Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA BEATRIZ RIBEIRO DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA BEATRIZ RIBEIRO DOS SANTOS
DATA: 18/04/2018
LOCAL: Sala de Video I - CCHL/UFPI
TÍTULO: Ensino de geografia nas escolas de tempo integral de Teresina, Piauí: propostas pedagógicas, dinâmicas e reflexos no Ensino Médio
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Geografia. Escola de Tempo Integral. Interdisciplinaridade. Ensino Médio
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana

O ensino de Geografia faz parte do currículo de ensino fundamental e médio e, tem como intuito, desenvolver a capacidade de observar, analisar, interpretar e pensar criticamente a realidade tendo em vista a sua transformação. A Escola de Tempo Integral atua na organização do currículo para a integração dos conhecimentos a partir de abordagens interdisciplinares, transdisciplinares e transversais e propõe-se a articulação curricular como meio de contemplar o conhecimento de forma ampla. O estudo apresenta como objetivo geral analisar o ensino de Geografia em escolas de Tempo Integral na cidade de Teresina, Piauí considerando as Propostas Pedagógicas, a dinâmica particular de cada escola e quais têm sido os reflexos dessa modalidade de ensino. E os objetivos específicos são: identificar as Práticas Pedagógicas em escolas de Ensino em Tempo Integral com foco em ensino de Geografia; discutir a percepção dos sujeitos envolvidos no sentido de compreender como a modalidade de tempo integral tem refletido no processo de ensino e aprendizagem; sugerir metodologias que despertem a realização de práticas interdisciplinares nas escolas de tempo integral com vista ao ensino de Geografia. Os pressupostos teóricos fundamentam-se em: Cavalcanti (2003), Callai (2006), Vesentini (2004), Castrogiovani (2007), Esnquinsani (2016), Gadotti (2009), Gonçalves (2006), Libâneo (2014), Moll (2012) Cavaliere (2002), entre outros. A pesquisa empírica foi realizada tendo como referência uma escola por Gerência Regional de Educação  (GRE) totalizando 4 escolas. As escolas foram sigiladas utilizando-se de letras do alfabeto: 4º GRE Centro-norte (Escola A), 19º GRE Sul (Escola B), 20º GRE Nordeste (Escola C) e 21º GRE Sudeste (Escola D). Para categorização dos dados, foi utilizado o Wordclouds, que é um aplicativo on-line, que permite criar nuvem de palavras apresentando diversas formas e imagens. Os dados foram inseridos no aplicativo, criando nuvens de palavras mostrando resultados da pesquisa. Notou-se que a percepção dos sujeitos em relação aos desafios do processo de ensino e aprendizagem de Geografia em escolas de tempo integral associa-se ao fato de que a disciplina ainda é pouco valorizada, considerada por muitos, como disciplina a ser memorizada, pois, mesmo com o aumento da carga horária, houve pouco incentivo para que a disciplina fosse estudada de forma melhor e em conjunto com o cotidiano dos alunos, continua como se a disciplina não tivesse importância em relação a outras. Dessa forma o ensino de Geografia merece ser discutido mais profundamente a fim de se conhecer e descobrir novas possibilidades para enriquecer a abordagem em sala de aula.

Interno - 2280398 - ARMSTRONG MIRANDA EVANGELISTA
Externo à Instituição - MARIA LUZINEIDE GOMES - UESPI
Externo ao Programa - 2645480 - MUGIANY OLIVEIRA BRITO PORTELA
Presidente - 1433032 - RAIMUNDO LENILDE DE ARAUJO