistêmica na implementação de mecanismos que contribuam com a transparência da aplicação dos recursos públicos. Diante da modernização e da reforma do aparelho estatal que implicou mudança da forma de controle, em que se tem, atualmente, um controle voltado para resultados e capaz de mensurar os resultados das políticas públicas a partir de indicadores de desempenhos, esta pesquisa tem por objetivo: analisar o processo de institucionalização dos núcleos setoriais de controle interno na administração pública do estado do Piauí. Este estudo foi desenvolvido sob a perspectiva da Teoria Institucional. Utilizou-se da abordagem qualitativa e de tipologia descritiva e exploratória, por meio do qual os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas com agentes públicos vinculados aos núcleos de controle interno de órgãos e secretarias do estado e na Controladoria Geral do Estado. A técnica de análise do conteúdo foi utilizada na análise dos dados, em que foram criadas seis categorias de análise: campo organizacional, habitualização, objetificação, sedimentação, isomorfismo e legitimação. Constatou-se que a estrutura organizacional do controle interno e as atividades dos núcleos setoriais sofreram inovações, em parte, devido à implementação do Decreto n. 17.526/2017, o que configurou uma pressão da legislação. Os resultados obtidos indicam alta aderência às características da fase de habitualização do processo de institucionalização, moderada aderência à fase de objetificação e aderência intermediária à fase de sedimentação, tendo em vista que, nesta última, não há uma difusão da estrutura em sua forma completa, seja pela sua perpetuação ou pela sua propagação no ambiente. Detectou-se baixa atividade de teorização (legitimidade normativa e cognitiva) por grupos de interesse dentro dos órgãos, moderado risco de descontinuidade e alto índice de resistência social em relação ao controle interno. A ausência de conhecimento dos objetivos da atividade acentua estes problemas. Recomenda-se, para minimizá-los, trabalhos de conscientização, orientação, capacitação e treinamento. Esta ação deve criar uma aproximação entre o controle interno e as outras áreas, fortalecendo o entendimento de que o esforço das atividades de controle reforçam a gestão, apoiam no alcance dos objetivos institucionais e trazem eficiência e eficácia para a entidade. Constatou-se a presença dos três tipos de isomorfismo nos NCIs pesquisados, predominando, na percepção dos entrevistados, as práticas de isomorfismo coercitivo e mimético nos procedimentos do controle interno. Os membros dos núcleos estudados não estão organizados na busca pela definição de condições e métodos de trabalho. Também não há o estabelecimento de uma base cognitiva e da legitimação para a autonomia ocupacional. Além disso, eles não possuem ligação com qualquer associação ou entidade profissional, o que evidencia uma forma de decoupling. Constatou-se ainda que, com pequenas ressalvas, todas as esferas e características da legitimidade analisada estão instituídas no controle interno em estudo.
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GEORGE DO NASCIMENTO NUNES
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AS COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS PELOS DOCENTES NO PERÍODO DE PANDEMIA COVID-19: Um estudo com docentes de uma Instituição Federal de Ensino Superior
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Data: 03/10/2023
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Nas organizações a utilização do conceito de competência como ferramenta de gestão, surge associada ao discurso de gerir pessoas de forma a agregar valor à organização, alinhando os objetivos organizacionais às práticas. As competências estão relacionadas ao contexto da organização e sua percepção está direcionada a alguns verbos como: saber agir, aprender e mobilizar. No contexto educacional, um bom professor é caracterizado por 3(três) categorias de competências: 1) didático-pedagógicas- métodos de ensino-aprendizagem; 2) competências humanistas- relação professor/ aluno e 3) competências conceituais- conhecimentos do conteúdo da disciplina. No entanto existem as competências que as pessoas podem