Este projeto de dissertação propõe-se a avaliar a eficiência do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) na Universidade Federal do Piauí (UFPI), em um contexto, através de alguns indicadores acadêmicos como evasão, retenção e taxa de sucesso. O estudo busca comparar o desempenho acadêmico de estudantes ampla concorrência sem benefícios assistências e estudantes que ingressaram na UFPI através da lei de cotas contemplados e não contemplados pelo auxílio estudantil. A pesquisa emprega uma metodologia quantitativa. Serão analisados dados de ingresso via SISU na UFPI (2016-2024), categorizando os cursos em clusters de acordo com o perfil dos alunos ingressantes e em seguida cada cluster os alunos serão separados em 3 grupos; ampla concorrência sem auxílio, cotistas sem auxílio e cotistas com auxílio, utilizaremos o teste estatístico ANOVA para saber se há diferença estatisticamente significativa entre os grupos. O objetivo final é verificar se o PNAES contribui efetivamente para a permanência e o sucesso acadêmico do seu público-alvo e, adicionalmente, desenvolver um painel de indicadores para o acompanhamento do programa.