• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 22:30. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.
News

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOHN KENNNEDY VIANA ROCHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOHN KENNNEDY VIANA ROCHA
DATA: 10/07/2019
HORA: 14:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: Urbanização e espaços turísticos no processo de desenvolvimento local da cidade de Parnaíba/PI
PALAVRAS-CHAVES: Urbanização, Cidade, Espaço Geográfico, Espaço Turísticos.
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana
ESPECIALIDADE: Geografia Urbana
RESUMO:

O presente trabalho que tem o objetivo apresentar um estudo sobre a urbanização e os espaços turísticos, no processo de desenvolvimento local da cidade de Parnaíba-PI. O estudo buscou fazer uma análise dos principais espaços turísticos, contudo, a  urbanização da cidade tem despertado discussões, a partir do crescimento acelerado dos espaços urbanizados advindos do processo de urbanização dos territórios, neste sentido, a produção do espaço acontece de forma direta e indireta, assim os munícipios de médio e grande porte tendem a desenvolver e ordenar seus espaços, a fim de, corresponder às demandas e necessidades existentes nele, facilitando assim o desenvolvimento das políticas públicas na esfera municipal, estadual e federal. As cidades têm desempenhado um papel importante no desenvolvimento local, aos poucos os setores da economia e das práticas sociais vão se transformando e construindo a urbanização, tornando-se cada vez mais em ambientes com capacidade para suportar as necessidades da população e suas práticas cotidianas. Este estudo aponta alguns conflitos socioeconômicos causados pelo crescimento da cidade e as modificações ocorridas no processo de urbanização dos espaços geográficos e principais vias de movimentação urbana. Para delineamento da pesquisa foram definidos os espaços geográficos e turísticos tais como: a Avenida São Sebastião, Complexo Turístico Porto das Barcas, Avenida das Nações Unidas (Beira-rio), e Avenida Deputado Pinheiro Machado pelos diversos usos desses espaços, principalmente no setor de serviços turísticos. Diante dessa discussão, surgem os objetivos: i) identificar às políticas públicas direcionadas a gestão urbana, social e econômica das atividades existentes de Parnaíba; ii) Descrever os agentes produtores do espaço turísticos na cidade de Parnaíba; e por fim, iii) Entender como se deu a organização dos espaços turísticos a partir da história e dos perfis de serviços oferecidos nas suas áreas de atuação. Para delineamento metodológico foram utilizados base  bibliográfica e documental, aplicação de questionários semiestruturados aos comerciantes, gestores e usuários dos espaços (turísticos e visitantes) – estando esta ainda em fase de coleta de dados. Portanto, a produção do espaço geográfico e turístico na cidade de Parnaíba, se desenvolve a partir dos agentes que atuam a favor dos interesses na produção do capital, fazendo com que o consumo imediato e dinâmico seja o ponto principal desses agentes, que se instalam nesses espaços.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 423676 - ANTONIO CARDOSO FACANHA
Presidente - 1301254 - EDVANIA GOMES DE ASSIS SILVA
Externo à Instituição - EDVÂNIA TÔRRES AGUIAR GOMES - UFPE
Interno - 1433032 - RAIMUNDO LENILDE DE ARAUJO
Notícia cadastrada em: 21/06/2019 11:03
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 04/10/2022 22:18