desenvolver, e somado ao fato referente ao momento de pandemia covid-19, onde o Ministério da Educação (MEC) cria a Portaria nº 343/20 autorizando as aulas por meios digitais, os professores tiveram que se adaptarem a essa modalidade de ensino, adquirindo e desenvolvendo competências essenciais a este contexto, como a comunicação, a tecnológica e a socioemocional. Desse modo, por meio de uma pesquisa qualitativa, o objetivo deste estudo é analisar as competências desenvolvidas por docentes do ensino superior público durante o ensino remoto imposto pela pandemia de covid-19. Com essa finalidade, foram identificadas através da literatura, as competências de comunicação, tecnológica e socioemocional dos docentes do ensino superior desenvolvidas na fase de ensino remoto na pandemia covid-19. Fundamentado nessa revisão, elaborou-se o roteiro de entrevistas, aplicado a 9(nove) professores de um Departamento de curso de Graduação da Universidade Federal do Piauí. Apresentando como resultado, chegou-se a um conjunto de competências, distribuídas em três categorias: comunicativas - Utilizar e adaptar às novas tecnologias e estratégias de ensino online, Promover interação e feedback; tecnológicas - capacidade de uso das ferramentas tecnológicas para a comunicação, capacidade de uso das ferramentas tecnológicas para relação interpessoal e capacidade de uso das ferramentas tecnológicas para agregar novos conhecimentos; e, socioemocionais - conseguir manter/desenvolver relacionamentos com os discentes. As competências necessárias a ser desenvolvidas para atuação no contexto de ensino remoto foram propostas à instituição e apresentadas como produto técnico, em formato de podcast.
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GABRIEL SELVATICI MARCHESI
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MENSURAÇÃO DA QUALIDADE PERCEBIDA DE SERVIÇOS PÚBLICOS DIGITAIS: UMA ANÁLISE NA SEFAZ/MA
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Orientador : ALEXANDRE RABELO NETO
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Data: 02/10/2023
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O foco na qualidade na prestação de serviços, no ambiente privado, perpassa uma forma de diferenciação da organização em um mercado competitivo, com consumidores cada vez mais exigentes, e o desenvolvimento desse foco tornou-se mandatório para a sobrevivência das empresas. Ainda que mais recente e em ritmo mais lento, o desenvolvimento da qualidade nos serviços públicos tornou-se a solução para o cumprimento da missão do Estado, em um ambiente com demanda crescente por mais e melhores serviços, ao mesmo tempo em que os recursos de financiamento disponíveis seguem escassos. Fazer mais com menos deixou de ser uma opção na esfera pública. Nesse contexto, a fim de orientar as ações das instituições em busca de um constante aprimoramento da qualidade de seus serviços, faz-se necessário entender a composição dessa qualidade, sob a ótica da percepção do usuário. Esta pesquisa objetiva identificar os fatores que afetam a qualidade, tendo como objeto, um determinado serviço público da Secretaria de Estado da Fazenda do Estado do Maranhão prestado no formato de autoatendimento digital. Por meio de uma abordagem quantitativa e objetivo descritivo e explicativo, utilizou-se a aplicação de questionário, formulado a partir de adaptações do modelo Br-GovQual, aos usuários do serviço. Submetendo os dados à técnica de Modelagem de Equações Estruturais, sugere-se um questionário de 12 itens distribuídos entre as dimensões Segurança/Privacidade e Usabilidade. Através de análise estatística, sugere-se que os respondentes avaliam de forma positiva a dimensão Segurança/Privacidade e de forma neutra a dimensão Usabilidade. Por fim, propôs-se sugestões de melhoria para a dimensão Usabilidade com base na Cartilha de Usabilidade do Projeto Padrões Web em Governo Eletrônico, do Programa de Governo Eletrônico do Governo Federal.
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CLÁUDIO SAID BARROS DE SOUZA
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Barreiras e estratégias para efetivação das compras do PNAE com a agricultura familiar na rede pública estadual de educação em Teresina-PI.
