Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CAROLINE CHAVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CAROLINE CHAVES
DATA: 15/07/2021
LOCAL: ambiente virtual-google meet
TÍTULO: ESTRAGÉGIAS DE GEOCONSERVAÇÃO PARA O GEOPATRIMÔNIO DOS MUNICIPIOS DE BOQUEIRÃO DO PIAUÍ, CAMPO MAIOR, JATOBÁ DO PIAUÍ E NOSSA SENHORA NAZARÉ, PI / BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: Geodiversidade. Geopatrimônio. Geoconservação. Território dos Carnaubais.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Regional
ESPECIALIDADE: Teoria do Desenvolvimento Regional

Atualmente a temática da geodiversidade vem exponencialmente assumindo relevantes contribuições na ciência, com pesquisas que apresentam largamente esse vasto campo com riqueza de informações acerca dos diversos elementos da geodiversidade encontrados no planeta terra. Observa-se um avanço considerável nas pesquisas acerca de temas voltados ao estudo de elementos abióticos da natureza, (geodiversidade, patrimônio geomorfológico, dentre outros). A geodiversidade e seus temas associados estão em constante evolução e em contínuo destaque no cenário científico internacional e nacional. O Brasil, um país de dimensões continentais e grande riqueza abiótica ainda dispõe de poucos levantamentos acerca de sua geodiversidade, notadamente para a região Nordeste, neste sentido, essa pesquisa se propôs a realizar um levantamento da geodiversidade e do geopatrimônio dos municípios Boqueirão do Piauí, Campo Maior, Jatobá do Piauí e Nossa Senhora de Nazaré, localizados no Território dos Carnaubais, na mesorregião noroeste piauiense, microrregião de Campo Maior- PI. Como objetivos específicos destacam-se: ii) inventariar e quantificar o geopatrimônio da área de estudo; iii) Elaborar um roteiro geoturístico considerando o geopatrimônio inventariado; iv) Elaborar uma cartilha geoeducativa e ainda propor uma oficina educativa para fins de divulgação da geodiversidade dos municípios estudados. A escolha da área de estudo justifica-se dado ao fato de tratar-se de continuidade de pesquisa iniciada em trabalho de conclusão de curso de graduação em Geografia. A metodologia empregada para a inventariação do geopatrimônio fundamenta-se em Araújo (2021); para a quantificação do geopatrimônio será empregada a metodologia de Pereira (2006); a proposta de elaboração de roteiro geoturístico se apoia em Silva (2017), Silva (2020), Lopes (2020) e Ferreira (2021); a elaboração da cartilha geodidática que visa disseminar conhecimentos acerca da geodiversidade e do geopatrimônio da área de estudo se fundamentará na proposta de Alencar, Guimarães e Machiutti (2019); já a oficina seguirá proposta metodológica de Moreira (2014) e Silva Moura-Fé (2020). A inventariação em caráter preliminar identificou 47 locais de relevante interesse na área de estudo, posterior a realização de trabalhos de campo estes locais inventariados serão analisados e enquadrados nas categorias de geomorfossítios (aqueles que o caráter geológico/geomorfológico) denotarem singular valor do ponto de vista científico/didático e de sítios de geodiversidade aqueles locais de relevante interesse que se destacarem por apresentarem relevância baseado em outros valores (turísticos, cultural, econômico, etc). Acredita-se que o estudo oferecerá contribuição acerca do potencial da geodiversidade para fins geoturísticos da área de estudo.

Presidente - 1461646 - CLAUDIA MARIA SABOIA DE AQUINO
Interno - 1301254 - EDVANIA GOMES DE ASSIS SILVA
Externo à Instituição - LUCIVÂNIO JATOBÁ DE OLIVEIRA - UFPE
Notícia cadastrada em: 21/06/2021 15:01