Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE CAMILO BARBOSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE CAMILO BARBOSA
DATA: 28/04/2016
LOCAL: Sala de vídeo 2 - CCHL
TÍTULO:

A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE ESPAÇO GEOGRÁFICO PIAUIENSE PARTILHADA POR PROFESSORES DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO

PALAVRAS-CHAVES:

Professor de Geografia. Espaço geográfico. Representações Sociais. Piauí.

ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana
ESPECIALIDADE: Geografia da População

A presente proposta de pesquisa tem como objetivo central analisar a representação social de espaço geográfico piauiense partilhado pelos professores de Geografia do Ensino Médio das escolas públicas do município de Teresina-PI. Esse objetivo partiu da hipótese que de os professores na construção de suas representações sociais fazem uso de diversas fontes, não apenas a de origem científica. Esses profissionais são influenciados pela cultura vivenciada sendo está constituída de muitos referenciais, um deles é a mídia. Assim, o conteúdo e a estrutura da Representação Social de espaço geográfico piauiense são permeados pelo conhecimento cotidiano, próximo do senso comum, e com baixa influência científica. Partindo dessas considerações essa pesquisa se propõe refletir sobre a importância dos conceitos geográficos que geralmente na sala de aula são poucos presentes, e quando citados são escassas suas discussões. Dessa maneira, teremos com ênfase o conceito de espaço geográfico piauiense. Essa insistência no estudo do espaço, não é uma mera coincidência, na realidade é nesse espaço que temos a concretização das ações humanas sobre o meio, que no caso especifico é o Estado do Piauí. Além disso, pretendemos nessa investigação contribuir com os estudos relacionados à realidade desse Estado, que nos parece ainda ser pouco valorizado nas pesquisas como também nas instituições de ensino. Com relação aos teóricos que dão sustentação a essa primeira fase do trabalho temos com relação à Representação Social: Moscovici (2001; 2003; 2012), Jodelet (2001), Abric (1998), Cunha (2015) e Pinheiro (2015); para a Teoria do Núcleo central dialogamos com: Sá (1998), Abric (2001) e Pimentel Neto (2013); nos procedimentos metodológicos tivemos: Bardin (2010), Köche (2001) Demo (2000), Barros e Lehfeld (2007) e Venturi (2005); com relação ao Ensino de Geografia e Representação Social temos: Gilly (2001), Martins et. al.(2014), Bomfim (2012), Cavalcanti (1998) e Silva (2007); em relação ao espaço geográfico piauiense: Cepro (2003), Rebêlo (s/d), Araújo et. al. (2010), Macambira, (2000), Veloso Filho (2002; 2010; 2011) e Santana (2001). Além desses, outros irão aparecer ao longo da investigação. Nosso trabalho também vai envolver uma pesquisa de campo, que será realizada nas escolas públicas do município de Teresina-PI, envolvendo um total mínimo de 51 professores de Geografia, que atuam no Ensino Médio. Com relação aos critérios do público que será investigado temos: o primeiro é ser professor formado no curso de Licenciatura em Geografia e o segundo é ministrar a disciplina de Geografia no Ensino Médio na rede pública. Já as escolas serão escolhidas de forma aleatória. Com relação aos instrumentos de coleta dos dados faremos uso do Teste de Associação Livre de Palavras (TALP) e a aplicação de questionário socioeconômico-cultural. Para o tratamento e análise dos dados se fará o uso dos softwares Word, Excel e EVOC e analise categorial de conteúdo desenvolvido por Bardin (2010). Por fim, pretendemos finalizar o texto final apresentando os resultados do processo de investigação e defender no prazo exigido pelo programa.

Presidente - 1087152 - JOSELIA SARAIVA E SILVA
Interno - 423676 - ANTONIO CARDOSO FACANHA
Interno - 2280398 - ARMSTRONG MIRANDA EVANGELISTA
Externo ao Programa - 2174183 - CLEANIA DE SALES SILVA