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Banca de DEFESA: GUSTAVO GEOVANE MARTINS DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GUSTAVO GEOVANE MARTINS DA SILVA
DATA: 24/02/2025
HORA: 15:00
LOCAL: Sala do Google meet
TÍTULO: O USO ESTRATÉGICO DAS TDIC A PARTIR DOS JOGOS DIGITAIS NAS AULAS DE GEOGRAFIA: UM RECURSO DIDÁTICO NÃO CONVENCIONAL NO CONTEXTO DA BNCC
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Geografia; TDIC; jogos digitais; recurso didático não convencional; BNCC.
PÁGINAS: 72
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
RESUMO:

Em busca de contribuições significativas para o ensino de Geografia, especialmente no que diz respeito à
utilização de jogos digitais como recurso didático, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o uso de jogos
digitais como recurso didático não convencional para auxiliar na compreensão do ensino geográfico, tendo as
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) como um meio estratégico para sua viabilidade em
sala de aula. Os objetivos específicos são: a) verificar tipos de dispositivos TDIC’s para a implementação do
uso dos jogos digitais como estratégias de ensino nas aulas de Geografia; b) discutir as possíveis
aplicabilidades dos jogos digitais no contexto das orientações da BNCC e do uso das TDIC no ensino de
conteúdos geográficos; c) apontar diferentes jogos digitais a serem usados no ensino de conteúdos de
Geografia ministrados no 7º ano do fundamental na escola básica; d) propor sequências didáticas que versão
sobre o uso do recurso didático não convencional jogos digitais com professores e estudantes da escola básica.
Visando alcançar os objetivos delineados para este estudo, optou-se por uma abordagem qualitativa,
especificamente adotando a metodologia de tipo pesquisa-ação. As etapas foram conduzidas através da coleta
de fontes e procedimentos, visando a produção de informações pertinentes ao tema em questão. Inicialmente,
a fundamentação teórica está sendo embasada em obras de renomados autores, tais como Morais et al. (2018),
Castellar e Vilhena (2010), Vasconcellos (1995), Ramos, Knaul e Rocha (2020), Pelizzari et al. (2002), Santana,
Fortes e Porto (2016), Stinghen (2016), Kishimoto (2001), Silva (2011), Fiscarelli (2007), Kenski (2003),
Monteiro (2000), Moreira e Masini (1982), Luchese (1999; 2011), dentre outros. Quanto ao referencial teórico-
metodológico, são consideradas as contribuições de autores como Marconi e Lakatos (2017), Ludke e André
(2013) e Prodanov (2013). Foi realizada uma discussão das possibilidades e os caminhos dos jogos digitais
viabilizados através do emprego das TDIC no contexto da BNCC, com vistas a uma aprendizagem
potencialmente significativa no processo de ensino, favorecendo a efetivação de um ambiente relevante para a
aprendizagem. Os jogos digitais são explorados de forma crítica pois propõem ao estudante realizar uma
reflexão acerca do conteúdo ensinado, explorando simulações com base na realidade, e propondo a resolução
de problemas, como também a interação em ambientes lúdicos. No entanto, para viabilizar o uso dessa
ferramenta didática em sala de aula, foi necessário atender a uma série de critérios que abrangem, desde a
organização e o planejamento, até a disponibilidade de equipamentos adequados. Destarte, a pesquisa foi
desenvolvida com estudantes do 7º ano do ensino fundamental, com a colaboração do professor(a) da turma
e da gestão escolar a qual cuja escola situa-se na cidade de Teresina-PI. Constatou-se que os jogos digitais
são de grande relevância no processo de ensino e aprendizagem, e que existe a necessidade de se estudar
novos recursos educacionais que sejam condizentes às tendências e transformações de uma sociedade
moderna, cada vez mais imersa nas tecnologias. Dessa forma, pode-se considerar de suma importância o uso
de diferentes linguagens em sala de aula visando uma aprendizagem significativa.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1671765 - ANDREA LOURDES MONTEIRO SCABELLO
Interno - 2280398 - ARMSTRONG MIRANDA EVANGELISTA
Presidente - 2440142 - BARTIRA ARAUJO DA SILVA VIANA
Externo à Instituição - 079.***.***-01 - DAVID DE ABREU ALVES - UFRR
Notícia cadastrada em: 20/02/2025 15:00
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