Banca de DEFESA: ALICE SILVA COSTA ALELAF

DISCENTE: ALICE SILVA COSTA ALELAF
DATA: 25/05/2021
LOCAL: Sala virtual no google meet
TÍTULO: TECNOLOGIA DIGITAL E O ENSINO SOBRE A CIDADE DE FLORIANO - PI
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologia Digital da Informação e Comunicação. Ensino da Cidade de Floriano. Ensino de Geografia
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana

Esta pesquisa discute o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no ensino de Geografia, na cidade de Floriano-PI. Diante disso, torna-se necessário entender em que medida escolas e professores estão integrando a realidade urbana dos alunos e a utilização das TDICs no ensino sobre a cidade de Floriano. Assim, pergunta-se: como os professores de Geografia da rede pública de ensino medeiam o ensino sobre a cidade de Floriano com o uso de TDICs? Para responder a essa questão norteadora, estabeleceu-se como objetivo geral: analisar a prática docente dos professores de Geografia da rede pública de Floriano, mediante o uso das TDIC para o ensino de cidade. Complementarmente, os objetivos específicos consistem em: conhecer a prática docente dos professores de Geografia de Floriano; identificar os problemas mais recorrentes em relação ao ensino de Geografia em Floriano mediado por TDIC; verificar as dificuldades que os professores de Geografia de Floriano encontraram em apresentar o ensino de cidade mediante as aulas remotas; destacar a importância dos conteúdos de cidade na disciplina de Geografia; elaborar encaminhamentos para o ensino da cidade de Floriano mediado por TDICs. Embasados nas leituras de Nascimento (2007), Barreto (2014), Dias (2010), Cavalcanti (2010, 2019), Portela (2017), Castellar e Vilhena (2010), Carlos (2003), entre outros, formulamos a abordagem teórico-metodológica deste trabalho. Desse modo, está pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa de natureza exploratória que se utilizou dos seguintes instrumentos: pesquisa bibliográfica, documental e aplicação de questionário online estruturado e semiestruturado para os professores da rede pública de ensino com formação inicial em Geografia e com atuação na disciplina em Floriano. Constatamos que os professores de Geografia não tiveram uma formação inicial e continuada que levassem em consideração as TDICs no currículo e que no ensino sobre a cidade de Floriano o uso de TDICs nem sempre é privilegiado. Verificou-se que as dificuldades para o ensino de cidade mediante as aulas remotas consistem na falta de acesso dos alunos aos recursos digitais. Concluiu-se também que o ensino de cidade em Geografia é importante por estar diretamente relacionado à formação cidadã, uma vez que lida com os aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais, o que contribui para que o aluno construa sua identidade e passe a exercer sua cidadania de maneira consciente. Assim, foi proposto encaminhamentos para o ensino da cidade de Floriano que abrangeram as TDICs, a saber, computador, datashow, smartphone, internet, redes sociais e jogos como SimCity e FarmVile.

Presidente - 2645480 - MUGIANY OLIVEIRA BRITO PORTELA
Interno - 1087152 - JOSELIA SARAIVA E SILVA
Externo ao Programa - 2361659 - ANDREIA MARTINS
Externo à Instituição - LANA DE SOUZA CAVALCANTI - UFG