A Geografia escolar, quando desenvolvida considerando a realidade do local e regional, pode proporcionar um processo de ensino e aprendizagem que contribua para o discente compreender de maneira dinâmica e crítica as particularidades constituintes de seu contexto de vivência. Nessa perspectiva, este trabalho a ser desenvolvido em uma turma de 7º ano, anos finais do ensino fundamental, de uma escola do município de Floriano (PI), almeja entender a potencialidade das imagens fixas e em movimento representativas das paisagens piauienses no ensino de Geografia por meio de sequências didáticas. O trabalho buscará responder a seguinte problemática de estudo: o estudo do espaço geográfico piauiense, através de representações imagéticas da paisagem, contribui para tornar o processo de ensino-aprendizagem de Geografia mais atrativo e significativo para os alunos do 7º ano do ensino fundamental? Em se tratando dos objetivos, de maneira geral, propõe-se: analisar o processo de ensino-aprendizagem de Geografia, utilizando representações imagéticas da paisagem, no estudo de conteúdos significativos do espaço geográfico piauiense com alunos do 7º ano do ensino fundamental, em Floriano- PI. E quanto aos objetivos específicos: a) entender como a Geografia do Piauí é ensinada na escola pesquisada; b) Identificar recursos imagéticos significativos que possam ser utilizados ao estudo do espaço geográfico piauiense; c) Construir com os professores de Geografia sequências didáticas sobre as paisagens, baseada em recursos imagéticos; d) Verificar o aprendizado dos alunos sobre conteúdos relacionados ao espaço geográfico do Piauí a partir da utilização de imagens. Em relação à natureza da abordagem, a pesquisa segue a modalidade qualitativa, levando em conta procedimentos do tipo bibliográfica para abordar os temas ensino de Geografia, Geografia do Piauí, recursos imagéticos, paisagem e paisagens do Piauí. as orientações da pesquisa-ação e da pesquisa de campo, bem como procedimentos estruturantes comuns à pesquisa-ação. Os dados serão coletados por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas aplicados aos professores, e análise dos produtos dos alunos elaborados durante a execução das sequências didáticas. Dessa maneira, serão aplicadas sequências didáticas sobre as paisagens piauienses com auxílio de imagens em movimento e fixas, a partir da seleção de algumas imagens representativas de aspectos econômicos, socioambientais e culturais conforme as macrorregiões e Territórios de Desenvolvimento do Piauí. Portanto, a pesquisa procura evidenciar a importância de conciliar o estudo de conteúdos geográficos com a realidade dos alunos, contribuindo para a análise e aprendizagem dinâmica e crítica das particularidades sociais, econômicas, culturais e ambientais, sob mediação de recursos didáticos alternativos e instigantes da aprendizagem dos alunos.