Banca de DEFESA: FRANCISCA ARAÚJO DA SILVA

DISCENTE: FRANCISCA ARAÚJO DA SILVA
DATA: 30/09/2022
LOCAL: Acesso remoto
TÍTULO: Educação ambiental e o livro de geografia: uma análise do livro didático do 6º ao 9º ano utilizado nas escolas da rede municipal de Coelho Neto/MA
PALAVRAS-CHAVES: Educação Ambiental. Livro didático. Geografia e Ensino.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana

Ao considerarmos a urgência e importância da discussão da temática ambiental dentro do espaço escolar e a prática eficaz da Educação Ambiental nas escolas brasileiras, a presente pesquisa possui como tema central a Educação Ambiental e o livro didático de Geografia do 6º ao 9º utilizado nas escolas da rede municipal de ensino de Coelho Neto/MA. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar os conteúdos presentes no livro didático de Geografia, a fim de identificar como o tema integrador Educação Ambiental está presente nos conteúdos e atividades. Para alcançá-lo, traçaram-se os seguintes objetivos específicos: a) realizar o resgate histórico do surgimento da Educação Ambiental no mundo e no Brasil; b) identificar as políticas governamentais educacionais voltadas para a EA; c) caracterizar as Diretrizes curriculares para o ensino no Brasil e d) extrair do livro didático os conteúdos que envolvam a EA contidos em seus conteúdos e atividades. No primeiro momento, por se tratar de uma pesquisa de abordagem qualitativa, a metodologia do trabalho foi sustentada na pesquisa bibliográfica e documental. Posteriormente, na segunda fase da pesquisa, foi realizada a análise dos conteúdos geográficos contemplados pelas Coleções: Expedições Geográficas da Editora Moderna e escolhidas no PNLD 2020-2023, para tal foi feito uso da técnica de análise de conteúdo de Bardin. De acordo com as análises realizadas, foi constatado que a temática investigada de fato pode ser encontrada em muitos conteúdos apresentados dentro do livro didático, ou em seus recursos didático-pedagógicos. Muito embora, em alguns conteúdos seja necessário a mediação e direcionamento do professor para que haja uma reflexão acerca da EA e a sua contextualização.

Presidente - 1433032 - RAIMUNDO LENILDE DE ARAUJO
Interno - 1671765 - ANDREA LOURDES MONTEIRO SCABELLO
Externo ao Programa - 734.280.863-68 - MARIA FRANCINEILA PINHEIRO DOS SANTOS - UFAL
Externo à Instituição - DANIEL MALLMANN VALLERIUS - UFT