A formação continuada de professores é de grande relevância para a construção da identidade docente. Esse processo está alinhado a diversos fatores que possibilitam ao professor vivenciar novas ações pedagógicas, em consonância com as políticas educacionais vigentes e com as necessidades dos estudantes na atualidade. Nesse sentido, este estudo versará sobre as perspectivas da formação continuada de professores de Geografia no município de São Miguel do Tapuio – PI, considerando as propostas formativas que experienciaram nesse município. A pesquisa tem como objetivo geral compreender o papel da formação continuada dos professores de Geografia do ensino fundamental na articulação entre as propostas formativas e os saberes construídos na prática pedagógica. Como objetivos específicos, propõe-se: conhecer os documentos legais relativos à formação continuada, em âmbito nacional e local; caracterizar a proposta atual de formação de professores no município pesquisado, considerando sua contribuição para a efetivação da construção de saberes na prática pedagógica nas aulas de Geografia; identificar práticas formativas desenvolvidas pelos professores de Geografia nas escolas em que atuam; e discutir com os docentes as repercussões da formação continuada no ensino de Geografia na escola pesquisada. No que concerne ao aporte teórico do trabalho, dentre outros autores, destacam-se: Imbernón (2011), Libâneo (2018), Pontuschka (2007), Freire (1991, 1993, 1996), Castellar (1999, 2010), Cavalcanti (2006), Santos (2002), (Callai, 2013), Bourdieu (1994), Sacristán (1999) e Nóvoa (2009) e Shulman (1986, 1987, 2005b, 2014, 2015, 2016. Em termos metodológicos, a abordagem do trabalho se baseará na pesquisa qualitativa (Alves-Mazotti, 1999; Chizzotti, 2006; Richardson, 2012, dentre outros), adotando os seguintes procedimentos: revisão bibliográfica, rodas de conversa, entrevistas narrativas, questionário. O campo da pesquisa será a Rede Municipal de Ensino de São Miguel do Tapuio-PI. A pesquisa será realizada em duas escolas da Rede Municipal de Educação do ensino fundamental, localizadas na zona urbana do município, contando com a participação de quatro professoras de Geografia. Os estudos da pesquisa realizados até agora permitiram elaborar sua problematização, proceder a revisão bibliográfica e identificação das principais referências teóricas, e delinear os procedimentos metodológicos que serão adotados durante a fase empírica do trabalho.