News

Banca de QUALIFICAÇÃO: ADENILSON RODRIGUES DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADENILSON RODRIGUES DE SOUSA
DATA: 28/07/2021
HORA: 14:30
LOCAL: Sala Virtual - Meet
TÍTULO: CLIMA E SAÚDE NA CIDADE DE TERESINA (PI): UMA ANÁLISE DOS ELEMENTOS DO CLIMA E SUAS RELAÇÕES COM AS DOENÇAS RESPIRATÓRIAS.
PALAVRAS-CHAVES: Teresina. Clima e saúde. Doenças respiratórias.
PÁGINAS: 51
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
RESUMO:

Esta pesquisa traz o encontro entre Geografia, clima e Saúde. Tem como objetivo geral: Analisar a correlação entre os elementos do clima (precipitação pluviométrica, temperatura do ar e umidade relativa ar) e os casos de internações das patologias do aparelho respiratório asma e bronquite em Teresina período de (2010 a 2019). Como objetivos específicos: Estudar a relação do ambiente com a saúde humana, dando ênfase os elementos do clima e as patologias do aparelho respiratório; Levantar os casos com registros de internações das doenças respiratórias (asma e bronquite) em Teresina de 2010-2019; Relacionar os casos de internações das patologias respiratórias (asma e bronquite) com os elementos do clima o ocorridos durante as alterações dos tipos de tempo na população teresinense no período de 2010-2019. Tem como metodologia cinco etapas; a) delimitação da área de estudo; b) estudos de gabinete de artigos científicos, monografias, dissertações, teses, livros e sites confiáveis que abordem a temática pesquisada; c) coleta de dados no sistema DATASUS e no e sistema meteorológicos INMET; d) análise dos dados com ajuda da fórmula do coeficiente de Pearson (r) indica a relação entre 2 variáveis lineares, podendo variar de -1 a +1, e quanto mais próximo desse último valor, mais forte associação das variáveis em exame; e) auxílio do Microsoft Excel na composição de gráfico, assim como, o uso do Qgis e o site do IBGE para a composição dos mapas.  A pesquisa justifica-se pela importância dos debates sobre geografia, clima e saúde dentro da comunidade acadêmica, não só do curso de geografia, mas por quem se interessar pela a temática.  Em seus resultados preliminares apontam para a existência de relação entre as variáveis meteorológicas e os casos de internações de asma e bronquite registradas na cidade em todos os períodos pesquisados de acordo com os dados estatísticos sendo que no ano de 2011, apresentou uma forte relação entre as variáveis de precipitação e umidade e as patologias comprovada estatisticamente.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1167728 - CARLOS SAIT PEREIRA DE ANDRADE
Interno - 2280398 - ARMSTRONG MIRANDA EVANGELISTA
Externo ao Programa - 276280 - MARCOS ANTONIO DE CASTRO MARQUES TEIXEIRA
Notícia cadastrada em: 10/07/2021 21:07
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 19/04/2024 10:37