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Orientador : DENIS BARROS DE CARVALHO
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Data: 29/09/2023
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Com a promulgação da Lei 11.947/2009, o Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE adotou novas diretrizes que enfatizam o desenvolvimento sustentável, local e inclusivo. Para tanto, a lei estabeleceu que pelo menos 30% dos recursos repassados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE às Entidades Executoras (EEx) deveriam ser direcionados para aquisição de alimentos provenientes da agricultura familiar. Nesse sentido, esta dissertação analisa a percepção dos gestores locais do PNAE em relação à eficácia das compras com a agricultura familiar na rede estadual de educação em Teresina. O estudo em questão é de natureza descritiva e qualitativa e se baseia na metodologia de trabalho para avaliação da eficácia das políticas públicas, conforme Draibe, 2001. Para tratamento dos dados, utiliza-se a análise de conteúdo auxiliada pelo Atlas TI, partindo de quatro categorias: sistemas decisórios e gerenciais; processos de divulgação e comunicação; processos de seleção; processos de capacitação; sistemas logísticos; e monitoramento e avaliação internos. Busca-se assim contribuir com os poucos estudos sobre a implementação do PNAE em casos de gestão escolarizada, modalidade que, segundo algumas pesquisas e dados do FNDE, apresenta desempenho insatisfatório no cumprimento da meta de compra de 30% com a agricultura familiar; e com os estudos acerca do PNAE no Piauí. Os resultados evidenciaram que a meta de compra de 30% ainda não tem sido alcançada plenamente pela SEDUC-PI e que há a presença de barreiras nas categorias abordadas por Draibe (2001). Pode-se apontar espaços de melhorias, por exemplo, em termos de composição das equipes que atuam no PNAE, no aperfeiçoamento das ações de publicização, na ampliação das ações de capacitação interna, no reforço à articulação com os agricultores e instituições parceiras e no aperfeiçoamento das formas de avaliação e monitoramento internos. Por outro lado, é preciso olhar para o problema como um todo, questionando também a participação do poder público e de órgãos de agricultura na prestação da devida assistência e subsídio para esses grupos.
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ALEX DOS SANTOS ALVES
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TERCEIRIZAÇÕES DE SERVIÇOS NO SETOR PÚBLICO: UM ESTUDO DA RELAÇÃO ENTRE A UFPI E AS EMPRESAS TERCEIRIZADAS SOB A ÓTICA DOS AGENTES DE FISCALIZAÇÃO CONTRATUAL
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Orientador : JOAO CARLOS HIPOLITO BERNARDES REIS
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Data: 26/09/2023
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O presente trabalho tem como objetivo analisar a relação de agência estabelecida entre a Universidade Federal do Piauí e as empresas de terceirização de serviços. Nesse contexto, considerando que a fiscalização contratual assume a responsabilidade de mediar os interesses das partes envolvidas no acordo, e dada a estreita ligação dos agentes designados para essa incumbência com o objeto em análise, a apresentação crítica de suas percepções sobre fatores contingentes presentes na parceria, especialmente no que diz respeito à delegação e execução dos serviços terceirizados, pode contribuir de forma significativa para uma compreensão clara e abrangente das interações e condutas promovidas pelos envolvidos em busca da satisfação de seus interesses. Para tanto, optou-se por uma abordagem qualitativa, de natureza descritivo-exploratória, utilizando o método de estudo de campo, com foco no Campus Floriano da Universidade Federal do Piauí. A fundamentação teórica estabelece a ocorrência de pelo menos quatro possíveis conflitos de agência com o potencial de interferir no equilíbrio do acordo entre a UFPI e as empresas prestadoras de serviços. Esses conflitos envolvem distinções nas motivações e objetivos, preferências diante do risco e horizonte temporal, bem como assimetria de informação, que pode se manifestar como seleção adversa e/ou risco moral. Os resultados apontam que, conforme indicado pela teoria, os problemas de agência estão presentes na maioria das relações de cooperação entre dois atores, como observado na parceria entre a UFPI e as empresas interpostas. No entanto, embora os conflitos ocorram nos acordos homologados entre a instituição e os parceiros privados, a atividade de fiscalização tem a capacidade de adotar medidas para mitigá-los, visto que existe um padrão de procedimentos para o acompanhamento dos contratos terceirizados na UFPI. Contudo, questões como a falta de uma política de capacitação contínua e a ausência de um plano de acompanhamento da execução contratual, incluindo um planejamento detalhado das atividades com diretrizes claras e baseado em riscos, têm dificultado a promoção de ações mais assertivas.
