News

Banca de QUALIFICAÇÃO: RODRIGO DA SILVA RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RODRIGO DA SILVA RODRIGUES
DATA: 31/08/2012
HORA: 10:00
LOCAL: Sala 338
TÍTULO:

Planejamento urbano em Teresina: discussão sobre as projeções da espacialização do crescimento urbano nos planos urbanos de Teresina (PI)


PALAVRAS-CHAVES:

 

 Geografia, Urbanismo, Planejamento Urbano, Planos Urbanos, Teresina


PÁGINAS: 123
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana
ESPECIALIDADE: Geografia Urbana
RESUMO:

O presente trabalho apresenta os resultados parciais das pesquisas que estão sendo realizadas para a construção da Dissertação de Mestrado em Geografia intitulada provisoriamente de Planejamento Urbano em Teresina: Discussão sobre as projeções da espacialização do crescimento urbano nos planos urbanos de Teresina-PI. O objetivo geral da dissertação é analisar o diagnóstico e as projeções para a espacialização do crescimento ou evolução urbana da cidade de Teresina-PI presentes nos planos urbanos elaborados para essa cidade. Pretende-se alcançar esta meta cumprindo os seguintes objetivos específicos: elaborar revisão sobre o Planejamento Urbano no Brasil, contextualizando-o dentro do Planejamento Urbano no mundo e de sua relação com a Geografia; sintetizar a estrutura dos Planos Urbanos elaborados para a cidade de Teresina; e ainda, discutir a concepção geral dos Planos Urbanos de Teresina-PI, com ênfase nos dois últimos planos elaborados, no que tange ao diagnóstico e às projeções para a espacialização do crescimento ou evolução urbana da cidade.Para o método eleito como norteador desta pesquisa, adotou-se o hipotético-dedutivo, em virtude da natureza do trabalho e dos objetivos a que ele se propõe. Enquanto procedimentos técnicos, estão sendo realizadas pesquisas bibliográficas sobre temáticas referentes ao Urbanismo, Planejamento Urbano no mundo e no Brasil, planos diretores, à evolução da ciência e de seus métodos de forma geral, à evolução da Geografia e de seus métodos, Geografia Urbana, espaço urbano etc. Também está sendo feito um levantamento de documentos institucionais, em especial os planos urbanos elaborados para a cidade de Teresina, que são o objeto central desta pesquisa.Primeiramente, se fez uma revisão da literatura pertinente à temática do Planejamento Urbano e sua relação com a Geografia. Assim, se traça uma evolução histórica da gênese e do desenvolvimento do Urbanismo e do Planejamento Urbano no mundo, em seguida é traçada essa mesma trajetória no Brasil. Por fim, tenta-se relacionar o Planejamento Urbano com a ciência geográfica. Em seguida, é exposto um pouco da atividade do Planejamento Urbano em Teresina, expressos na figura de seus planos urbanos. Assim, se faz uma espécie de resenha de cada um dos cinco planos urbanos já elaborados (concluídos ou não) para a cidade. Desta maneira, são expostas as estruturas gerais de cada plano, com suas características, linhas e diretrizes principais.O terceiro capítulo, referente ao terceiro objetivo específico, ainda não foi construído e, portanto, não está exposto no trabalho.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 422999 - ANA LUCIA RIBEIRO CAMILLO DA SILVEIRA
Interno - 423676 - ANTONIO CARDOSO FACANHA
Presidente - 423656 - FRANCISCO DE ASSIS VELOSO FILHO
Notícia cadastrada em: 20/08/2012 15:17
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 29/03/2024 03:27