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Banca de DEFESA: ANTONIO BALDUINO NUNES JUNIOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIO BALDUINO NUNES JUNIOR
DATA: 31/08/2021
HORA: 19:00
LOCAL: Sala virtual no google meet
TÍTULO: O USO DO SMARTPHONE PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE BOQUEIRÃO DO PIAUÍ-PI
PALAVRAS-CHAVES: Smartphone; Ensino de Geografia; Aprendizagem Significativa; Piauí
PÁGINAS: 85
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
RESUMO:

O desenvolvimento tecnológico experimentado pela humanidade nas últimas décadas vem provocando importantes reflexões em diversos campos do conhecimento e modificações nas relações pessoais e sociais, transformando a forma como a realidade é percebida. Especialmente a partir do início do século XXI, pudemos acompanhar a evolução da tecnologia de comunicação digital, impulsionada pela maior acessibilidade de internet e popularização dos smartphones. Como consequência, no meio educacional, as interações entre professores e alunos vêm sendo afetadas. No ensino de Geografia há necessidade de uma abordagem mais dinâmica e contextualizada dos procedimentos metodológicos e das práticas pedagógicas.  Em 2020, o mundo passou a conviver com a pandemia do Sars-Covid-2 (Covid-19), o que fez acelerar mudanças. Nas escolas passaram a adotar o ensino remoto, utilizando, sobretudo, o smartphone nosso objeto de estudo. Para embasar nossa análise dialogamos com a Teoria da Aprendizagem Significativa desenvolvida por Ausubel (1980), Novak (1981) e colaboradores. Trata-se de uma teoria cognitiva de aprendizagem que busca explicar que a aprendizagem significativa é resultante da interação entre um novo conhecimento potencialmente significativo e aquilo já presente na estrutura cognitiva do aprendiz, somada a condição de uma predisposição ao aprendizado. Nossa hipótese é de que o uso smartphone pode contribuir para viabilizar a aplicação da Teoria da Aprendizagem Significativa nas aulas de Geografia da Educação Básica. Assim temos os objetivos do estudo: conhecer as condições materiais e as disposições de alunos e professores para o uso do smartphone em aulas de Geografia; aplicar, após elaboração, sequência didática para o 9º ano do Ensino Fundamental, observando os princípios da Aprendizagem Significativa; identificar os avanços obtidos na aprendizagem do conteúdo geográfico após o uso do smartphone como recurso didático não convencional. Como recursos metodológicos aplicou-se um questionário para verificar conhecimentos prévios. Os dados colhidos serviram a elaboração de uma sequência didática, que foi aplicado em aulas de Geografia realizadas de forma remota utilizando instrumentos digitais, permitindo o uso do smartphone como recurso didático. Após a aplicação da sequência didática, seguiu-se para categorização, análise e interpretação dos dados. Com base no que foi realizado pudemos chegar as seguintes constatações: as condições materiais dos estudantes e professores não atendem plenamente as necessidades de construção do conhecimento em sala de aula, entretanto com o uso do smartphone observamos uma motivação mais acentuada para desenvolverem o aprendizado. Após a aplicação da sequência didática foi possível perceber que os estudantes conseguiam formular os conceitos com maior rigor e apropriação cognitiva das ideias que os ensejavam.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1087152 - JOSELIA SARAIVA E SILVA
Interno - 2280398 - ARMSTRONG MIRANDA EVANGELISTA
Externo à Instituição - JOANA AIRES DA SILVA - UESPI
Notícia cadastrada em: 23/08/2021 16:33
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 30/09/2022 12:34