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ANDERSON JOSÉ DA SILVA
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PESQUISA E DESENVOLVIMENTO (P&D) NO BRASIL: uma análise comparativa do investimento em políticas de inovação
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Orientador : RODRIGO SANTOS DE MELO
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Data: 26/09/2023
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Inovação e conhecimento têm sido adotados como importantes fatores de competitividade e desenvolvimento de países e empresas. Este estudo tem como objetivo analisar a importância dos dispêndios públicos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para a construção de políticas de apoio à inovação. Dessa forma, como resultado dessas políticas será utilizada a criação de patentes nacionais para mensurar o grau de inovação pública. Trata-se de pesquisa descritiva e quantitativa que apresentará um cenário de políticas de incentivo à P&D. A análise dos dados foi realizada a partir dos relatórios de investimentos públicos em P&D e patentes depositadas no INPI, dos anos de 2000 a 2020, usando uma base de dados do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. No decorrer da pesquisa optou-se em trabalhar com o modelo de Banker, Charnes e Cooper (BCC) para ilustrar, dentre os investimentos realizados, os períodos que apresentaram melhor eficiência, destacando os gastos com cursos de pós-graduação que tiveram melhor aproveitamento dos recursos na geração de patentes.
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SAYARA DE SOUSA BRITO
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Por uma gestão pública contra hegemônica: análise em uma unidade administrativa do Ministério Público do Estado do Piauí
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Orientador : FLAVIA LORENNE SAMPAIO BARBOSA
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Data: 02/06/2023
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O objetivo desta pesquisa é analisar como as perspectivas teóricas da Administração Pública Societal e do Novo Serviço público podem ser evidenciados na gestão administrativa das Promotorias de Justiça do MPPI, a fim de delinear a situação atual e propor medidas de intervenção. A pesquisa de campo foi desenvolvida por meio de estudo de caso único no setor administrativo de uma Promotoria de Justiça do Ministério Público do Estado do Piauí, a partir de enfoque qualitativo, com abordagem descritiva e exploratória. As fontes de evidências envolveram observação participante, entrevistas abertas e análise documental. A análise dos dados foi pautada na Análise de Discurso Crítica (ACD), que integra teoria e método. Os resultados apontam que a gestão do setor caminha para a abordagem pós-estrutruralista (junção dos interesses prático e emancipatório), revelando-se contrária ao insulamento burocrático e modelos mercadológicos, pautada no interesse do bem comum e no trabalho colaborativo, aberta à participação dos diversos atores, com efeitos práticos nas decisões. Vislumbra-se a possibilidade real de estruturar a gestão das secretarias unificadas integrando os interesses técnico, prático e emancipatório, o que passa pelo engajamento de diversos atores e interesses, mas principalmente pelos servidores do setor. O produto técnico foi elaborado no sentido de aperfeiçoar o interesse técnico do setor, por meio do diálogo dos servidores e divisões de apoio. Para futuras pesquisas, recomenda-se avançar para a fase da implementação, para aplicação do modelo teórico baseado na interlocução das correntes da Administração Pública Societal e do Novo Serviço público, à luz do círculo de matrizes epistêmicas.
