• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 22:30. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.
News

Banca de QUALIFICAÇÃO: MÁRCIO LUIZ DUQUE CARVALHO DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MÁRCIO LUIZ DUQUE CARVALHO DE SOUSA
DATA: 20/07/2021
HORA: 08:30
LOCAL: AMBIENTE VIRTUAL GOOGLE MEET
TÍTULO: ANÁLISE SOCIOAMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE JERUMENHA, PIAUÍ
PALAVRAS-CHAVES: Bacia Hidrográfica. Análise integrada da Paisagem. Rio Gurguéia.
PÁGINAS: 82
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Regional
ESPECIALIDADE: Análise Regional
RESUMO:

Um dos atuais desafios da ciência geográfica consiste em conseguir oferecer uma visão holística que integre diferentes elementos formadores da complexidade espacial própria das relações entre natureza e sociedade. Considera-se que a análise sistêmica representa de forma adequada a relação dos componentes naturais e antrópicos como formadores da paisagem e que a bacia hidrográfica é uma unidade de investigação importante para analisar este comportamento sistêmico das variáveis naturais e das intervenções antrópicas, uma vez que em suas paisagens se refletem as inter-relações dos componentes do meio fisco e humano. O estudo das variáveis foi amparado por concepções teórico-metodológicas e conceituais dos geossistemas, como também a análise integrada da paisagem.  Neste estudo definiu-se como objetivo geral realizar uma análise geoambiental do município de Jerumenha, tendo como objetivos específicos: a) caracterizar o ambiente físico-natural da área através da identificação, estudo e correlação das variáveis geoambientais; b) discutir os aspectos referentes à dinâmica hidrográfica do trecho onde se localiza o município estudado; c) caracterizar o contexto socioeconômico e socioambiental do município de Jerumenha. Os resultados parciais correspondem à caracterização geoambiental do município, a partir da base geológica, do clima, solos e vegetação. Também se fez uma síntese das unidades geoambientais e os levantamentos dos aspectos morfohidrográficos dos trechos fluviais que se localizam neste município, tendo grande representatividade a maior parte da área do baixo curso do rio Gurgueia, como também o levantamento de dados sobre a realidade socioeconômica e socioambiental da área de estudo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6422093 - IRACILDE MARIA DE MOURA FE LIMA
Interno - 2231533 - EMANUEL LINDEMBERG SILVA ALBUQUERQUE
Externo à Instituição - REURYSSON CHAGAS DE SOUSA MORAIS - IFPI
Notícia cadastrada em: 07/07/2021 07:56
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 03/10/2022 22:15