O PPGGEO, o NUPEG e Coordenação de Geografia realizam o II Simpósio de Ensino de Geografia é o segundo evento realizado pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ensino de Geografia e pelo Programa de Pós-graduação em Geografiada UFPI e Curso de Graduação de Licenciatura em Geografia  UFPI. Verificamos em âmbito nacional uma crescente preocupação com as temáticas relacionadas ao ensino de Geografia. Essa constatação dá-se pela observação do volume de pesquisas realizadas, principalmente na década de 1990 e o seu crescimento no século XXI. Esse incremento nas pesquisas reflete as políticas educacionais que tem demandado uma atenção especial aos problemas da formação e da prática docente em várias áreas do conhecimento. Essa atenção é perceptível através da elaboração de normatizações que pretendem reformular os currículos de formação de professores, com incremento de carga horária dedicada as disciplinas de estágio. Além disso, há uma preocupação em possibilitar o cumprimento da legislação no que diz respeito à oferta de curso de graduação para aqueles profissionais que já atuam na Educação Básica, mas que não possuem a titulação ou a habilitação necessária. Programas do governo federal como o PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica) são exemplos desse processo. Esse contexto de mudanças no campo acadêmico enseja que reflitamos sobre o fazer pedagógico de áreas específicas no intuito de perceber as possíveis modificações desse fazer, outrora cristalizado. A realização de fóruns de discussões é uma atitude legítima e necessária, haja vista que no âmbito estadual demos um passo importante ao conquistarmos a implementação de um curso de pós-graduação stricto sensu em Geografia no qual dedicamos uma linha de pesquisa exclusivamente para tratar de aspectos relacionados ao ensino de geografia. É dessa forma que damos continuidade a realização deste simpósio, cuja primeira edição ocorreu no ano de 2011. A pretensão nossa é manter a periodicidade bianual, fazendo coincidir a sua execução com o ano de realização do Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia, evento que congrega pesquisadores dessa área e demais interessados no debate sobre a educação geográfica. Consideramos, portanto, que o debate em fóruns menores sobre a temática da geografia escolar, seus antecedentes de formação e seus desdobramentos práticos, contribui para sanar as dificuldades inerentes a incorporação de novos procedimentos e novos aportes teóricos ao trabalho didático com essa disciplina no cotidiano dos professores, tanto na educação básica quanto no ensino superior.

Objetivos

• Ampliar o debate sobre os processos de atualização curricular dos cursos de formação de professores em Geografia;
  • Refletir sobre os fundamentos éticos, políticos e metodológicos que sustentam a formação de professores de Geografia para a Educação Básica;
  •  Analisar as contribuições das pesquisas que tratam de diferentes aspectos do processo de ensino-aprendizagem da geografia escolar;
  • Discutir o papel de novas metodologias na prática pedagógica com a  geografia escolar;
  • Promover a troca de experiência sobre o ensinar geografia entre professores da educação básica e do ensino superior, pesquisadores dessa temática.

Período do Evento: 06 a 08 de novembro de 2013

Realização: Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ensino de Geografia – NEPEG/Programa de Pós-graduação em Geografia da UFPI – PPGGEO/Curso de Graduação de Licenciatura em Geografia – UFPI – CGLGEO

Acessar: http://iisimpeg.wordpress.com/