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ÉRICA UCHÔA DE ANDRADE SILVA
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ACCOUNTABILITY HORIZONTAL E POLÍTICAS PÚBLICAS: UMA ANÁLISE DAATUAÇÃO DA CONTROLADORIA- GERAL DA UNIÃO NANA PANDEMIA DE CORONAVÍRUS (COVID-19)
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Orientador : MONIQUE DE MENEZES
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Data: 16/03/2023
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A emergência ocasionada pelo coronavírus SARS-CoV-2 trouxe consequências à saúde e à economia, demandando políticas públicas nas diversas áreas. O poder de mortalidade, transmissão e o ambiente de incerteza resultaram em uma verdadeira calamidade. A proposta central deste estudo é analisar a atuação da Controladoria-Geral da União (CGU) no âmbito da emergência em Saúde Pública, de importância internacional, decorrente do coronavírus (COVID-19) e sua contribuição na qualidade das políticas públicas de enfrentamento à pandemia, com ênfase na accountabilityhorizontal. Para tanto, partimos das hipóteses que a CGU é uma instituição que preza pelos mecanismos de accountability, transparência da gestão, controle interno e combate à corrupção e sua atuação contribui diretamente na qualidade e cumprimento das ações governamentais, e que as práticas de accountabilityhorizontal, realizadas pelo órgão, contribuíram na implementação/avaliação das políticas públicas de enfrentamento à Covid-19. Para verificarmos as hipóteses, realizamos um estudo qualitativo com análise documental: de conteúdo e discurso. O critério de seleção temporal foi a partir do dia 03 de fevereiro de 2020, data em que foi declarada Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo novo Coronavírus (2019-nCoV). Conforme Portaria nº 188, de 03.02.2020, publicada no DOU de 04/02/2020. Para o estudo de caso em profundidade, escolheu-se a política pública de combate à covid-19 na área da saúde, nos estados brasileiros, com foco nas contratações para aquisição de bens e serviços relacionados à COVID-19, possibilitando o aprofundamento científico sobre o caso escolhido. Através dessa abordagem, foipossível concluir que a CGU vem realizando os mecanismos de accountabilityhorizontal e que suas ações contribuem para a qualidade das políticas públicas de enfrentamento à Covid-19.
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RODRIGO RAMOS DA CRUZ
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Voltando ao novo Normal: Desafios, oportunidades e paradoxos do retorno ao trabalho docente no contexto da pandemia
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Orientador : LEONARDO VICTOR DE SA PINHEIRO
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Data: 10/03/2023
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A pandemia de covid-19 intensificou a utilização do trabalho remoto na Administração Pública. Na área educacional, o trabalho remoto docente foi implementado como estratégia para substituição do ensino presencial, que teve que ser bruscamente interrompido. Pesquisas sobre o trabalho dos professores neste período relatam obstáculos como dificuldades com as tecnologias, falta de equipamentos, carga horária de trabalho aumentada, dentre outros. Contudo, apesar de que o período pandêmico não tenha passado e embora seus efeitos e impactos continuem sendo estudados, as universidades federais brasileiras já retornaram às atividades presenciais, em busca de um “novo normal”. Nesse sentido, esse estudo procura identificar os desafios e paradoxos de docentes públicos federais em relação ao retorno às atividades presenciais no contexto da pandemia provocada pela Covid-19. Para isso, foi adotada uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, utilizando como estratégia o estudo de caso com docentes da Universidade Federal do Maranhão – Campus Grajaú. Os dados foram construídos por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas de forma online, que posteriormente foram analisados com o auxílio do softwareATLAS.ti., à luz da análise de conteúdo de Bardin (2011). Foram identificados 10 paradoxos, e os desafios e oportunidades foram agrupados em 6 categorias.Os entrevistados relataram dificuldades ligadas ao ensino, falta de capacitação, problemas físicos como obesidade, dores musculares, cefaléia e exaustão, além de problemas mentais como ansiedade, angústia e estafamento mental. A sobrecarga de trabalho foi percebida por todos os docentes. Os professores relataram que a ausência do campus prejudicou suas atividades, devido a problemas de comunicação, ausência de feedback e falta de estrutura em casa para a realização do trabalho remoto. Apesar das dificuldades enfrentadas, os entrevistados relataram que continuariam a utilizar as TIC’s num momento pós-pandêmico, e que gostariam de trabalhar num modelo híbrido, que mesclasse atividades presenciais e remotas. A falta de planejamento para a implementação do trabalho remoto prejudicou as atividades, pois houve necessidade de adaptação forçada e repentina aos sistemas utilizados pela universidade. Os conhecimentos oriundos desta pesquisa podem, no ponto de vista da prática, ajudar a Administração Pública, provendo-lhe informações para auxiliar ulteriores discussões acerca da implementação do trabalho remoto como complementação de carga horária presencial, ensino híbrido, regulação da jornada remota e desafios para manutenção da qualidade de vida dos servidores, além de evidenciar falhas ocasionadas pela implementação sem experiência prévia nem plano de trabalho.
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