As reálias são recursos didáticos que podem ser usados na mediação do ensino de Geografia, especialmente quando acompanhadas da formação docente adequada. Nesta pesquisa aborda-se o uso de reália de micromonólitos de perfis de solos como recurso didático no ensino de Geografia, sobretudo voltado para as temáticas físico-naturais. Desse modo, o objetivo geral foi analisar a aplicação de reália de micromonólitos de perfis de solos representativos como estratégia de ensino na Geografia. Especificamente, objetivou-se: Indicar as características fisiográficas de Alvorada do Gurguéia, incluindo Geologia, relevo, solos, recursos hídricos, clima e vegetação; Coletar e elaborar micromonólitos representativos dos perfis de solos na área de estudo em Alvorada do Gurguéia; Avaliar as características morfológicas e físico-químicas dos perfis de solos representativos na área de Alvorada do Gurguéia; Comprovar a efetividade do recurso didático reália, comparando o desempenho dos discentes em questionários aplicados após as oficinas. Ou seja, essa pesquisa é uma análise de uma proposta de um recurso didático. Assim, foi feita a descrição de perfis de solos e a amostragem dos mesmos para a pesquisa. Os procedimentos metodológicos incluem pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo na Fazenda Experimental Alvorada do Gurguéia - FEAG/UFPI, na área de MATOPIBA, além da aplicação de oficinas pedagógicas nas universidades Federal do Piauí - UFPI e Estadual do Piauí - UESPI, agendadas até dezembro de 2025. A documentação ocorrerá por meio de registros fotográficos das áreas de coleta e das oficinas. As atividades envolverão exercícios práticos de coleta e descrição de solos utilizando micromonólitos, aulas expositivas e diálogos sobre Pedologia, além da aplicação de questionários com perguntas abertas e semiestruturadas para avaliar as percepções dos discentes sobre o ensino de Geografia. As informações serão apresentadas nos formatos de figuras, quadros, tabelas e gráficos. A pesquisa da dissertação deste pesquisador visa expandir o uso de reálias no ensino superior, a qual o estudo destaca a interação de variáveis ambientais da paisagem de Alvorada do Gurguéia, desde fatores como geologia, relevo, clima, vegetação e solo que influenciam a dinâmica de suas partes. Embora, o uso de recursos didáticos de amostras da natureza como reália é limitado entre pesquisadores, ao ser bem mediado mostrasse ser potencialmente útil em diversas áreas do conhecimento, incluindo a Geografia.