Banca de QUALIFICAÇÃO: PEDRO RICARDO SANTOS DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PEDRO RICARDO SANTOS DA SILVA
DATA: 29/09/2020
LOCAL: Sala Virtual
TÍTULO: Ensino de Geografia através do desenho universal da aprendizagem (DUA): uma perspectiva sobre a educação inclusiva.Ensino de Geografia através do desenho universal da aprendizagem (DUA): uma perspectiva sobre a educação inclusiva.
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Geografia. Inclusão. Desenho Universal da aprendizagem.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana

A inclusão social, nas últimas duas décadas, tornou-se uma questão central nos países democráticos. No Brasil a Constituição Federal de 1988 garantiu as pessoas com necessidades especiais o direito a educação na rede regular de ensino, visando a participação dessas pessoas nos diversos setores da sociedade. A pesquisa em questão tratará da educação inclusiva a partir do estudo de caso nas turmas de geografia nas 1º séries do Ensino Técnico Integrado do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Campus Angical, com o uso do Desenho Universal da Aprendizagem (DUA), como metodologia, aliada as tecnologias educativas (TE),  no contexto da pandemia do coronavírus. O DUA esteve associado, inicialmente, as preocupações da Arquitetura relativas a acessibilidade, a eliminação de barreiras arquitetônicas e de adaptação de materiais com vista a propiciar o melhoramento da locomoção, comunicação e conhecimento para o maior número de pessoas. Atualmente, é utilizado como modelo que visa ampliar as oportunidades de desenvolvimento de cada estudante através de práticas pedagógicas diversificadas que garantam o aprendizado de todos, por meio de do planejamento pedagógico contínuo. Entre os principais embasamentos teóricos da pesquisa encontram-se pensadores como: Mendes (2010); Montoan (2001); Silva (2011); Rapp (2014); Paquay e Perrenoud, (2008); Roquejani (2018); Paiva (2008); Prett (1996); Silva (2010); Silva e Santos (2014); Zerbato e Mendes (2018), Edyburn (2010); Moreira (2005); Young (2014); entre outros.   Nesse sentido o objetivo geral da pesquisa é analisar a inclusão dos alunos nas aulas de geografia mediadas pelo Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), auxiliado pelas Tecnologias Educativas. Os objetivos específicos são: 1- Discutir o currículo no ensino de geografia na perspectiva inclusiva DUA; 2- Demonstrar as possibilidades do DUA, nas aulas de geografia, através de uma prática de ensino que incorpore, também, como meio as TE; 3- Apresentar as atividades elaboradas na perspectiva do DUA  nas aulas remotas de Geografia do IFPI, Campus Angical. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Os sujeitos da pesquisa serão os estudantes da série inicial do Ensino Médio.

Externo ao Programa - 2173993 - ANA VALERIA MARQUES FORTES LUSTOSA
Presidente - 1671765 - ANDREA LOURDES MONTEIRO SCABELLO
Interno - 2645480 - MUGIANY OLIVEIRA BRITO PORTELA
Externo ao Programa - 661.161.803-10 - PAULO HENRIQUE DE CARVALHO BUENO - UFPI